Selaria

Como organizar o quarto de sela

Saiba como organizar o quarto de sela
Organizando o quarto de sela – Crédito da Imagem: http://www.hipismoeco.com.br

Manter um espaço organizado é uma das maneiras mais eficientes para deixar seu dia a dia prático. Afinal, é bem mais simples procurar pelas coisas quando você sabe onde elas estão. Esse conceito se aplica a muitos cômodos, inclusive o quarto de sela.

Além de se preocupar com as baias e todas as instalações dos cavalos, bois e outros animais, os donos de fazenda, cowboys e cowgirls devem se atentar ao quarto de sela. Com esse espaço arrumado, o cotidiano será muito mais eficaz. E para quem tem muitos cavalos, manter uma rotina de organização é um fator essencial.

No post de hoje você vai ler muitas dicas de como deixar o quarto de sela organizado. Confira!

Desapegue do que não precisa

Um dos princípios da organização é se livrar das coisas que não precisa. Parece ser algo simples, mas não é. Confira um passo a passo simples para deixar essa tarefa mais rápida:

• Junte todos os objetos que compõem um quarto de sela no meio do espaço.

• Pegue um a um e analise se realmente precisa de cada um deles.

• Separe os objetos em caixas. Deixe uma caixa para doação e outra para coisas que devem ser jogadas fora.

• Faça uma boa limpeza no cômodo, pois, com certeza, essa separação levantou poeira.

O espaço de cada coisa

Após separar o que fica e o que vai embora é hora de começar a organizar o que fica. O modo mais fácil de organizar é criar um espaço para cada tipo de objeto. Não tem jeito. Para não sofrer com o futuro, é melhor fazer isso agora.

Pense onde guardar as selas, mantas, cabeçadas, cabrestos, freios, esporas, laços, cordas, capacetes, botas, barrigueiras, peitorais, produtos de higiene dos animais e muito mais. Se cada tipo de objeto tiver um lugar específico, será mais fácil de guardá-los e encontrá-los depois.

Confira algum dos itens que podem ajudar muito nessa tarefa:

Baús e gavetões. Esses tipos de móveis costumam ter muito espaço, ideal para os objetos grandes usados em atividades com cavalos.

Cômodas. Dependendo de como foi projetada, a cômoda costuma ter menos espaço para objetos grandes. Então pense nos itens menores para esse tipo de móvel. Os freios e as esporas são alguns deles.

Prateleiras e nichos. As vantagens desses dois tipos de móveis é que eles deixam os objetos à vista, fáceis de serem encontrados.

Caixas organizadoras de plástico ou papel. Recomendamos as caixas de plástico, pois as de papel podem gastar com mais facilidade.

Sapateiras. Esse parece ser o espaço ideal para guardar as botas de couro, correto? É mesmo! Porém é preciso deixar que esses calçados fiquem ao ar livre por um período e que sejam limpos tantos por dentro quanto por fora após serem usados. Dessa maneira, os calçados serão melhor conservados. Aqui você encontra mais dicas de como conservar sua bota country.

• Organizadores de armário

• Organizadores de gaveta

Cabides e cabideiros. Pendurar as mantas e outros objetos pode ser uma das maneiras mais práticas de guardar as coisas sem amassar. Além disso, ainda mantém esses artigos arejados. Experimente colocar laços e cordas neles.

Hora de etiquetar

Depois de escolher um local para cada objeto, recomendamos que tudo seja etiquetado. Assim, quando um funcionário novo precisar pegar algo e estiver com pressa, ele não terá problemas. Pode ser uma etiqueta escrita à mão ou no computador, não importa. O que importa é colocar a etiqueta. Além de ser mais fácil de achar, você nunca irá se esquecer de onde guardar depois.

Iluminação ideal

Terminou de planejar toda a organização? Agora é hora de começar a pensar nos outros pontos que podem contribuir para um cômodo arrumado e agradável. E a iluminação é um deles. Afinal, se tudo estiver escuro será impossível de achar as coisas. A iluminação central com um pendente ou um lustre é o primeiro passo. Depois disso, planeje a iluminação auxiliar com abajures de mesa, de parede e de chão.

Decoração e organização personalizada

É importante se lembrar de que esse é o seu quarto de sela. A organização e a decoração dele deve estar de acordo com os seus gostos pessoais. Pense nos modelos de móveis, caixas e cabideiros que deseja e que combinam com a sua personalidade. Também pense em adesivos, placas, esculturas, quadros, porta-retratos. Afinal, o cômodo deve ser original. Quem entrar deve logo saber que foi você que cuidou de tudo.

Se você ainda tiver dúvidas em relação à organização, um zootecnista pode dar mais orientações! Esse especialista estudou para contribuir com a preservação do meio-ambiente, conservação e manutenção do bem-estar do animal, genética do animal, economia, planejamento e administração. Leia mais sobre a profissão do ramo da zootecnia.