Calendário de Vacina
Animais

Calendário de vacinas para equinos: conheça as datas e sua importância

O calendário de vacina para equinos nada mais é do que um cronograma organizado com a previsão das imunizações mais importantes para os animais. Manter a vacinação em dia é fundamental para evitar uma série de doenças que podem acometer seus amigos de quatro patas. Então, que tal conhecer as datas e a importância de seguir esse esquema?

Informações sobre o calendário de vacina para equinos

Antes de qualquer coisa, é importante dizer que não existe um programa padronizado de vacinas para equinos. O veterinário responsável pelo criatório deve estabelecer um calendário que leve em consideração as necessidades dos animais do local.

Alguns fatores podem influenciar no protocolo local de vacinação dos equinos, como o tipo de criação, localização da propriedade e casos de surtos ou epidemias de doenças infectocontagiosas.

A disseminação de doenças entre cavalos se tornou maior em paralelo ao aumento da quantidade de eventos e competições equestres realizados em todo o país. Esses eventos levam a aglomeração de animais e, consequentemente, à transmissão de doenças. Um programa de imunização se mostra imprescindível para manter seus equinos seguros em médio e longo prazo.

Programa de vacinas de cavalos

No calendário de vacina para cavalos, ganham destaque as imunizações contra Raiva, Encefalomielite (tipos Leste e Oeste), Influenza, Rinopneumonite (aborto em equinos em decorrência de vírus) e Tétano.

A seguir você pode conferir um exemplo de cronograma de vacinação de equinos com as vacinas mencionadas. Dividimos os animais em três grupos: cavalos adultos, potros e éguas prenhes.

Vacinas para equinos adultos

No grupo de vacinas para cavalos adultos que devem ser aplicadas anualmente, estão:

  • Tétano;
  • Influenza;
  • Encefalomielite (Leste e Oeste);
  • Raiva.

A vacina para Rinopneumonite, causada por EHV-1 e EHV-4, deve ser aplicada em duas doses, uma dose a cada seis meses.

Vacinas para potros

As vacinas para potros devem ser aplicadas em duas doses, sendo a primeira na desmama e a segunda 30 dias depois. Neste grupo de vacinas, estão:

  • Tétano;
  • Influenza;
  • Encefalomielite (Leste e Oeste);
  • Raiva;
  • Rinopneumonite (EHV-1 e EHV-4).

Vacinas para éguas prenhes

São vacinas anuais, neste caso:

  • Tétano;
  • Influenza;
  • Encefalomielite (Leste e Oeste);
  • Raiva.

A vacina Rinopneumonite (EHV-1 e EHV-4) deve ser aplicada no 5°, 7° e 9° mês de gestação.

Considerações importantes sobre o cronograma de vacinação de equinos

Confira, a seguir, alguns tópicos bastante relevantes a respeito da vacinação de equinos.

Animais nunca imunizados

No caso dos animais que nunca foram imunizados, o protocolo é aplicar a segunda dose 30 dias após a primeira.

Potros

Após ter seguido o esquema inicial para os potros, é importante reforçar a vacinação a partir dos 12 meses de idade. Na sequência, adote o esquema de vacinação de cavalos adultos.

Éguas prenhes

É interessante dar uma dose de reforço contra Tétano, Encefalomielite e Influenza para as éguas gestantes cerca de 30 dias antes do parto. Ao fazer isso, os níveis de anticorpos no colostro são aumentados e, como consequência, o potro nasce com mais imunidade contra essas doenças.

Tratamento preventivo

Também é válido fazer tratamento preventivo contra aborto em decorrência de Leptospirose nas éguas prenhes. Esse tratamento consiste em fazer duas aplicações do antibiótico Estreptomicina (12,5g), no terceiro e no sexto mês de gestação.

Manutenção das vacinas

A vacinação dos cavalos é fundamental para manter a sua saúde reforçada. Para tal, é essencial ter cuidados especiais em relação ao armazenamento, transporte e uso das vacinas. Seguir as instruções do fabricante é necessário para evitar que os imunizantes percam sua eficácia ao serem mal armazenados ou manuseados.

Cuidados com os cavalos

Os cavalos que serão vacinados não podem estar com vermes ou carrapatos no momento da imunização. Vacinar um animal que apresenta algum desequilíbrio nutricional ou hormonal pode levar a uma resposta ineficaz da vacina. Uma vacina que não é tão eficiente deixa o animal vulnerável a contrair a doença.

Antes de vacinar seus animais, se certifique da inexistência de vermes e carrapatos. Caso o equino apresente virose, febre ou infecção não deve ser imunizado. Aguarde os problemas de saúde terem sido totalmente resolvidos para realizar a imunização. Como já citado, comprometimentos da saúde em geral podem levar a uma vacinação ineficiente.

Vacinar é muito importante!

Os criadores devem estar cientes da importância de estabelecer e seguir um calendário de vacinas para equinos. Somente com medidas de prevenção é possível conter uma série de doenças que podem prejudicar o desempenho dos animais e, até mesmo, levá-los a óbito.

Contudo, é essencial que fique claro que as vacinas ajudam a reduzir os riscos de infecção, mas não previnem todas as doenças em todas as circunstâncias. Além de manter a vacinação dos seus equinos em dia, é essencial se atentar para medidas sanitárias, assim como oferecer uma alimentação balanceada.

Os criadores devem vacinar seus animais e prezar pela excelência dos cuidados básicos. Vacine seus equinos e garanta a manutenção da saúde deles!

Fonte imagem: winnerhorse.com.br