Colostro Bovino
Animais

Colostro bovino: esclareça suas dúvidas sobre o assunto

O leite secretado na primeira ordenha realizada imediatamente após o parto de bezerros recebe o nome de colostro bovino. Esse leite possui nutrientes fundamentais para o desenvolvimento dos filhotes. Continue lendo para entender mais sobre o assunto e esclareça as suas dúvidas.

Colostro bovino: respostas para as dúvidas mais frequentes

Quem trabalha com criação de gado deve ficar atento a temas relacionados com a saúde e bom desenvolvimento dos seus animais. Confira, a seguir, respostas sobre as principais dúvidas sobre o colostro bovino.

O que é colostro bovino?

O colostro bovino é o leite secretado na primeira ordenha realizada imediatamente após o parto. Por conter nutrientes relevantes para a saúde dos bezerros, se mostra fundamental para o seu bom desenvolvimento. Nesse líquido há vitaminas (A, E e B12), além de proteínas, imunoglobulinas (anticorpos que integram o sistema de defesa do neonato) e minerais, como cálcio, magnésio, fósforo e sódio.

É fundamental saber diferenciar o colostro do leite de transição. O chamado leite de transição é a secreção leitosa que vai perdendo as características nutricionais poderosas do colostro. Aos poucos, esse leite vai adquirindo características semelhantes às do leite integral.

O colostro bovino é fundamental para os bezerros

O colostro é um dos cuidados com os bovinos mais importantes a se ter, pois durante a gestação a vaca não transfere anticorpos para o bezerro pela placenta. Exatamente por esse motivo, o colostro tem grande relevância para a saúde dos animais recém-nascidos. Através dele são transferidos anticorpos e também células de defesa que atuam contra uma série de infecções.

As imunoglobulinas transmitidas para os bezerros têm o papel de estabelecer uma imunidade passiva. Essa é a principal barreira do sistema imune dos bovinos no início de suas vidas. Sem esses nutrientes, os animais se mostram muito mais suscetíveis ao longo da vida.

Transferência de imunidade passiva pelo colostro: como funciona?

As imunoglobulinas (ou anticorpos) são proteínas que fazem parte do sistema imune dos bovinos e que podem ser encontradas na sua circulação sanguínea. Elas atuam na identificação e eliminação de bactérias e outros microrganismos, além de ajudar na proteção das membranas dos órgãos dos animais.

O colostro bovino possui diversas dessas proteínas como, por exemplo: IgG, IgM e IgA. Essa transferência de imunoglobulinas é fundamental para o trabalho de pecuária, uma vez que fortalece a saúde dos animais em médio e longo prazo.

Nos rebanhos em que há falha na transferência da imunidade passiva é possível observar maior incidência de doenças, como onfalites, diarreias, doenças respiratórias, artrites e até mesmo dificuldade de ganho de peso.

Fatores que podem interferir na absorção do colostro

Para que o colostro bovino cumpra sua função com eficácia, é essencial que seja fornecido adequadamente para os bezerros. Os cuidados devem ser tanto em relação à quantidade quanto à qualidade. Abaixo explicaremos com mais detalhes quais são os fatores que podem afetar a qualidade da absorção.

1. Tempo de ingestão do colostro bovino

Nas primeiras horas de vida, as células intestinais do bezerro apresentam melhor capacidade de absorção. Depois desse período, a absorção fica comprometida e o colostro pode ter a sua eficácia nutritiva reduzida. O ideal é que o bezerro receba o colostro durante as primeiras seis horas após seu nascimento.

2. Método utilizado para a colostragem

Há diferentes métodos para realizar a colostragem na fazenda, incluindo: mamadeira, sonda esofágica e, inclusive, a colostragem natural, que significa deixar o bezerro mamar à vontade o colostro. É interessante esclarecer que há maiores taxas de falhas de transferência de imunidade passiva nos bezerros colostrados naturalmente.

3. Volume

Recomenda-se que o bezerro receba de colostro o equivalente a 10% do seu peso. Exatamente por isso, métodos como a sonda esofágica e a mamadeira são indicados porque permitem verificar o quanto o bezerro mamou de colostro.

4. Concentração de imunoglobulinas

É um fator relacionado à qualidade do colostro e indica a quantidade de nutrientes disponíveis. Algumas ferramentas podem ser utilizadas para estimar a quantidade de nutrientes presentes no colostro.

5. Idade da vaca

Vacas que se encontram na primeira lactação tendem a produzir o colostro em menor volume. Por sua vez, as vacas multíparas, por já terem tido contato com microrganismos no decorrer da vida  e terem passado por diferentes desafios sanitários, possuem mais quantidade e diversidade de anticorpos.

6. Genética da vaca

Vacas que apresentam maior potencial produtivo de leite tendem a produzir mais colostro.

7. Manejo pré-parto

O manejo pré-parto tem grande importância para assegurar que os animais receberão os nutrientes de que precisam, em especial no período seco. Há o aumento da concentrações de proteínas e gorduras nesse período antes do parto.

Para se ter uma ideia, a chegada das imunoglobulinas até a glândula mamária tem início algumas semanas antes do parto, chegando ao seu pico entre um e três dias antes do nascimento do bezerro.

Agora você já conhece mais sobre o colostro bovino e a sua importância!

Fonte imagem: milkpoint.com.br