Rodeio

Os maiores locutores de rodeio do Brasil

Maiores locutores de rodeio
Confira a lista dos maiores locutores de Rodeio

Em festa de rodeio, a atração principal é a competição na arena, entre boi e cowboy. Mas cabe ao locutor cuidar da animação do evento, fazendo versos, arrancando risos da arquibancada e ditando os momentos de tensão, emoção e brincadeiras. O profissional é uma das figuras mais marcantes do rodeio, com sua voz inconfundível e narração indispensável.

Ao longo dos anos, grandes nomes fizeram história, conquistaram o público country e deixaram um legado. Conheça alguns deles abaixo.

Asa Branca – Um exemplo de superação

Waldemar Ruy dos Santos, conhecido nas arenas como Asa Branca, é um dos maiores locutores de rodeio do brasil. O profissional começou a carreira na arena como peão do boidadeiro. Em uma das montarias, um chifre de boi perfurou seu pulmão. O acidente o impossibilitou de continuar em competições. No entanto, o amor pelo rodeio não permitia que deixasse as arenas. Por isso, decidiu trabalhar como locutor de rodeio. Aos poucos, comprovou que tinha muita habilidade com o microfone e uma capacidade enorme de improvisar e trazer emoção ao público. Ficou conhecido como um mito das arenas por inovar nas aberturas de rodeios com apresentações especiais.

asa branca locutor rodeio
Asa Branca – Créditos: revistaerodeio.com

Marco Brasil – Profissional premiado

O locutor Marco Aurélio Ribeiro, mais conhecido como Marco Brasil, é um dos grandes nomes do rodeio brasileiro. Começou a carreira profissional em 1996 e ganhou por cinco vezes o prêmio de melhor locutor do País nos anos de 2004, 2005, 2008, 2009 e 2010. Ficou famoso por criar um estilo próprio de narração e conquistar seu espaço entre outros locutores muito conhecidos.

Marco Brasil locutor rodeio
Marco Brasil – Créditos: cadufernandes.com.br

Zé do Prato – “Seguuuura Peão”

José Antônio de Souza, conhecido profissionalmente como Zé do Prato, foi o maior locutor de rodeio do Brasil. Com sua inconfundível voz, chegou a receber inúmeros prêmios e medalhas. Foi o criador do famoso jargão “Seguuura Peão!”. Era conhecido por sua simpatia e costumava ser requisitado nas arenas de todo o Brasil. Morreu jovem, aos 43 anos, de uma infecção generalizada após uma cirurgia de pancreatite. Foi sepultado na cidade de Piracicaba.

Zé do Prato Locutor
Zé do Prato – Créditos:i.ytimg.com

Ivan Diniz – Poeta do Rodeio

O locutor Ivan Diniz é também escritor. Foi com um de seus poemas, “Bens Materiais”, que o famoso locutor Marcos Brasil teve grande ascensão nesta área e ficou conhecido em todo o mundo. O escritor foi o primeiro locutor de rodeio a gravar um DVD ao vivo, lançado em 2006. Ao todo, já lançou 11 CDs e 2 DVDs.

Locutor de Rodeio Ivan Diniz
Ivan Diniz – Créditos:ivandiniz.com.br

Della Morena – Apresentador de Rádio

Della Morena é um locutor de rodeio profissional conhecido em todo o Brasil. Ficou famoso também por comandar o programa “Rodeio é Paixão” na rádio “Diário FM” de São José do Rio Preto. Também é cantor e lançou 5 CDs.

Locutor de rodeio Della Morena
Della Morena – Créditos:facebook.com/dellamorenarodeio/

Gleydson Rodrigues – Dá beijinho nas meninas

O ex-bancário Gleydson Rodrigues deixou Minas Gerais para tentar a profissão de locutor de rodeio em São Paulo. Após o teste em uma rádio, conseguiu seu primeiro emprego como narrador. Ao longo do tempo, fez sucesso nas arenas e virou referência nacional. Já foi eleito duas vezes o melhor locutor de rodeio do país pelo público brasileiro nos anos 2006 e 2007. Como cantor gravou 3 álbuns e fez sucesso com o hit “Dá beijinho nas meninas”.

Locutor de Rodeio Gleydson Rodrigues
Gleydson Rodrigues – Créditos:i.ytimg.com

Barra Mansa – Do futebol para o rodeio

José Rodrigues Pereira, mais conhecido como Barra Mansa ou Tenor das Arenas, começou a carreira narrando jogos de futebol. Em 1977 trocou de área e passou a ser locutor de rodeios. A primeira vez que agitou a arquibancada da Festa do Peão de Barretos foi em 1982. Obteve tanto sucesso que tornou-se o locutor oficial da festa. Fez até participação especial nas novelas “Ana Raio e Zé Trovão” e “Pantanal”, da TV Manchete. Tem 13 CDs lançados.

Barra Mansa Rodeio Locutor
Barra Mansa – Créditos:i.ytimg.com

Mara Magalhães – A primeira do mundo

A primeira mulher do mundo a tornar-se locutora de rodeios foi a brasileira Mara Magalhães. Aos 21 anos, a profissional decidiu enfrentar o preconceito e investir em seu sonho de narrar as competições. Também ficou conhecida por ter sido casada com o famoso locutor Asa Branca.

Locutora de Rodeio Mara Magalhães
Mara Magalhães – Créditos:revistaerodeio.com

Rafael Vilella – Paixão que veio da infância

Apaixonado por rodeios desde criança, Rafael Vilella cresceu cercado por atividades rurais. Aos 8 anos já tocava o gado da família e aos 10 escapava para assistir aos rodeios de sua cidade, em Pindamonhangaba. O interesse pela locução começou no Ensino Médio, ao interpretar um narrador de rodeios. Profissionalmente, começou a carreira em 1994 e não parou mais. Hoje, está presente nos principais eventos country do País.

Locutor de rodeio Rafael Vilella
Rafael Vilella – Créditos:perspectivabrasil.com.br

Adriano do Vale – Galvão Bueno de Barretos

O locutor Adriano do Vale foi um dos principais locutores da maior Festa de Peão de Boiadeiro, sendo chamado de Galvão Bueno de Barretos. A paixão pelo trabalho vem da infância. Aos 12 anos brincava de narrar rodeio embaixo do chuveiro. Quando adulto começou a carreira profissional e, aos 20 anos, pisou na Arena de Barretos pela primeira vez.

Locutor de Rodeio Adriano do Vale
Adriano do Vale – Créditos: alecrimvip.com.br

Gostou de saber um pouco mais sobre o mundo country? Continue de olho no nosso blog e acompanhe as novidades!