Como aumentar a produtividade na pecuária leiteira?
Animais

06 Dicas para aumentar a produtividade na pecuária leiteira

A pecuária leiteira é uma área de grande potencial que tem atraído cada vez mais interessados. No artigo a seguir listamos dicas para aumentar a produtividade e assim se destacar nesse segmento. Boa leitura!

Como aumentar a produtividade na pecuária leiteira?

Confira abaixo 06 dicas que ajudarão a maximizar a produção do seu gado leiteiro

1 – Investimento em melhoramento genético

Para aumentar a capacidade produtiva é fundamental investir na melhoria genética dos animais. Ressaltamos que se não houver essa particularidade entre as características genéticas do rebanho será difícil obter um bom volume de produção. 

Recomendamos que além do investimento no aprimoramento da genética do gado haja atenção para a realização do processo de seleção. Na pecuária leiteira há dois critérios essenciais que são: 

  • Capacidade provável de produção – tem como base as lactações passadas e permite uma previsão da produção do animal. 
  • Valor genético da produção – esse valor é estimado através do registo do próprio animal e de seus parentes. 

A melhoria genética pode ser obtida através do emprego de biotecnologias ou de monta natural. A primeira opção tende a ser a melhor uma vez que permite selecionar o animal previamente. Confira a seguir as técnicas mais usadas: 

  • Inseminação artificial;
  • Inseminação Artificial em Tempo Fixo (IATF);
  • Fecundação In Vitro (FIV); 
  • Transferência de Embrião.

2 – Realização de manejo nutricional 

Para alcançar uma boa produção na pecuária leiteira é fundamental investir na boa nutrição das vacas. Essa é a principal ferramenta que os produtores possuem para mudar a composição do leite. Em boa parte dos casos, as mudanças na composição do leite, resultantes do manejo nutricional, são eficientes e rápidas. 

O produtor deve observar que as necessidades nutricionais dos animais mudam de acordo com o estágio em que estão. Os bezerros, por exemplo, apresentam um manejo nutricional diferente das vacas em lactação. 

Dentre as vantagens de um bom manejo nutricional estão:

  • Otimizar a produção de leite;
  • Aumentar a eficiência reprodutiva;
  • Minimizar a perda de peso dos animais. 

O manejo nutricional é dividido nas seguintes fases:

  • Começo da lactação;
  • Pico do consumo de alimento;
  • Metade e final da lactação;
  • Período seco; 
  • Transição e período pré-parto. 

3 – Manejo sanitário

No agronegócio é fundamental se atentar para um conjunto de práticas com foco na boa saúde do gado. Dentre esses cuidados se destacam ações preventivas em relação a doenças (que podem ser transmissíveis ao ser humano), limpeza e desinfecção das instalações de animais. 

Os pontos mais importantes do manejo sanitário do gado leiteiro são: 

  • Cuidados dedicados aos animais recém-nascidos e bezerros; 
  • Manejo das vacas prenhe; 
  • Controle eficiente dos carrapatos; 
  • Vacinação em dia. 

Os criadores devem ficar atentos também a doenças infectocontagiosas como a mastite. 

4 – Manejo gentil do gado

A produção de leite pode ser bastante afetada pela adoção de práticas erradas de manejo. Para que o rebanho expresse todo o seu potencial de produção é essencial que seja bem tratado. 

Confira algumas dicas para proporcionar mais bem-estar aos animais:

  • Redução de barulhos no ambiente;
  • Não bater no rebanho;
  • Oferecer água fresca à vontade para o gado;
  • Se for criar o gado no pasto, oferecer locais com árvores para sombra. 

Também é importante se atentar para o possível estresse térmico. Já foi averiguado que as vacas oferecem melhores resultados quando submetidas a tempo fresco. Se as suas vacas são confinadas é essencial investir em estruturas para amenizar o calor do ambiente. 

5 – Investimento em tecnologia

A tecnologia já está presente de diferentes formas nos processos de produção, comercialização e distribuição da pecuária leiteira. Os pequenos, médios e grandes produtores do segmento podem ser beneficiados com ferramentas tecnológicas que se refletem na melhora dos resultados e qualidade do leite. 

É importante entender a implementação da tecnologia como uma forma de potencializar a rentabilidade da fazenda. Investir em tecnologia permite desenvolver mais competitividade no mercado. 

Inclusive há propriedades que já estão substituindo práticas tradicionais pelos novos modelos de gestão tecnológica. Essa forma de trabalho permite reduzir custos e aumentar a qualidade e produtividade. Também permite atender a demanda do mercado consumidor exigente.

6 – Investimento em capacitação

A capacitação dos profissionais que atuam na sua propriedade é essencial para manter a qualidade do trabalho. O treinamento prático ajuda o produtor e seus colaboradores a adquirirem uma nova visão da sua atividade. Com essa visão se torna possível realizar mudanças que se refletirão economicamente.

Para aumentar os lucros e manter a produção num bom ritmo é determinante que seus colaboradores estejam devidamente capacitados. Isso contribui para obter o conhecimento realizando as mudanças com eficiência em seu empreendimento. 

A especialização é uma das bases para construir um trabalho com mais chances de sucesso. O produtor deve investir para que seus colaboradores conheçam sempre as novas técnicas. Treinamentos e cursos permitem adquirir conhecimento rapidamente e fazer a diferença na empresa aumentando a produção. 

Gostou de saber mais sobre como aumentar a produtividade na pecuária leiteira? Acesse outras postagens do blog Rodeo West para conferir mais conteúdos informativos sobre o setor agropecuário e novidades sobre o universo country!