Imagem com a dupla Guilherme e Santiago
Música

Guilherme e Santiago: biografia e músicas de sucesso

A dupla Guilherme e Santiago está entre as mais ouvidas do sertanejo, os irmãos têm uma longa estrada de carreira e diversos sucessos. Continue lendo para saber mais sobre como tudo começou e confira seus grandes hits.

Biografia Guilherme e Santiago: conheça a história da dupla

A dupla sertaneja Guilherme e Santiago é formada pelos irmãos Herickson Cardoso Rosa (conhecido como Guilherme) e Henzzo Cardoso Rosa (conhecido como Santiago), eles nasceram respectivamente em 15 de outubro de 1969 e 22 de março de 1976. Os dois nasceram em Goiânia, Goiás. 

Família de seresteiros

Filhos de Eurides Cardoso e de Natal Rosa, os irmãos nasceram em uma família de seresteiros. Esse grupo de músicos de serestas era formado pela mãe da dupla e seus seis irmãos, sendo dois homens e quatro mulheres. A paixão pela música começou cedo, ao acompanhar a mãe e os tios nas apresentações de serenatas. 

Uma das figuras familiares mais impactantes no nascimento desse amor pela música foi o avô materno, Tomé Cardoso, que, além de barbeiro e agricultor, era seresteiro. Eurides, a mãe dos cantores, sempre se dedicou a torná-los artistas sertanejos. 

O começo da carreira de Guilherme

Os primeiros passos de Guilherme para se tornar um cantor profissional foi gravar alguns jingles em Goiânia. Sua primeira participação em um programa de televisão aconteceu em um especial de natal transmitido pela Rede Anhanguera de Televisão na década de 1970.

Ao se tornar maior de idade, Guilherme, se mudou para São Francisco, Califórnia, nos Estados Unidos. Por lá ele trabalhou como jardineiro, entregador de jornais e de pizza. 

O começo da carreira de Santiago

No Brasil, o caçula de três irmãos, Santiago trabalhou como sapateiro enquanto fazia aulas de violão. Quando o irmão Guilherme veio passar férias no Brasil, os dois gravaram um jingle para um candidato a prefeito. Essa gravação fez dos irmãos verdadeiras celebridades na cidade, tanto que passaram a ser convidados para participar dos comícios do político.

A decisão

O sucesso do jingle político foi tão grande que a música foi parar nas rádios. Percebendo a oportunidade, Guilherme decidiu que não voltaria aos Estados Unidos. Ele identificou em Santiago o parceiro ideal para tornar seu sonho musical uma realidade. 

Abertura de shows

Guilherme e Santiago foram convidados para abrir o show de duplas consagradas da música sertaneja, como Crystian e Ralf, Zezé di Camargo e Luciano e Leandro e Leonardo.

Esse tipo de convite já demonstra que uma dupla está despontando para o sucesso. No entanto, eles ainda tiveram que batalhar muito para realizar seu sonho. Para gravar seu primeiro álbum trabalharam na feira hippie de Goiânia.

A carreira de Guilherme e Santiago

Confira um pouco mais sobre a trajetória de sucesso de Guilherme e Santiago.

Anos 1990

Nos anos de 1994, 1996 e 1998, respectivamente, a dupla lançou: “Guilherme e Santiago – Vol. 1”; “Guilherme e Santiago – Vol. 2” e “Guilherme e Santiago – Vol. 3”. Em 1994, eles foram revelados pelo Programa Raul Gil. Em 1998, a dupla foi apresentada no Domingão do Faustão por Sérgio Reis. 

Os grandes sucessos dessa década foram: 

“Do outro lado da cidade”

“Valeu esperar”

“Eu nunca te esqueci”

“Enrosca, enrosca”

“Desesperadamente apaixonado”

“Peão não chora”

“Essa paixão me machucou”

Anos 2000

Essa década foi marcada pelo lançamento de dez álbuns, respectivamente:

– “Guilherme e Santiago, Vol. 4” (2000);

– “Azul” (2002);

– “O nosso amor” (2003); 

– “Chovendo Estrelas” (2004); 

– “10 anos – Acústico ao vivo” (2005);

– “É pra sempre te amar – ao vivo” (2005) – gerou DVD;

– “ABCDE” (2006);

– Só de você” (2007); 

– “Ao Vivo em Goiânia” (2008) – gerou DVD; 

– “Tudo tem um porquê” (2010) – gerou DVD. 

Em 2009, a música “Eu não contei até dez” se tornou um grande hit ao fazer parte da trilha sonora da novela “Do outro lado do paraíso” da Rede Globo. 

Os grandes sucessos da década foram:

“Abre coração”

“Azul”

“Som e imagem”

“Só falta você”

“No limite”

“O nosso amor”

“Perdi você”

“Chovendo estrelas”

“Magia e mistério”

“ABCDE”

“E daí?”

“Que dá vontade dá”

“O amor é assim”

“Dona do meu coração”

“Eu não contei até dez”

Anos 2010

Essa década foi repleta de lançamentos que incluem quatro álbuns intitulados “Elétrico – ao vivo no trio” (2011), “Até o fim” (2012), “Tudo pra você” (2013) e “Acústico 20 anos” (2016).

Desses álbuns, apenas “Tudo pra você” não gerou DVD. Em 2018, a dupla lançou o EP “Caçador de você”. A música “Tudo tem um porquê” se tornou parte da trilha da novela “Morde e Assopra” da Rede Globo. 

Os grandes sucessos da década foram:

“Tudo tem um porquê”

“Triste e alegre”

“Vou Até o Fim”

“Jogado na Rua”

“Homem Não Chora”

“Pindaíba”

Gostou de saber mais sobre Guilherme e Santiago? Acesse outras postagens do blog da Rodeo West para conferir mais dicas e novidades sobre o universo country!

Fonte imagem: biografias.hi7.co