Música

Eduardo Costa: Cantor Sertanejo de Sucesso

Conheça um pouco da história de Eduardo Costa
Você gosta do cantor sertanejo Eduardo Costa? Crédito da Imagem: http://talisma.art.br

Dono de uma voz potente e um estilo único Eduardo Costa se tornou um dos grandes sucessos da música sertaneja do Brasil nos últimos anos. A carreira de Eduardo passou por muitos momentos difíceis, mas o cantor nunca desistiu e conquistou o seu lugar ao sol. Conheça um pouco mais sobre a história do artista e confira os seus principais sucessos.

A Biografia de Eduardo Costa

Infância Difícil

O nome de batismo do cantor é Edson Vander da Costa Batista, ele nasceu no dia 13 de dezembro de 1978 em Belo Horizonte, capital de Minas Gerais. A infância de Eduardo foi vivida na cidade de Abre Campo, interior do estado mineiro. A família Costa se mudou novamente quando Eduardo tinha apenas 8 anos para a cidade de Santa Luzia, no mesmo estado. O cantor começou a trabalhar ainda criança vendendo salgados, picolés e verduras.

O Primeiro Show

Tendo o desejo de ser um cantor sertanejo desde cedo o pequeno Vander deixou seus pais e seus irmãos com apenas 10 anos de idade percorrendo o interior de Minas, Goiás e São Paulo. O primeiro show da vida do artista foi com uma banda chamada K&Pira no ano de 1994 em que ele se apresentava junto com um amigo chamado Juninho. A banda pode não ter durado muito, mas o sonho do cantor não esmoreceu.

O Nome Eduardo Costa

O nome artístico surgiu em 1997 quando Eduardo fez parte da dupla Eduardo e Cristiano. O empreendimento musical não deu certo, porém, deixou de herança o nome Eduardo Costa com que ele seguiu em busca de carreira solo. Uma curiosidade é que o nome foi criado por uma amiga dele, Dalva Camilo.

Eduardo – O Menino de Goiás

O primeiro trabalho da carreira solo de Eduardo Costa foi um CD independente chamado O menino de Goiás, lançado em 1998. Mesmo sendo um álbum simples apenas com voz e violão conquistou os ouvidos dos apaixonados por música sertaneja. Não demorou para o álbum se tornar um dos mais tocados em barzinhos e faculdades da região de Goiás.

O Sucesso

Eduardo já era conhecido no meio sertanejo do Centro-Oeste do país, contudo, foi somente em 2001 que seu nome chegou aos outros estados do país. Tendo seu talento reconhecido o artista gravou o seu primeiro álbum chamado Ilusão pela gravadora Velas. Esse CD teve como single de sucesso a canção Coração Aberto que é uma composição de Eduardo.

Ainda como contratado da gravadora Velas, Eduardo, lançou o álbum Rasgando a Madrugada em 2002 que chegou ao coração de muitos apaixonados. Os maiores sucessos desse trabalho são Percebi Tarde Demais e Mexidinho Dela. Em 2003 o cantor deu início ao projeto No Boteco em que fez algumas regravações de músicas de sucesso tendo como single Linda que é uma canção do Roupa Nova.

A Consolidação de Eduardo Costa

O cantor já tinha mostrado seu talento de compositor e que poderia interpretar canções de outros estilos musicais com muita personalidade quando lançou o seu terceiro álbum de músicas próprias em 2004. O trabalho recebeu o nome de De pele, alma e coração e teve como principais sucessos as músicas Não Preciso de Você e Que Sofrimento é Esse.

No Boteco II

Quando um projeto dá certo sempre tem continuação, não é mesmo? Foi isso o que aconteceu com o projeto No Boteco II em que Eduardo voltou a interpretar canções de outros artistas. A música que mais se destacou no CD, lançado em 2005, foi É Isso Aí de Ana Carolina e Seu Jorge. Novamente Eduardo Costa chegou ao topo das paradas de sucesso.

A Entrada no Escritório Talismã

O ano de 2006 foi muito especial na carreira de Eduardo Costa que assinou com o escritório Talismã Music – administrado pelo cantor sertanejo Leonardo. Para marcar esse grande passo na sua carreira o artista gravou o seu primeiro DVD intitulado Eduardo Costa ao Vivo que teve a produção feita pela Universal Music. As gravações foram realizadas em Belo Horizonte, Minas Gerais e teve como principal single a música Me Apaixonei.

Parceria com Bruno & Marrone

No ano de 2008 Eduardo Costa lançou o álbum Cada Dia eu Te Quero Mais com uma canção em parceria com Bruno & Marrone, Você foi Atriz. Outras músicas desse álbum ficaram entre as mais tocadas como Eu Aposto e Cachaceiro. A produção do CD ficou por conta de César Augusto.

Comemorando os 15 Anos de Carreira

Ao completar 15 anos de carreira em 2009, Eduardo Costa, lançou o álbum Tem Tudo a Ver em que gravou uma música em parceria com outra dupla de peso da música sertaneja, Zezé di Camargo & Luciano. Os outros destaques desse trabalho de Eduardo são Não Valeu pra Você e Amores Imortais.

Segundo DVD ao Vivo

O lançamento de 2010 foi o segundo DVD ao vivo da carreira do artista, gravado no Credicard Hall, em São Paulo, o trabalho recebeu o nome de De Pele Alma e Coração. Dentre as participações especiais desse show estão Paula Fernandes, Belo e a dupla Alex & Konrado. A música de maior sucesso foi Quem é que se manteve na liderança das paradas musicais por muito tempo.

Novos Trabalhos de Eduardo Costa

Em 2012 o cantor lançou o álbum Pecado de Amor em que faz uma parceria com o cantor romântico Alexandre Pires. Os principais sucessos foram Começar de Novo e Anjo Protetor. No ano seguinte, 2013, Eduardo lançou o seu terceiro DVD que recebeu o nome de Eduardo Costa Acústico. O trabalho rendeu vários sucessos como Faz de Conta, Os 10 Mandamentos do Amor, Enamorado e Louco Coração.

Projeto Cabaré

A parceria entre Eduardo Costa e Leonardo saiu do campo administrativo e foi para os palcos com a gravação CD e DVD do projeto Cabaré em 2014. As canções de maior destaque nas rádios foram Um Degrau na Escada e Como eu Chorei. Em 2016 os dois cantores lançaram o CD e DVD Cabaré 2 tendo como primeiro e grande single o clássico Laço Aberto. Entre esses dois trabalhos Eduardo lançou o CD Vivendo e Aprendendo que teve como música principal Sapequinha.

Grandes Sucessos de Eduardo Costa

Coração Aberto

Percebi Tarde Demais

Mexidinho Dela

Linda

Não Preciso de Você

Que Sofrimento é Esse

É Isso Aí

Me Apaixonei

Você foi Atriz

Eu Aposto

Cachaceiro

Não Valeu pra Você

Amores Imortais

Quem é

Começar de Novo

Anjo Protetor

Faz de Conta

Os 10 Mandamentos do Amor

Enamorado

Louco Coração

Um Degrau na Escada

Como eu Chorei

Laço Aberto

Sapequinha