Máquinas agrícolas para sua fazenda
Agronegócio

As máquinas agrícolas que mais vão ajudar sua fazenda

Máquinas agrícolas para sua fazendaAs máquinas agrícolas têm ocupado um lugar cada vez mais importante no dia a dia das fazendas, especialmente por sua evolução tecnológica que torna possível fazer mais com equipamentos mais compactos. Durante o último século, assistimos a uma verdadeira revolução no maquinário, que foi modernizado e passou a contar com maior usabilidade para o campo.

Máquinas agrícolas – as mais importantes para o trabalho na fazenda

Conheça um pouco mais sobre as novidades em máquinas agrícolas que vão tornar o trabalho da fazenda mais simples.

Colheitadeiras

Essa é a máquina agrícola mais importante para quem atua no segmento de grãos, pois automatiza a colheita e separação dos mesmos. Os pequenos e médios produtores podem se beneficiar enormemente com a adição de máquinas S 430 e S 440 da John Deere, colheitadeiras que operam com motores de 201 e 238 cavalos de potência. Dentre os diferenciais estão o rotor para trilha, bem como a separação dos grãos que deixam no passado o sistema de saca de palhas.

Ainda falando sobre colheitadeiras, é importante citar o modelo MF 9695 Trident da Massey Fergusson, que permite ao fazendeiro obter uma economia de até 30% de combustível com o uso ideal. Essa máquina agrícola ainda é capaz de manter a potência de 380 cavalos, mesmo quando o tanque chega à reserva. O sistema de processamento Trident permite uma separação mais qualitativa dos grãos com seu rotor de 70 cm de diâmetro e 3,56 cm de comprimento.

Tratores

Os tratores são de grande importância para a mecanização de algumas das mais importantes atividades agrícolas, como o plantio direto. Esses veículos evoluíram muito ao longo do século passado e atualmente também são empregados para arar, plantar campos e realizar cultivo. Uma das marcas que mais se destaca no setor de tratores é a New Holland, e um modelo interessante para pequenos e médios produtores é o TL 75 Exitus.

A Agrale é outra marca de máquinas agrícolas que merece atenção, especificamente para o trator 575 Super, que tem um design muito mais ergonômico para o operador do equipamento: as alavancas de comando passaram por novo projeto de posicionamento e o novo banco foi pensado para ser mais confortável.

Porém, quando o assunto é modernização, não podemos deixar de citar o Trator Conceito Autonumus da Case IH, que oferece a possibilidade de guiar a máquina por tablet usando um sistema de GPS. A base do modelo são os tratores da série Magnum, da Case.

Plantadeiras

As plantadeiras permitem aumentar significativamente o plantio de sementes, além de proporcionar mais assertividade nesse processo. Um dos modelos de destaque nos últimos tempos dentre os agricultores é a Plantadeira Easy Riser, da Case IH, que possui um reservatório maior e garante uma autonomia de aproximadamente 30% a mais. Esse equipamento é capaz de armazenar cerca de 2,1 toneladas de sementes e de 6 toneladas de adubo, uma ajuda e tanto para as plantações.

A New Holland, marca consolidada no segmento de máquinas agrícolas, investiu no desenvolvimento da sua primeira plantadeira, o modelo PL5000. É interessante lembrar que a máquina foi criada na unidade de Piracicaba, em São Paulo. Esse modelo conta com caixa de sementes com capacidade para uma tonelada e reservatório para adubo com capacidade de 6 toneladas. O objetivo de armazenamento tão grande é poder plantar fazendo menos paradas.

A John Deere também possui uma linha bastante diversificada de plantadeiras, tendo modelos que atendem à demanda de pequenos, médios e grande produtores. Um dos destaques fica para a Plantadeira 2122, que realiza um trabalho de distribuição uniforme de sementes e, assim, oferece um revolvimento menos intenso do solo.

Máquina agrícola 3 em 1

Uma das sensações no âmbito de máquinas agrícolas modernas é a colheitadeira, pulverizador e podador K 3500, um magnífico 3 um 1. O modelo desenvolvido pela Jacto é versátil e pode ser utilizado tanto para a colheita como para a poda e pulverização.

Para fazer o uso de cada uma das funções, basta mudar o complemento acoplado. Uma das grandes vantagens desse tipo de equipamento é poder ser usado o ano todo e não ficar parado, sujeito à deterioração. Vale ressaltar, ainda, que no âmbito da pulverização é uma máquina que trabalha com maior sustentabilidade.

As máquinas agrícolas apresentadas acima são de grande ajuda para quem tem fazenda e, ano após ano, dedica-se a mudanças e adição de novas tecnologias que visam à sua modernização. O meio rural tem muito a ganhar com esse alinhamento tecnológico em termos de produtividade, qualidade e tempo de trabalho.