Agronegócio

A Tecnologia nas Fazendas

O que é tecnologia rural para você? Para quem pensou em máquinas como tratores, devemos dizer que elas se enquadram nessa categoria, mas não representam o único tipo de aplicação high-tech para o ambiente de fazendas. A utilização de equipamentos e de conectividade tem sido cada vez mais comum entre os produtores rurais que entendem a necessidade de maximizar seu tempo e seus recursos.

Tecnologia Rural: Tendências Para o Futuro

O maquinário de fazenda com diversos incrementos, como os tratores, representam a realidade tecnológica de alguns anos atrás. Embora sua evolução contínua ainda signifique muito para o crescimento das fazendas, há que se reconhecer o nascimento de tendências focadas em conectividade e equipamentos diferenciados, como drones. A seguir, vamos apresentar as principais tendências da tecnologia para a produção rural, como acompanhá-las e em que estágio se encontram atualmente.

Tratores

Certamente a invenção do trator no início do século passado impulsionou a produção de fazendas de plantio em todo o mundo. Em algumas propriedades menores o cultivo das sementes até pode ser feito manualmente, no entanto, é sabido quanto o equipamento permite acelerar a tarefa.

Um ponto comum que pode ser melhorado tanto no cultivo manual das sementes como no trabalho com os tratores é o do alinhamento de sua distribuição. Devemos lembrar que ambas as atividades dependem do ser humano, que pode falhar. É exatamente nesse ponto que entra a principal inovação tecnológica atual, os sensores GPS nos gigantes.

O uso do recurso de GPS permite manter as linhas assertivamente retas, além de garantir economia de combustível, de fertilizante e do próprio equipamento. A tendência para o futuro é o desenvolvimento de tratores autoguiados que tornarão mais fácil aumentar a produtividade das fazendas, além de permitir que o plantio e a colheita sejam feitos com maior uniformidade. As possibilidades que já existem com os tratores que utilizam sistema GPS serão expandidas.

Drones e Conectividade

Os drones têm sido cada vez mais utilizados como um apetrecho da tecnologia rural, permitindo que os fazendeiros tenham controle sobre números relevantes, como o cálculo de fertilizantes que deverão ser utilizados, quanto se tem de sementes em estoque, controle de áreas atacadas por pragas, limites das terras, entre outros.

Essa tecnologia é muito útil nos dias de hoje e poderá ser ainda mais eficaz com o aumento da conectividade através de tablets e smartphones. Com esses equipamentos e compartilhamento de informações será muito mais fácil administrar uma fazenda sem perder recursos e até mesmo a distância.

Tecnologia Para a Criação de Animais

A evolução tecnológica terá um papel relevante também entre os criadores de animais. Atualmente, muitas fazendas já aderiram à etiquetagem eletrônica, uma forma de controle em que é feita a marcação que torna possível ter acesso a todo o histórico dos animais, conferindo facilmente as suas vacinas e aplicações de hormônios, por exemplo.

Para os próximos anos crescerá o número de drones usados para fiscalização dos bovinos, especialmente nos casos em que se cria parte das vacas no regime “free-range” (ou semiconfinamento). Outros gadgets estão sendo desenvolvidos, como coleiras que fazem o controle da temperatura das vacas, identificando seu período mais fértil. Assim os fazendeiros terão mais assertividade nas inseminações das vacas de maneira a ter um bom período produtivo de leite.

A Robótica a Serviço das Fazendas

O maquinário de fazenda certamente passará por algumas transformações significativas no futuro, tornando-se mais robótico. As fazendas de criação de gado leiteiro estão dentre as que mais irão ganhar com esse incremento tecnológico. A ordenha, que já é feita por máquinas em muitas fazendas, ficará ainda mais assertiva realizando uma sucção mais precisa que resultará em bem menos lesões ao úbere (glândulas mamárias das vacas). Algumas fazendas norte-americanas já utilizam esse tipo de sistema.

A robótica também deve aparecer com mais ênfase nos alimentadores, que em algum tempo não precisarão mais ser administrados por pessoas. A ideia é que a renovação da comida nesses equipamentos aconteça remota e constantemente. Reduzir o gasto de tempo e de energia na realização das atividades da fazenda é uma maneira de potencializar lucros.

Utilize a Tecnologia Rural a Favor da Sua Propriedade

Parte das tecnologias que citamos acima já estão disponíveis, enquanto outras se encontram em pleno desenvolvimento. Os fazendeiros que desejam tornar as suas propriedades mais lucrativas e com resultados mais assertivos devem se preparar para investir nos avanços da área rural. A ideia central da tecnologia é tornar o trabalho mais eficiente e maximizar o potencial dos recursos que tem em mãos.

A tecnologia deve ser compreendida como uma aliada do produtor rural e do criador de animais. Ela tem como objetivo transformar o trabalho cotidiano. Em paralelo a tecnologia pode contribuir também para a criação de um sistema de trabalho mais sustentável na sua propriedade, evitando desperdícios de todas as naturezas.