Acessórios para cuidar da crina de seu cavalo

cuidar da crina de cavalo

Os cuidados com a cuidados com a crina de cavalo são essenciais para garantir que seu amigo de quatro patas se mantenha bonito e saudável. Para isso, alguns acessórios são imprescindíveis, como uma boa escova, shampoo e amaciador de crina.

Abaixo, vamos apresentar para você os acessórios que não podem faltar para cuidar da crina de cavalo e deixar seus pelos mais macios e com brilho.

Escova para pentear crina

Diferente do cabelo humano, a crina de cavalo não precisa ser penteada diariamente, porém, quando o animal toma banho, é interessante usar uma escova para ajudar a remover os resíduos de sujeira dos pelos, partindo do ponto mais alto (a crina) até o mais baixo (a cauda).

A escova não pode ter cerdas muito duras para não machucar e irritar o equino, o modelo com cerdas de nylon e cabo emborrachado é perfeito. E claro, penteie com suavidade para não assustá-lo.

Tesoura para tosa da crina

Outro acessório para cuidar da crina de cavalo que vale a pena ter é a tesoura de tosquia, que permite aparar sempre que necessário. É importante adquirir uma tesoura específica para essa finalidade, pois são itens que possuem um design que se encaixa bem nas mãos e com lâminas afiadas e grossas para um corte mais preciso.

O corte ajuda a evitar que os fios da crina caiam ao atingir um determinado comprimento. Quando o fio cai, demora a crescer outro, fazendo com que o equino fique com uma crina rala por determinado período. Desse modo, cuidar bem dos fios é essencial para diminuir a queda.

Elásticos

Penteados com tranças e rabos na crina e cauda do cavalo ajudam a evitar que os fios se embaracem. Porém, fique atento, pois para prender os pelos do animal, é necessário usar elásticos próprios para isso, evitando a quebra dos fios. Para fazer penteados no seu cavalo é importante dividir a crina em mechas, facilitando a criação das tranças ou rabos.

No momento em que estiver prendendo os fios, tenha muito cuidado para não puxar os pelos, você com certeza não quer assustar seu amigo e ter uma reação intempestiva como resposta, não é mesmo?

Shampoo para equinos

Dar banhos no seu cavalo é fundamental para mantê-lo saudável e com a pelagem brilhante. A recomendação é usar produtos específicos para equinos, com fórmulas desenvolvidas especialmente para eles e banhá-los somente quando tiver sol e calor, de maneira que possam se secar mais rapidamente. O banho deve ser agradável e não causar desconforto no animal pela dificuldade da eliminação da umidade.

O shampoo para cavalos de coco é excelente para remover a gordura dos pelos, bem como refrescá-los. Para os animais que sofrem com o ataque de mosquitos, é interessante usar o shampoo de citronela, que evita esse incômodo.

Outro produto que pode ter essa finalidade é o repelente em spray<. Se os seus equinos têm pelagem clara ou branca, fica a dica de usar o shampoo branqueador, que é ótimo para manter o tom. Shampoos específicos para equinos são importantes para evitar problemas como dermatites de contato.

Use uma luva de banho (essas luvas ajudam a pentear e remover o excesso de pelos) para aplicar o shampoo no cavalo com atenção especial para a crina, passe o produto com suavidade. Enquanto a crina estiver com o produto, é interessante usar a escova para pentear, eliminando os nós com mais facilidade.

Creme condicionador

Para deixar os pelos da crina do cavalo mais soltos e com menos chances de embaraçar, é interessante usar umcreme condicionador, que funciona como um complemento ao uso de shampoo indicado para equinos. Alguns desses produtos podem ser usados como cremes, facilitando o desembaraço de pelos quando não é possível dar banho nos equinos devido à falta de sol.

Desembaraçador de crina

O desembaraçador de crina é outro produto muito bom para ter sempre à mão quando o assunto é manter a crina e a cauda do seu cavalo bonita e bem cuidada. Ele deve ser aplicado diretamente nos pelos do equino e não necessita de enxágue.

Além disso, esse tipo de cosmético para cavalo cria uma espécie de película de proteção que evita que resíduos de poeira se acumulem, reduzindo as chances da formação de nós e embaraços, além de dar brilho e hidratar. Seu uso permite diminuir a quantidade de escovações da crina, reduzindo a queda de pelos que pode torná-la rala.

Confira mais dicas para deixar os pelos do seu cavalo impecáveis e muito saudáveis clicando aqui.

Gostou dessas dicas de acessórios especiais para cuidar da crina de cavalos? Já usa alguns desses na rotina de cuidados com seus equinos? Deixe sua resposta nos comentários abaixo!