Zé Vaqueiro
Música

Zé Vaqueiro: tudo sobre esse cantor que tem feito sucesso no universo sertanejo

José Jacson de Siqueira dos Santos Junior, mais conhecido como Zé Vaqueiro, é a nova sensação musical do Brasil. O artista que distribuía seus CDs de forró caseiro pelo sertão de Pernambuco até algum tempo atrás vem se destacando por ser uma voz romântica do piseiro e sertanejo. Conheça mais sobre o nome que promete se consolidar no topo das paradas musicais.

Quem é Zé Vaqueiro?

O cantor Zé Vaqueiro tem conquistado seu lugar no hall dos maiores nomes da cena musical brasileira atual. Com sucessos românticos, o artista é uma das sensações de quem gosta da pisadinha, forró feito no teclado. Dentre todos os artistas desse gênero que surgiram no ano de 2011, certamente é o que tem as músicas mais românticas.

Os seus hits “Tenho Medo”, “Letícia” e “Volta Comigo bb” foram escritos no seu caderno de escola. É interessante mencionar que Zé é filho de Nara de Sá, uma cantora de forró de Ouricuri, no sertão de Pernambuco. Inclusive, a artista entrou em trabalho de parto durante um show em 1999. Com certeza já era um sinal de que esse menino tem estrela, não é mesmo?

Infância difícil

Nascido em 20 de janeiro de 1999, em Ouricuri, sertão de Pernambuco, Zé Vaqueiro teve uma infância bastante difícil. Às vezes, o artista relembra que até fome passou nesse período.

Envolvido com o universo da música desde pequeno, ele acompanhava sua mãe nos shows dela. Antes de ser um cantor famoso, já trabalhou vendendo sorvetes e em um lava-jato. Em paralelo já cantava em festas e bares.

A mãe de Zé Vaqueiro reconheceu no filho talento para a música e sempre o incentivou a perseguir seu sonho. Foi dela a iniciativa de chamá-lo ao palco durante um show para que cantasse pela primeira vez para uma plateia.

Embora estivesse muito nervoso, ele se saiu muito bem cantando a canção “Amor Perfeito” de Roberto Carlos. Zé Vaqueiro segue, atualmente, uma linha melódica muito semelhante ao rei.

O nascimento do Zé Vaqueiro

Foi quando o chamado forró “mais acessível” começou a surgir que o artista nomeado Zé Vaqueiro nasceu. Ele decidiu apostar de verdade na carreira musical quando percebeu que poderia fazer um forró mais simples com a base feita no teclado. Sem precisar de uma superprodução e uma superbanda seria mais fácil conquistar seu espaço.

Pensando em seguir a linha do forró de vaquejada, ele adotou como nome artístico Zé Vaqueiro. Curiosamente, acabou se tornando um artista muito mais identificado com a pisadinha do que com a vaquejada. Porém, além de sonoro, esse nome já estava pegando.

Zé Vaqueiro ou motoqueiro?

Uma passagem interessante sobre o início da carreira do Zé Vaqueiro é que o primeiro CD com esse nome foi gravado de forma bem caseira. Ele fez 50 cópias, imprimiu uma capa e colocou em saquinhos plásticos para distribuir pelo sertão pernambucano em uma moto Pop 100.

A moto também era usada para ir aos shows, levando na garupa o tecladista e o teclado. A pisadinha deu oportunidade para que artistas com menos estrutura, como o Zé Vaqueiro, pudessem mostrar seu trabalho e conquistar seus fãs. Dessa época, Zé já comentou algumas vezes que fazia shows de graça e que acabava recebendo menos do que o combinado.

Quando trocou a moto por um carro para se deslocar para os shows, passou a dormir na estrada. Sempre determinado, o artista conseguiu mostrar seu trabalho para mais pessoas em sua região e se estabeleceu. Não é à toa que hoje ele é um dos artistas mais comentados e ouvidos no Brasil todo.

Zé Vaqueiro compositor

Um dia Zé Vaqueiro resolveu perguntar para seu tio Júnior Baladeira, conhecido como poeta e cantor de Ouricuri, como era compor. O tio disse a ele que o mais importante era passar para o papel o que estava sentindo. Zé não teve dúvidas e pegou um caderno antigo da escola, daqueles doados pelo governo.

Nas páginas desse caderno ele escreveu a canção que se tornaria hit nacional, “Vem me Amar”. Essa música foi se tornando cada vez mais conhecida e acabou sendo gravada por Jonas Esticado, um grande nome do forró. Ali, Zé Vaqueiro ganhou popularidade como compositor, mas foi o YouTube que ajudou a impulsioná-lo como cantor.

Contratação e o sucesso

Com muito trabalho e dedicação, Zé Vaqueiro se tornou um nome importante não só no forró, mas também no universo sertanejo por seu romantismo. Agregando à música brasileira esse toque de romance que estava em falta, ele certamente garantiu seu lugar consolidado.

Com seu grande potencial reconhecido, foi contratado pelo escritório do veterano do forró Xand Avião. Após uma disputa pelo nome artístico, que outro cantor começou a usar, ele finalmente conseguiu se estabelecer. Com o slogan de “O original”, se tornou um dos artistas com mais visualizações no YouTube. A internet certamente é o grande holofote dos artistas atuais.

Gostou de conhecer mais sobre a história do cantor Zé Vaqueiro?

Fonte imagem: youtube.com