Guia de cultivo de flores
Agronegócio,  Mundo Country

O guia completo para o cultivo de flores

Guia de cultivo de flores

A plantação de flores tem se tornado um excelente negócio para quem deseja entrar num mercado promissor, que movimenta em torno de 4,3 bilhões de reais todos os anos no Brasil e difunde beleza. Flores têm sido a aposta de muitos empresários que observam a oportunidade de um crescimento ainda maior num futuro próximo. A seguir vamos apresentar um guia completo a respeito desse tipo de cultivo. 

Guia completo da plantação de flores

O mercado brasileiro está voltado principalmente para finalidades ornamentais, com destaque dado às flores para jardim. No entanto, estudiosos apontam que nos próximos anos haverá intenso crescimento e diversificação, afinal essas plantas podem ser utilizadas para alimentação, fabrico de cosméticos e outros fins.

Benefícios de cultivar flores

Lucratividade: o plantio de flores pode ser uma atividade bastante lucrativa, especialmente para quem consegue se tornar também distribuidor e abrir uma floricultura. Desde os anos 1960 (período de intensificação da imigração holandesa), nosso país tem se fortalecido no ranking mundial dos principais cultivadores de flores, das mais comuns até as mais exóticas. Escolhendo com assertividade as variedades a serem plantadas, é possível se tornar um empresário muito bem-sucedido. Há grande demanda por flores para diversas ocasiões, como decoração de casamentos, presentes de dia dos namorados, entre outras.

Processo simples: cultivar flores não é uma tarefa complexa. Sua manutenção é relativamente simples, o que faz desse um negócio sob medida para quem deseja atuar no segmento de plantio, mas não tem experiência.

Beleza: atuar no segmento de plantio de flores é uma forma de se manter sempre cercado pela beleza: um trabalho gratificante que se reflete em excelente aceitação no mercado consumidor.

Cultivando flores – o que é necessário?

Escolha das espécies

O primeiro passo para ingressar no mercado de plantio de flores é escolher as variedades que serão cultivadas. A opção não está relacionada somente ao gosto pessoal e à beleza: cada espécie de flor se adapta melhor a um tipo de clima e tem suas próprias necessidades.

Nossa dica é que você faça um estudo de quais variedades se desenvolvem melhor no tipo de clima do local em que você pretende fazer o cultivo. Saiba que há flores que precisam de sol constante, assim como há espécies que preferem um clima mais ameno. Tem para todas as regiões! Considere as mudanças do clima ao longo do ano.

Estrutura

O segundo ponto a ser considerado é a estrutura necessária para a plantação de flores. O tamanho do local depende das espécies escolhidas para o cultivo e como elas evoluem no decorrer do seu crescimento. Faça um estudo de viabilidade para cada espécie pretendida, encontrando os pontos fortes e fracos de cada escolha.

Cada tipo de flor deve ter o seu próprio viveiro, isolado de outras espécies, para que possa se desenvolver melhor. A área administrativa deve ser separada da área de produção, evitando a intensa circulação de pessoas, isso pode afetar o desenvolvimento das plantas.

Equipamentos e insumos

Dar início ao plantio de flores exigirá algum investimento inicial para a aquisição de equipamentos e insumos essenciais para o seu desenvolvimento. Dentre os principais equipamentos que podem ser necessários estão: estufa (no caso de quem não optar pela modalidade de céu aberto), equipamentos de irrigação, arado de disco, enxada, pás, podador com motor, tela plástica para fazer sombreamento, adubos, defensivos, aplicadores de defensivos, entre outros. No estudo de viabilidade já serão aventados os equipamentos e insumos necessários.

Como iniciar o processo de plantação de flores

Confira abaixo como se dá o processo de plantio de flores, lembrando que algumas espécies podem ter algumas necessidades específicas.

Primeiro passo – preparando o solo

A preparação do solo começa com a verificação do seu pH e eliminação de formigas, cupins e outros insetos, além da limpeza de ervas-daninhas. Deve-se, também, delimitar as áreas de plantio com estacas e barbantes, fazendo o mapeamento dos canteiros. Usando uma pá se deve fazer as covas de acordo com a profundidade necessária para cada espécie. O solo deverá ter seu pH corrigido com o uso de calcário dolomítico, e é preciso adicionar ao solo adubo orgânico na proporção indicada para a espécie a ser cultivada.

Segundo passo – plantio das sementes e mudas

Algumas flores se desenvolvem melhor através do plantio de sementes, enquanto outras demandam o plantio de mudas, por isso, faça uma pesquisa prévia. Para assementes, devem ser desenhadas linhas sulcadas com 2 cm de distância entre si. As sementes deverão ser depositadas nesses sulcos e ter um pouco de terra peneirada por cima. Uma placa de vidro apoiada em estaca de madeira precisa ser posicionada sobre a sementeira. No caso de mudas, é necessário colocá-las dentro das covas.

Terceiro passo – irrigação

As plantas devem ser regadas todos os dias até que a floração tenha início.

Quarto passo – repicagem

Ao observar o aparecimento do primeiro par de folhas verdadeiras é necessário fazer a repicagem, que nada mais é do que retirar as mudas das covas e replantá-las em vasos ou saquinhos individuais. É importante deixá-las em local com sombra durante dois dias, transportando-as para local ensolarado em seguida. A transferência para o jardim, local definitivo, deve ser feita quando a planta desenvolver 5 ou 6 folhas verdadeiras.