Mundo Country

Dicas Para o Churrasco Perfeito

Esse guia de dicas de churrasco foi elaborado para quem adora receber os amigos para confraternizar com pratos cheios de sabor! Desvende todos os segredos para ter os melhores pratos, encontrar o melhor ponto para a carne, e saber quais são os melhores cortes para levar ao fogo. Preparado para colocar mãos na carne e servir com muito estilo e suculência?

Dicas de Churrasco Perfeito

Já começamos dizendo que essas dicas de como fazer churrasco são para aqueles que estão em busca da perfeição, seus convidados vão apreciar muito esses cuidados!

Qual Corte de Carne Escolher?

Na hora de fazer um churrasco, a primeira coisa que se deve ter em mente é o tipo de carne que será utilizado, pois dessa decisão dependerá todo o resto. Observe que cada corte tem suas próprias características de suculência e sabor.

– Picanha

Uma das carnes mais suculentas para churrasco, a picanha pode ser temperada somente com sal grosso ou com condimentos à sua escolha, como alho em pasta, por exemplo. Uma dica preciosa para todo bom churrasqueiro é selar a picanha antes de começar a assá-la para aumentar a sua suculência. Você deverá aproximar os lados da carne do fogo por mais ou menos 20 segundos, até que não apresente mais aquele tom rosado. Após selar, basta deixar assando até atingir o ponto desejado.

– Fraldinha

Seus amigos seguem uma linha fitness? Isso não é motivo para não preparar um bom churrasco para eles! Nesse caso, recomendamos que você opte pela e fraldinha, uma carne que possui baixa concentração de gordura e fibras alongadas, resultando em pratos mais leves. Essa carne pode ser preparada diretamente na brasa, reduzindo o tempo do churrasqueiro. Quem decidiu apostar na brasa deve focar num bom tempero: enrole a carne em papel-alumínio utilizando manteiga, sal, alho e um pouco de suco de laranja. Prove essa receita, você vai adorar!

– Costela

Para quem tem paciência de preparar carne de churrasco a dica é apostar no corte da costela, seja bovina ou suína. Como é uma carne que possui fibras alongadas e grossas, ela demora mais para cozinhar. O mais interessante é que você poderá temperá-la simplesmente com sal grosso ou com versões de temperos mais elaborados. inclusive com molho barbecue (algo que adiciona um sabor ímpar).

– Maminha

É um dos cortes de carne bovina mais gordurosos, mas também é bastante saboroso. A principal questão na hora de preparar essa carne é fazer o corte em fatias contra as fibras da carne. A maminha não deve assar demais para não perder o sabor, passando do ponto ideal. É possível preparar no espeto, cortada em fatias mais finas, ou na grelha.

Quer mais dicas de cortes de carne bovina para churrasco? Clique aqui.

Quais São os Materiais Indispensáveis Para um Bom Churrasco?

Seguindo com nosso guia de churrasco não podemos deixar de falar dos materiais necessários para que os cortes de carne ideais se transformem em saborosos assados.

– Espetos

O tamanho perfeito de espeto é aquele que deixa apenas os cabos para fora da churrasqueira. Se você gosta de assar carnes mais pesadas é importante escolher espetos compatíveis, mais largos e mais firmes, ou ainda os espetos duplos. Quem também gosta de assar vegetais (dica para os amigos vegetarianos) ou linguiças, salsichas e outras miudezas deve ter espetos mais finos.

Dica extra: O momento mais adequado para limpar os espetos é no final do churrasco, e não antes de começar o próximo, se sal e gordura agirem a longo prazo nos espetos, podem desgastá-los.

– Tábua para corte

No mundo ideal a tábua deveria ser de vidro, mas como é um tipo de tábua muito cara e difícil de encontrar você pode optar por uma de polipropileno, ou, em último caso de madeira (sempre esterilize em altas temperaturas para evitar o acúmulo de bactérias). Esse instrumento deve ter bom tamanho.

– Pinça

Para quem gosta de utilizar a grelha é imprescindível ter uma pinça para virar as linguiças, por exemplo.

– Garfo trinchante

Será o seu auxiliar tanto para fazer o corte da carne como para verificar se ela está pronta. Tem alguns tipos de carne que são mais difíceis de retirar do espeto, de maneira que vale a pena contar com esse garfo.

– Faca para churrasco afiada e faca para desossar

Procure uma faca que tenha peso e tamanho adequado para a sua mão. Evite lavar com água quente, que tira o fio, e não a use para abrir latas, por exemplo. A faca afiada usada para cortar a carne não pode ser usada para desossar! Para isso, compre uma versão mais fina e própria. Tenha sempre por perto também a chaira, que é o afiador de facas.

– Carvão

Na hora de escolher o carvão para o seu churrasco prefira opções de madeira densa ou de eucalipto para não ficar com a casa toda cheirando fumaça. Alguns churrasqueiros são adeptos de usar lenha: ela deixa um sabor especial na carne.

– Atiçador do fogo

Pode álcool, gel ou qualquer outro produto que ajude a dar início ao fogo para o churrasco.

Dica Especial Sobre o Ponto da Carne

Esse quesito fica a cargo do churrasqueiro, porém, recomendamos que seja feita uma pesquisa com as pessoas do grupo para determinar se a maioria prefere bem ou mal-passada.

Gostou dessas dicas para preparar o melhor churrasco de todos os tempos?