Tudo sobre festas de Rodeio
Rodeio

Tudo Sobre as Festas de Rodeio

Tudo sobre festas de Rodeio

Todo mundo deveria ir a pelo menos uma festa de rodeio na vida, trata-se de um espetáculo diferente de tudo e que tem uma base cultural relevante. Nessas festas, além das modalidades competitivas como montaria em touro, três tambores, team roping entre outras é possível assistir a shows de grandes nomes do sertanejo e até mesmo atrações internacionais. Então, quer saber tudo sobre as festas de rodeio?

Festa de rodeio: tudo o que você tem que saber

Importância cultural e econômica

Também chamada de festa do peão, os rodeios têm grande relevância no Brasil por todo o arcabouço cultural que possuem. Para quem vive no interior, ver atividades que muitas vezes são comuns no dia a dia de sítios e fazendas ganhar status de competição é realmente incrível. Além disso, essas festas movimentam cidades do interior, alavancando as suas economias.

Durante os dias do evento, é comum que a população local cresça exponencialmente. O interior passa a ter mais visibilidade na mídia e proporciona um ambiente profícuo para a realização de muitos bons negócios. Não podemos deixar de mencionar também que muitos jovens têm suas vidas modificadas pela oportunidade de competir nos rodeios a nível mundial.

Rodeio e show

Os shows de rodeio são um dos principais atrativos dessas festas, milhares de pessoas se mobilizam para ir até cidades interioranas, visando aproveitar as megaestruturas criadas para receber os artistas de maior destaque nacional em especial duplas e cantores sertanejos. Vale ressaltar que nos últimos tempos, os artistas pop, DJs e até mesmo funkeiros têm engrossado a lista de shows das festas do peão. Fique de olho nas festas maiores, como a de Barretos, que geralmente têm atrações musicais internacionais.

Dias de rodeio

Boa parte das festas do peão acontece em mais de um dia, pode ser de 2 até 15 dias de festejos em que são distribuídas as modalidades competitivas e os shows. Se não for realizar a compra para todos os dias fique atento para a programação que tende a ser liberada no site com algum tempo de antecedência, permitindo escolher para qual dia comprar ingresso de acordo com as modalidades e os artistas.

As festas maiores normalmente trabalham com a venda on-line de ingressos. Tem alguns rodeios que vendem seus ingressos também em pontos físicos, como lojas parceiras, e existem ainda alguns com festas que têm entrada gratuita.

Festa do peão: confira as mais importantes do circuito

A seguir, listamos os rodeios de maior porte do Brasil e que, geralmente, são realizados todo ano no mesmo mês e local.

Festa do Rodeio de Cajamar?

Realizado geralmente no mês de maio, o rodeio de Cajamar, está sendo considerado por alguns especialistas como o concorrente direto de Barretos. Com uma estrutura bem significativa, essa festa oferece modalidades competitivas e shows de grande expressão nacional. O evento é realizado no Boiódromo em Cajamar, São Paulo.

Festa do Peão de Boiadeiro de Americana

Neste ano, as datas para esse evento são de 13 a 23 de junho, o local em que a festa acontece é o Parque de Eventos CCA. O palco de shows está sempre repleto de artistas de destaque nacional como Gusttavo Lima, Wesley Safadão e a dupla Simone e Simaria. Evento tradicional para as modalidades competitivas.

Feira Agropecuária, Industrial e Comercial de Indaiatuba – Faici

Uma das festas do peão mais tradicionais do Brasil, a Faici, em previsão de ser realizada entre os dias 1° e 11 de agosto em 2019. Durante o período do evento, serão realizadas emocionantes competições de montaria, exposição de animais e muitos shows. Realmente, vale a pena visitar Indaiatuba e aproveitar essa festa do peão.

Festa do Peão de Barretos

Em 2019, a maior festa de peão do país será realizada entre os dias 15 e 25 de agosto. A sede do evento é o famoso Parque do Peão, além de uma estrutura gigantesca ainda conta com pontos turísticos, um monumento ao Touro Bandido e a Praça dos Presidentes. Além de realizar a principal competição de montaria em touros do país, Barretos, também oferece a maior estrutura de shows, em 2018 contou com ninguém menos que Shania Twain em seu palco.

Festa do Peão de Limeira

Outra festa de rodeio do interior de São Paulo que movimenta o circuito country do Brasil. Esse evento foi criado para reunir os peões de Limeira e região e acabou se tornando uma das festas mais aguardadas. Geralmente, é realizada em setembro e também conta com uma excelente estrutura de shows com direito a grandes produções até mesmo show do DJ Alok. A sede é o Espaço Rodeio Limeira.

Jaguariúna Rodeo Festival

As datas do evento em 2019 são de 13 a 21 de setembro, uma festa grandiosa que reúne em seu palco os maiores nomes da música sertaneja. A sede da festa é o Red Park com uma das melhores infraestruturas do país.

Gostou de conhecer mais sobre o universo dos rodeios?