Música

Diferenças entre a viola caipira e o violão

viola e violão diferenças
Diferenças entre Violão e Viola

O leigo pode não enxergar diferença alguma entre a viola caipira e o violão. Mas para os fãs de sertanejo, da famosa moda de viola, há diferenças significativas que dão o toque de “música raiz” ao gênero.

E você, pensava até agora que a viola e o violão fossem iguaizinhos? Confira as diferenças!

Estrutura do instrumento

A viola caipira tem uma estrutura bastante parecida com a do violão. O formato e a disposição das cordas são iguais, assim como a acústica. Porém, analisando os dois instrumentos lado a lado, a viola é um pouco menor.

Uma das grandes diferenças entre os dois instrumentos é as cordas. A viola tem 10 cordas divididas em 5 pares, o que dá ao som sua clássica característica sertaneja. Em contrapartida, o violão comum possui 6 cordas.

Afinação das cordas

A viola caipira tem algumas opções de afinação diferentes, assim como o violão. A mais conhecida se chama Cebolão, talvez porque as mulheres que ouviam o violeiro tocar choravam, emocionadas, como se estivessem cortando cebola.

O violão também tem algumas opções diferentes de afinação, mas como a viola tem mais cordas, a afinação pode ser mais variada. Algumas afinações se destacam, como, por exemplo, as afinações chamadas Rio Abaixo, Boiadeira é Natural.

E ai, consegue notar mais alguma diferença?

Conheça outros artigos em nossa categoria Música.