Pessoa verificando o capital de giro da fazenda
Agronegócio

Capital de giro: conheça sua importância em uma fazenda

O capital de giro é o montante necessário para manter a operacionalidade das empresas. No contexto do campo, trata-se dos recursos essenciais para que as atividades rurais sejam realizadas mantendo as propriedades em funcionamento. Continue lendo para entender mais sobre o tema.

O que é capital de giro?

Como explicamos acima, capital de giro no âmbito empresarial diz respeito aos recursos financeiros necessários para manter a operacionalidade. No agronegócio, esse capital refere-se aos recursos financeiros que serão utilizados para custear as atividades rurais.

Dentre essas atividades estão a compra de insumos, pagamento dos salários dos trabalhadores rurais, compra e manutenção de máquinas, implementos, entre outros. O capital de giro também tem a função de servir de investimento na atividade rural.

Esse capital pode ser utilizado de diferentes maneiras para manter o trabalho da propriedade rural acontecendo. Em geral, esse capital é usado para quitar despesas de curto prazo e como reserva de emergência para resolver pendências que podem surgir no dia a dia.

Como o capital de giro é calculado?

O cálculo do capital de giro necessário para uma empresa (rural ou não) é feito da seguinte maneira: valor total das contas a receber menos as contas a pagar.

Confira abaixo:

Capital de giro = (contas a receber + estoque disponível na propriedade)  (soma das contas a pagar + impostos e despesas de um determinado período ou safra)

Através dessa conta simples é possível identificar se a sua empresa rural está em boas condições financeiras. Quanto maior for o resultado positivo, melhor estão as finanças da propriedade.

Onde o capital de giro deve ser aplicado?

Confira a seguir onde o capital de giro da fazenda pode ser aplicado:

Despesas rotineiras

O capital de giro pode ser utilizado para custear a compra de maquinário (de pequeno ou grande porte), conserto de equipamentos, compra de peças, para pagar contas como a de energia entre outras.

Manutenção de atividades rotineiras

Esse recurso pode ser empregado para manter as atividades rotineiras da fazenda. Dentre essas atividades estão as atividades do campo, escritório da propriedade e da sede da fazenda ou da agroindústria.

Para gerar fluxo de caixa

O montante do capital de giro pode ser usado também para a geração de fluxo de caixa e para o balanceamento do ativo e do passivo financeiro.

Compra de insumos

Outra possível função do capital de giro é a compra de insumos como adubos, corretivos de solo, agrotóxicos, fertilizantes, entre outros.

Pagamento de parceiros

Os recursos do capital de giro também podem ser utilizados para o pagamento de parceiros como fornecedores, colaboradores, impostos, entre outros.

Dessa forma, fica evidente que o capital de giro rural nada mais é do que um complemento de recursos que pode ser utilizado para custear as despesas da fazenda. A importância desse capital está justamente em manter as operações acontecendo.

Se não existe esse capital, qualquer eventualidade pode impedir a sua companhia de seguir trabalhando. A garantia de que terá insumos e poderá pagar pela mão de obra é fundamental para se manter no mercado.

Como gerenciar o capital de giro?

Para que a situação da sua empresa rural não saia do controle, é essencial saber como gerir bem o capital de giro. Assim, a propriedade se mantém produtiva. A seguir, confira dicas de como gerenciar bem o capital.

1 – Faça compras à vista

Uma vez que você tem os recursos financeiros disponíveis, vale mais a pena fazer as compras à vista. O pagamento à vista costuma sair mais em conta por oferecer vantagens como descontos. E lembre-se de guardar a nota fiscal ou recibo da compra paga à vista.

2 – Verifique aumentos de preços

Acompanhe nos dados do fluxo de caixa os aumentos dos preços de produtos ou serviços utilizados pela sua fazenda. Observando essa variação, você pode estabelecer uma maior margem de lucros na venda da sua produção.

3 – Evite empréstimos e financiamentos em excesso

Os gestores de empreendimentos rurais devem ficar atentos para a aquisição de empréstimos e financiamentos em excesso. Além do trabalho para gerir tantos compromissos, é necessário ter como quitá-los. O atraso de parcelas significa a geração de juros a serem cobrados.

4 – Corte gastos

O corte de gastos excessivos é a chave para chegar a uma gestão equilibrada de recursos. Cada custo supérfluo que você corta representa um valor extra para investir no seu empreendimento e formar uma reserva de emergência.

5 – Reduza o custo de produção

Além de cortar custos, é interessante investir na redução do custo de produção para que sobrem recursos para investir em áreas que demandam mais atenção. Quando se faz uma observação atenta é possível identificar pontos de redução de custos. Gostou de saber mais sobre o capital de giro e sua importância para uma fazenda? Acesse outras postagens do blog da Rodeo West para conferir mais dicas e novidades sobre o universo country!

Fonte da Imagem: pixabay.com