5 dicas para usar a agricultura sustentável e promover sua lavoura

Agricultura Sustentável
Saiba as vantagens da Agricultura Sustentável

Dedicar-se à agricultura sustentável é uma forma de contribuir com o meio ambiente e, também, reduzir custos de produção agrícola. Ser sustentável se baseia em utilizar os recursos com mais assertividade evitando prejuízos e, logo, tornando a atividade mais rentável. Sua lavoura pode se tornar mais sustentável com algumas ações práticas.

Confira 5 dicas para aplicar o conceito de agricultura sustentável em sua lavoura

Durante algum tempo, a agricultura foi entendida como uma atividade não compatível com o conceito de sustentabilidade. No entanto, a maior difusão das ideias sustentáveis demonstrou exatamente o contrário e atualmente existem meios de unir os dois universos. 

Devemos lembrar que a atividade agrícola tem grande relevância para a alimentação do ser humano e que contribui para o avanço social e econômico da sociedade como um todo. Para que esse setor continue prosperando e aumente seu alcance transformador, nada melhor do que adicionar às suas metodologias conceitos sustentáveis. Confira 5 dicas para a prática da agricultura sustentável em sua lavoura.

1 – Entenda a diferença entre agricultura sustentável e agricultura orgânica

A primeira dica desta lista tem o objetivo de sanar uma dúvida bastante pertinente de quem está conhecendo agora o conceito de agricultura sustentável. Sustentabilidade e alimentos de origem orgânica não são sinônimos, embora tenham como um dos focos centrais a qualidade dos alimentos.

Uma lavoura de alimentos orgânicos é, basicamente, uma lavoura em que o cultivo é livre da adição de produtos químicos sintéticos. Já no caso de uma lavoura sustentável, a preocupação central está em produzir causando o menor prejuízo possível ao meio ambiente. 

2 – Analise as fontes de recursos

Para manter a sua lavoura produtiva, é necessário uma série de recursos, com destaque para a água. Os agricultores que estão tentando focar suas atividades em um caminho mais sustentável precisam fazer uma análise bastante criteriosa das fontes de seus recursos base de trabalho. Ser sustentável significa, acima de qualquer coisa, usar recursos finitos, como a água, de forma inteligente e sem a geração de desperdícios. Elabore uma lista com as fontes dos recursos que utiliza atualmente e de onde acredita que eles estarão vindo daqui a cinco anos.

Esse simples exercício pode se tornar bastante revelador se você parar para pensar que, talvez, a sua fonte de recursos de hoje não esteja disponível amanhã. Diversificar as fontes é uma maneira prática de se tornar mais sustentável ecológica e economicamente falando. O uso de tecnologias que reduzem o desperdício também é bem-vindo e impactará em uma grande economia em médio e longo prazo. 

3 – Adoção de práticas que evitem impactos ao meio ambiente

O agronegócio pode ser sustentável, basta para isso adotar práticas que tenham menor impacto ao meio ambiente como, por exemplo, evitar processos que acarretem mudanças negativas da qualidade do solo, gerando processos como desertificação e erosão. O agricultor deve fazer um estudo para saber qual a capacidade de produção que não trará prejuízos para o local em que sua propriedade está situada. 

Sustentabilidade tem muito a ver com fazer projeções para o futuro e identificar qual é o limite para não desgastar uma área, tornando-a improdutiva em médio e longo prazo. Do ponto de vista de gestão financeira do negócio, é importante produzir renda para tornar o empreendimento consolidado de acordo com o seu mercado. A saúde financeira do negócio se reflete em ações mais planejadas e adequadas. 

4 – Capacite seus funcionários

Para que o conceito de agricultura sustentável seja realmente aplicado no dia a dia produtivo da sua propriedade, é crucial capacitar a sua mão de obra. Pode ser que boa parte dos seus funcionários ainda não sejam familiarizados com os métodos que serão adotados para redução de desperdícios, então, é necessário apresentar os processos e explicar as suas motivações.

Tão importante quanto ensinar os colaboradores a utilizar as metodologias e tecnologias, é transmitir o conhecimento da razão pela qual isso é tão importante. Engajar os funcionários nessa frente tornará o trabalho mais consistente e com maior capacidade de se desenvolver em médio e longo prazo. 

5 – Policultura

Trabalhar com diversas culturas na sua lavoura permite reduzir o impacto da agricultura sobre a qualidade do solo, porque dá a oportunidade para que o mesmo se recupere. A rotação de culturas é uma excelente estratégia, faça um planejamento para que a cultura seguinte seja adequada para a correção de problemas gerados pela anterior. É fundamental que os cultivares se adaptem entre si.

Para potencializar a capacidade sustentável da sua lavoura, também é válido usar adubos verdes para que a terra se mantenha com qualidade e saúde. Quem possui, além da lavoura, criação de gados poderá conectar as duas vertentes utilizando o esterco do animal para a produção do adubo, um dos melhores em termos nutricionais. 

Gostou dessas dicas? Aqui você encontra sempre o melhor do mundo country, com muitas informações úteis para o dia a dia no campo!

Imagem: https://www.shutterstock.com/