Insumos Agrícolas
Agronegócio

6 Dicas para realizar a compra de insumos agrícolas

Parte importante da produção, os insumos agrícolas representam uma parcela significativa dos gastos de manutenção de um empreendimento rural. Devido à sua relevância prática e financeira, é essencial trabalhar com um planejamento eficiente para a realização dessas compras. Continue lendo para ficar a par de excelentes dicas.

Compra de insumos agrícolas: confira dicas essenciais

Antes de qualquer coisa, é importante conceituar o que são os insumos agrícolas. De acordo com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, são considerados insumos todos os fatores de produção usados para garantir a nutrição e a proteção das plantas, bem como para potencializar a produtividade da lavoura.

Entram nessa categoria maquinário, equipamentos, restos de culturas, microrganismos, mudas, sementes, elementos de origem vegetal ou animal, defensivos agrícolas e pós de rocha. A seguir daremos 6 dicas de como fazer essas compras de maneira mais estratégica e inteligente.

Dica 1 – Reúna dados das safras anteriores

O produtor rural que deseja fazer compras de insumos agrícolas de forma mais inteligente e econômica deve ter em mãos dados das safras anteriores. Com esses dados se torna mais simples compreender quais são as quantidades necessárias para alcançar uma boa produtividade.

Além disso, com essas informações é possível verificar se as compras anteriores foram suficientes. Sabendo se sobrou ou faltou insumos, é mais simples fazer uma previsão adequada para as necessidades de manejo.

Dica 2 – Pesquisa de preços

Uma parte importante da compra de insumos agrícolas é a de pesquisar os preços dos itens. A pesquisa ainda te ajuda a ter maior poder de negociação, de maneira a ter a chance de conquistar um preço mais competitivo.

Deve-se ficar atento ao fato de que os valores desses insumos podem variar de acordo com o câmbio. Dessa forma, é indicado prestar atenção aos movimentos do mercado financeiro.

Dica 3 – Faça pedidos com antecedência

Para garantir um bom preço, é importante fazer os seus pedidos de insumos agrícolas com antecedência. Não tendo a necessidade imediata, o produtor ganha mais poder de negociação. Além de conseguir um preço competitivo, também se tem a certeza de que no momento em que o insumo for necessário estará à disposição.

Dica 4 – Considere diferentes formas de pagamento

A compra com antecedência, como mencionado acima, é uma forma de conseguir preços mais competitivos para os insumos agrícolas, porém, pode acontecer de o produtor rural não ter capital para realizar a aquisição nesse momento. Uma solução é considerar outras formas de pagamento para fechar o negócio.

Uma forma de pagamento que vem ganhando cada vez mais popularidade no agronegócio é o Barter. Essa modalidade se caracteriza por dar a produção futura como garantia para fechar o negócio com o canal de distribuição. Trata-se de uma forma de financiamento da safra que pode representar a manutenção da operacionalidade para boa parte dos produtores rurais.

Dica 5 – Análise e escolha de bons fornecedores

No momento de realizar a compra de insumos agrícolas é determinante fazer uma ampla pesquisa para encontrar os melhores fornecedores. Analise tanto a qualidade dos insumos desses fornecedores quanto as condições de pagamento e facilidades que oferecem.

Para quem tem dúvidas a respeito da qualidade dos insumos é válido contratar um serviço de consultoria para uma primeira escolha. A partir desse trabalho, será possível manter bons critérios para ter acesso ao que há de melhor no mercado.

Dica 6 – Tenha um bom trabalho de gestão

Tendo seguido todos os passos mencionados acima, chega o momento de fechar o negócio. Para que as suas compras de insumos agrícolas sejam o mais bem-sucedidas quanto possível, é necessário que dois fatores sejam considerados:

Quando fazer a compra

A base de uma gestão de compras de insumos agrícolas é saber determinar o melhor momento para comprar os itens necessários. Comprar em cima da hora pode fazer com que o produtor rural se veja impossibilitado de negociar e, assim, tenha que fechar negócios não tão interessantes para ele.

Também é importante se atentar para não realizar uma compra muito antes do necessário, alguns itens perecíveis podem não resistir até o momento de uso. Por isso é determinante que o produtor faça um amplo estudo a respeito da rotina da sua propriedade.

Quantidade a ser comprada

Lembra-se que mencionamos a necessidade de analisar dados das safras anteriores? Essa análise é determinante para acertar na quantidade de insumos agrícolas a adquirir.

É fundamental para uma boa gestão que a quantidade seja adequada, de maneira que não falte e nem sobre insumos. A quantidade certa é aquela que atenderá as necessidades da sua lavoura e, eventualmente, da sua criação de gado sem desperdícios e sem carências.

Com essas 6 dicas, os produtores rurais poderão fazer compras de insumos agrícolas com mais inteligência e planejamento!

Fonte imagem: orbia.ag