Música

Country Music: a música country internacional

O estilo musical norte-americano conhecido como country music tem suas origens na década de 1920 e é considerado atualmente um dos estilos mais simbólicos da terra do Tio Sam. É um gênero musical com foco em baladas e melodias dançantes que conta com harmonias simples cujo acompanhamento é feito por instrumentos de corda. Lembra um estilo bem conhecido de nós brasileiros, não é mesmo? Continue lendo, conheça  a história desse estilo musical e confira o comparativo dele com a música sertaneja.

Como surgiu a country music?

A música country americana nasceu no sul dos Estados Unidos e contou com influências de gêneros como o blues, até hoje muito marcante nos hits do gênero. O acompanhamento dessas músicas geralmente é feito por instrumentos de corda e as harmonias são relativamente simples.

O termo country passou a ser usado a partir dos anos 40 e hoje em dia se refere a inúmeros outros subgêneros musicais. Originalmente, country é a música da classe trabalhadora do país. A cidade de Nashville, no Tennessee, é considerada o berço do country internacional por ter uma grande variedade de gravadoras que se dedicam ao estilo.

Country Music e Sertanejo

A seguir, fazemos uma breve comparação entre a música country norte-americana e a música sertaneja, um dos gêneros mais populares do Brasil.

Semelhanças

Surgimento: os dois estilos nasceram no início do século 20.

Música caipira: os dois gêneros musicais foram chamados de “caipira” no início. Até a década de 1940 a country music era conhecida como hillbilly music (música caipira). Assim como no Brasil, os artistas do gênero se incomodavam com o sentido pejorativo da alcunha e lutaram por uma mudança de nomenclatura.

Homem do campo: a música country americana também tinha como figura central das suas canções o homem do campo, assim como o sertanejo brasileiro. Da mesma forma o acompanhamento das letras era feito com instrumentos rústicos como rabeca, violão e banjo.

Diferenças

Raízes: embora os dois estilos tenham nascido para falar sobre o homem do campo, suas raízes são diferentes, haja vista que falam sobre a realidade de cada país, ou seja, a country music dos Estados Unidos e o sertanejo do Brasil.

Estilo melódico: hoje em dia a música country americana tem um estilo muito mais melódico do que o sertanejo. Essa diferença se deve ao foco de cada um dos gêneros no âmbito comercial. Confira as canções sertanejas mais tocadas da atualidade aqui.

Influências

Após falar sobre semelhanças e diferenças entre a country music e o sertanejo é interessante destacar que o estilo norte-americano influenciou os artistas de sertanejo. Esse processo teve início no final da década de 1960, quando a dupla Léo Canhoto e Robertinho passou a utilizar guitarras em suas gravações.

Galeria de famosos artistas de country music

Johnny Cash

Conhecido por seus fãs como o “homem de preto”, Johnny Cash manteve uma carreira de sucesso por mais de cinco décadas e faleceu em 2003, apenas 4 meses depois de June Carter, sua segunda esposa  e outra estrela da country music, que ele dizia ter sido o grande amor de sua vida. Os destaques da sua carreira ficam para o “Folsom Prison Blues” (gravado na prisão de Folsom), “Ring of Fire”, “I Walk the Line” entre outros.

June Carter

June viveu uma linda história de amor com Johnny Cash. Além disso, entrou para a história por ter recebido 3 Grammys, dois deles póstumos. Compositora talentosa, June ganhou notoriedade com hits como “Templation”, “It ain’t me babe” e “Wildwood flower”.

Hank Williams

Apesar de ter vivido apenas 30 anos esse cantor e compositor ainda é um dos nomes mais importantes desse gênero musical ganhando destaque com músicas como “Lovesick blues” e “Lost highway”. Até hoje seu trabalho é referência para quem deseja entrar nesse estilo.

Dolly Parton

Considerada a rainha da country music, Dolly Parton também foi atriz e compositora. Nascida em 1946, a artista entoou com sua potente voz alguns dos clássicos do gênero como “Jolene”, “Islands in the stream” e “9 to 5”.

Blake Shelton

Muitas pessoas o conhecem como jurado da versão norte-americana do The Voice, contudo, Blake é também um dos principais nomes da música country internacional atual. O cantor também é compositor. Nasceu em Oklahoma e emplacou hits como “The Baby”, “She wouldn’t be gone”, “All over me” e “Sure be cool if you did”.

Tim McGraw

Nascido em 1967, é um dos mais bem-sucedidos cantores country, além de ator. Entrou para a história como um dos cantores desse gênero que mais venderam discos. No hall de seus grandes sucessos estão canções como “I like it”, “My next thirty years” e “Maybe we should just sleep on it”.

Faith Hill

Esposa de McGraw, Hill, também é uma das cantoras country mais conhecidas dos Estados Unidos tendo em sua lista de músicas emplacadas “The way you love me”, “There you’ll be” e “Let’s make love”.