O que é preciso para praticar o hipismo

Você deseja praticar hipismo? Para montar, é importante ter alguns acessórios básicos, como a sela para cavalo, capacete, luvas, e outros, que garantem a segurança e conforto tanto para o cavaleiro ou amazona quanto para o equino. A seguir, vamos explicar para quê serve cada um dos acessórios mais importantes e oferecer links para você comprar os seus. Prepare-se para fortes emoções!

Acessórios para quem deseja praticar hipismo

Vamos explicar a função de itens como estribos e selas para quem está iniciando na montaria a cavalo.

Sela para cavalo – fundamental para o conforto do cavaleiro e do cavalo

Uma sela nada mais é do que um assento para que o cavaleiro possa montar no dorso do cavalo com o máximo de conforto, considerando também o bem-estar do animal. A escolha desse item depende do objetivo do cavaleiro. Algumas modalidades esportivas, como a competição de 3 tambores, têm selas específicas que podem ser feitas de camurça ou até mesmo bordadas — fica a critério do cavaleiro. Quem pratica a modalidade de laço em dupla também conta com um modelo de sela profissional. O modelo de sela australiana é um dos mais utilizados para diferentes tipos de equitação.

Estribos – essenciais para o equilíbrio do cavaleiro

É um dos acessórios mais importantes para quem deseja praticar hipismo, pois ajuda a dar o equilíbrio necessário para os cavaleiros enquanto cavalgam. Os estribos podem ser feitos de diferentes materiais como alumínio, plástico, aço inox e podem até ter revestimento de couro. Quem está começando a montar pode optar por modelos com formato de sino, que dão mais estabilidade para o cavaleiro.

Capacete hípico – fundamental para a segurança

Esse é um item obrigatório para quem deseja praticar hipismo, pois é essencial estar com a cabeça protegida em caso de queda. O capacete hípico pode variar em modelo para cada finalidade de equitação, contudo, deve ser leve e ventilado para maior conforto do cavaleiro.

Colete de hipismo – proteção para o corpo do cavaleiro

Trata-se de um item de segurança muito importante, especialmente para os iniciantes, pela proteção que oferece para a coluna. Os coletes hípicos geralmente têm enchimento para oferecer mais conforto e se moldar ao formato natural do corpo de quem está montando. Observe a regulagem do colete para que ele ofereça o máximo de conforto.

Cabeçada – acessório para coordenação do cavalo

Recebem o nome de “cabeçada” as tiras de couro usadas na cabeça do cavalo com o objetivo de permitir que o cavaleiro coordene os movimentos do animal com mais assertividade. Na hora de escolher, é importante observar que existem diferentes modelos como o Side Pull, Testeira com Afogador e Testeira Nó.

Luvas – mais conforto para as suas mãos

Para ter mais assertividade ao montar a cavalo é importante contar com um par de luvas confortável e que ofereça aderência. Modelos de luvas de algodão com pingos de borracha são bons para manter a pele das mãos respirando. Outra possibilidade é optar por luvas de couro ecológico, que garantem mais segurança para as suas mãos.

Caneleira hípica – proteção para o cavalo

Com o objetivo de proteger boletos e tendões, as caneleiras hípicas devem ser utilizadas nas patas dianteiras dos cavalos. Os modelos mais versáteis são aqueles que têm fechamento em velcro, tornando mais fácil a colocação nas patas do cavalo. Quem estiver escolhendo o modelo de caneleira hípica para os seus cavalos pode conferir modelos como esse, esse e esse.

Chicote hípico – deve ser usado com conhecimento

Quem está começando a montar precisa aprender a forma correta de manejar o chicote hípico para não estressar o animal. Encontrar o acessório que mais combina com seu estilo de montaria também é essencial: opções revestidas de nylon e ponta de borracha como esse e esse são perfeitos para não machucar o equino. Lembrando novamente que esse acessório só deve ser usado por aqueles que dominam a técnica sem estressar ou machucar o cavalo. O hipismo busca o alinhamento entre o cavaleiro e o equino sem que haja nenhum tipo de violência nesse relacionamento.

Começando no hipismo

Quem está iniciando a preparação para a prática de hipismo deve procurar uma escola de equitação para ser devidamente orientado. É interessante ressaltar que está incluso dentro da categoria de hipismo modalidades como saltos, corrida, adestramento e polo. Para tornar-se um bom cavaleiro é fundamental conhecer as técnicas da modalidade, bem como ter uma boa sintonia com o animal. Se quiser conhecer tudo sobre hipismo acompanhe nossos artigos.