Sertanejo de Raiz vs. Sertanejo Universitário

Tipos de música sertaneja
Raiz ou Universitário – Qual você prefere?

O sertanejo é um estilo musical cujas raízes estão completamente entrelaçadas com a história do nosso país. Porém, ele já passou por tantas fases que hoje os fãs de sertanejo se identificam com duas vertentes diferentes: o sertanejo de raiz e o sertanejo universitário. Ambos são sertanejo, mas têm características de tema, instrumentação e público alvo distintos que tornam essa richa cada vez mais acirrada.

Confira algumas diferenças fáceis de identificar!

Moda de viola

O sertanejo de raiz é a famosa “moda de viola”. Surgiu lá no final da década de 1920, depois da 1ª Guerra Mundial, por conta da urbanização, da migração do campo para a cidade, e da exposição do homem a novos estilos musicais. Ao longo dos anos, teve como destaque muitas duplas sertanejas icônicas: Mariano & Caçula, Alvarenga & Ranchinho, Tonico & Tinoco, Milionário & José Rico, entre outros.

Está na dúvida se a música tocando no rádio é sertanejo de raiz ou universitário? Se ela tiver algum dos itens a seguir, tem grandes chances de ser sertanejo de raiz:

  • Fala do homem do campo e seus amores
  • Tem sons de viola, sanfona, e vozes marcantes
  • Fala da mulher com tom de dor-de-cotovelo e tristeza
  • Tem raízes na vida rural

Sertanejo com a ‘pegada pop’

Depois de passar pelo sertanejo romântico nos anos 80, com o destaque de duplas que ainda tinham um pé no sertanejo de raiz como Chitãozinho & Xororó, Leandro & Leonardo, e Zezé di Camargo & Luciano, o sertanejo foi se transformando até chegar na década de 2000 com um estilo mais comercial para o público jovem: o sertanejo universitário.

Com um ritmo mais pop dançante, o sertanejo universitário tem como público alvo tipicamente o jovem urbano e de classe média. Atualmente o gênero domina todas as casas noturnas e os ingressos para shows de famosos como Luan Santana, Victor & Leo, e Jorge & Mateus esgotam rapidinho.

Para identificar o sertanejo universitário, basta algumas destas características:

  • Fala de amor com tom de “a fila anda”
  • Tem ritmo mais vibrante, dançante e alegre
  • Ostenta bens materiais
  • Tem sons de instrumentos mais eletrônicos e batidas mais pop

São muitas as diferenças, mas a verdade é que a música vai continuar se transformando. Daqui a um tempo, qual será o estilo que vai destronar o sertanejo universitário? Dizem por aí que o funknejo já esta chegando.

One thought on “Sertanejo de Raiz vs. Sertanejo Universitário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *