Quais melhores opções de produção de leite?
Agronegócio

Produção de leite: qual a melhor opção compost barn ou free stall?

A produção de leite é uma das bases da pecuária brasileira, contando com pequenos, médios e grandes produtores. Sendo um setor tão bem desenvolvido, é natural que haja debates a respeito do melhor sistema produtivo. Neste artigo iremos apresentar melhor dois desses sistemas para facilitar essa escolha.

Produção de leite: qual é o melhor sistema?

Free Stall e Compost Barn são dois sistemas de produção de leite que objetivam aumentar o conforto do animal. Assim, o animal tem mais chances de expressar seu potencial genético de produtividade. Conheça melhor os dois sistemas de produção.

Conheça o sistema Free Stall

No sistema de confinamento free stall, o gado leiteiro fica solto em áreas cercadas. Geralmente, essas áreas são divididas em duas ou quatro partes. Em uma delas há baias individuais forradas com borracha triturada ou areia. Os animais ficam nessas baias, lado a lado, descansando.

O tamanho das baias varia, contudo, é importante que haja bastante espaço para que o gado possa deitar quando estiver confinado. As demais partes têm como foco os exercícios feitos pelos animais e a alimentação do rebanho. E, finalmente, há o espaço dedicado à ordenha dos animais.

Devido à sua maior facilidade de manuseio dos animais, o free stall tem se tornado um sistema mais popular. Nos momentos em que as vacas não estão sendo ordenhadas, podem passear livremente. Esse sistema também é desenvolvido de maneira a facilitar a alimentação do gado que muitas vezes é mecânica.

Vantagens do confinamento free stall

Nesse sistema os animais têm mais conforto, especialmente devido ao seu controle térmico. Outro ponto relevante é que essa modalidade permite proteger o gado das condições adversas do tempo e potencializar a produção. Confira as vantagens desse sistema;

– Menor custo operacional;

– Mecanização facilitada;

– Os animais se exercitam regularmente;

– Área de repouso menor em comparação com a de repouso coletivo;

– As vacas permanecem mais limpas;

– Maior flexibilidade para organizar os manejos de grupos.

Conheça o sistema Compost Barn

Em linhas gerais, o compost barn é um celeiro de compostagem, isto é, uma grande área destinada ao descanso dos animais. Geralmente, esse espaço possui o chão coberto de serragem ou feno. Embora esse sistema seja mais novo, no Brasil já vem sendo usado por vários produtores.

Contudo, precisamos esclarecer que a construção desse espaço é mais complexa do que parece. Para que as atividades de agronegócio ocorram em boas condições, é importante que o espaço seja projetado considerando a manutenção da higiene nos animais. Também é importante ser um espaço prático para o manejo.

A instalação em si é relativamente simples, no entanto, é importante que a área conte com pé direito elevado e tecnologias que favoreçam o bem-estar dos animais. O ponto essencial da instalação é o manejo adequado da cama. É preciso adotar medidas que evitem o aquecimento do material de compostagem.

Vantagens do confinamento compost barn

Ao falar sobre o sistema compost barn, não podemos deixar de citar os rejeitos. Após a retirada do material que passou pelo processo de compostagem, é possível utilizá-lo como adubo para as lavouras. Também pode ser usado para gerar bioenergia.

O uso desse tipo de instalação oferece diversas vantagens para rebanhos de diferentes portes, desde os menores até os maiores. O fato de os animais permanecerem em um local seco e arejado o ano todo contribui para a saúde dos animais e para a sua melhor expressão genética na produção.

Há ainda o conforto oferecido pela cama e uso de tecnologias como a escova rotativa e ventiladores. Com esse trabalho sendo realizado é possível aumentar a produção de leite e a sua qualidade.

Free Stall ou Compost Barn?

Os dois métodos de confinamento oferecem vantagens e desafios que precisam ser considerados pelos produtores. No caso do free stall há que se ressaltar a facilidade de manejo e a possibilidade de manter os animais mais limpos.

Já no compost barn, não podemos deixar de citar que esse sistema oferece mais chances de manter o conforto do gado leiteiro. Para fazer a sua escolha, considere o espaço disponível em sua propriedade e os recursos destinados para a construção.

Comparativamente, a instalação do compost barn é mais simples do que a do free stall. Isso porque o primeiro demanda apenas um espaço, enquanto o outro precisa de mais de uma área para o trato dos animais. Contudo, é essencial refletir sobre o que trará melhores resultados para a sua propriedade.

Fica a dica de que ambos os sistemas podem trazer sucesso ou não. As duas opções são interessantes e contam com vantagens, no entanto, isso em si não é uma garantia que dará certo. É preciso dedicação e estudo para usar os sistemas da forma mais interessante para os ganhos da sua propriedade.

Gostou de saber mais sobre esses sistemas de produção de leite? Acesse outras postagens do blog da Rodeo West para conferir mais dicas e novidades sobre o universo country!

Fonte da Imagem: pixabay.com