Pernil de Natal
Curiosidades

Pernil de Natal: confira o passo a passo para preparar uma carne deliciosa

O pernil de natal é a grande estrela do jantar e, como tal, deve ser preparado com toda atenção e cuidado. Prossiga a leitura para conhecer o passo a passo para que sua carne fique suculenta e muito saborosa agradando ao paladar de todos. Vamos começar a preparar essa maravilha?

Receita de Pernil de Natal

Prato principal da ceia de natal, o pernil deve ser preparado seguindo alguns passos. A seguir vamos te ensinar a como preparar essa carne da forma correta para que fique saborosa e macia. Com essas indicações não tem erro e o seu jantar será um grande sucesso!

Ingredientes

1 pernil de porco com 3 a 4 kg

2 pimentões vermelhos

4 ramos de tomilho

4 folhas de louro

3 cebolas

5 latas de cerveja

2 colheres de sopa de açúcar mascavo (ou rapadura se preferir)

1 alho poró

1 colher de sopa de pasta de alho

2 colheres de sopa de mostarda

2 colheres de sopa de óleo

200 ml de molho inglês (ou shoyu)

Sal a gosto

Como fazer

Passo 1 – Reúna os ingredientes

O preparo da ceia de natal costuma ser atribulado, em especial a preparação das carnes. Sendo assim, reúna todos os ingredientes antes de iniciar o processo. Caso seu pernil seja maior ou menor do que o indicado na receita, ajuste os demais ingredientes.

Passo 2 – Preparação da carne

Remova o excesso de gordura da carne. Para quem for usar um pernil sem osso, fica a dica de amarrá-lo com um fio barbante para não perder a forma.

Passo 3 – Preparo da marinada

Nesse passo, você deverá fazer a marinada da carne. No liquidificador ou no processador de alimentos, bata os pimentões (deverão estar sem as sementes), o alho poró, a cebola e a cerveja.

Tudo deverá ser bem batido para que fique o mais homogêneo quanto possível. Uma dica é que se ficar muito espesso, você poderá acrescentar mais um pouco de cerveja, caldo de carne ou vinho branco.

Passo 4 – Marinando a carne

O pernil deverá ser colocado numa bacia ou assadeira grande. Acrescente então o molho feito anteriormente. Adicione também o molho inglês (ou shoyu), a pasta de alho (feita com dois alhos bem amassados), a mostarda, as folhas de louro e o tomilho. Misture bem e esfregue os temperos na carne, tampe e reserve na geladeira entre 8 e 24 horas para que o sabor fique bem impregnado na peça.

Passo 5 – Selando o pernil

Depois de passado o tempo indicado, chega o momento de cozinhar o pernil. Coloque óleo numa frigideira e doure todos os lados da carne, é isso que se chama de selar. Selar a carne é imprescindível para que fique mais suculenta por dentro quando for assada. Você poderá acrescentar um pouco de sal nesse passo, porém, tenha em mente que o molho inglês ou shoyu já são salgados e um deles está presente na sua marinada.

Passo 6 – Assando o pernil

A carne bem dourada deverá ser colocada numa assadeira, adicione a marinada. Com papel alumínio, cubra o pernil e leve para assar no forno a 250°C por um período de 15 a 20 minutos para cada quilo da peça de carne. Quem estiver usando um pernil com 4 kg deverá deixá-lo assar por um tempo entre 60 e 80 minutos, por exemplo.

Passo 7 – Açúcar ou rapadura

Após o tempo indicado para assar, retire o papel alumínio do pernil e adicione o açúcar ou a rapadura ralada no topo da carne. O ingrediente tem como objetivo dar um sabor adocicado a carne, além de deixá-la mais brilhante e saborosa. Deixe assar por mais 10 a 15 minutos no forno a 200°C ou até que fique dourado.

Passo 8 – Molho

Depois do tempo final de assamento do pernil, retire-o do forno e espere que repouse por 5 minutos antes de cortá-lo. Caso deseje, você poderá aproveitar os ingredientes para fazer um molho. Para isso, utilize a peneira para filtrar os pedaços e leve o líquido para o fogo para que cozinhe até se tornar espesso.

Passo 9 – Corte em fatias

Por fim, corte o pernil de natal em fatias e sirva com deliciosos acompanhamentos à sua escolha. Algumas boas opções são batata assada com páprica, arroz de forno de natal, batata gratinada ou ainda uma salada leve. Com atenção e cuidado, seu pernil de natal fica saboroso e com aquele gostinho de quero mais.

Dica bônus: molho caipira

Para que seu pernil de natal fique com um sabor de comida caipira, você poderá preparar um molho caipira, confira a seguir como fazer.

Ingredientes

½ cubo de caldo de galinha

½ cebola roxa previamente picada

3 limões rosa

200 ml de azeite

Pimenta-do-reino a gosto

Salsa a gosto

Como fazer

Inicie espremendo dois limões, peneire o suco. O caldo de galinha deverá ser bem amassado, adicione o suco e o azeite. Mexa bem e então adicione a salsa picada, a cebola picada e a pimenta-do-reino a gosto. Pronto!

Agora você já sabe como preparar o pernil de natal passo a passo!

Fonte imagem: receitatodahora.com.br