Moda

Os Usos do Coturno Country

O coturno country é um calçado-chave para looks de cowboys e cowgirls que gostam de um toque rocker em suas produções. Além de oferecer mais conforto e segurança para o caminhar, os coturnos combinam com uma ampla gama de produções. Continue lendo e entenda a diferença entre coturnos e botas country e como montar looks femininos e masculinos cheios de personalidade e sem fugir da vibe sertaneja.

Quais São as Diferenças Entre Coturno Country e Botas Country?

Se você está pensando em montar looks com coturno country vale a pena saber diferenciar esse calçado das botas, afinal a confusão é muito comum. Para entender os pontos de distinção é importante conhecer a história desse calçado que se tornou um ícone em produções cheias de estilo. O coturno foi desenvolvido como o calçado oficial dos militares, por isso possui algumas características bem específicas que os diferenciam das botas.

Materiais duráveis

Originalmente esse calçado era feito de couro ou camurça impermeáveis para que fossem duráveis e apropriados para os mais variados cenários. Atualmente, é possível encontrar coturnos feitos de outros materiais, mas sempre com boa resistência.

Solado rústico

Outro ponto é a rusticidade do solado, que deve ser de fácil adaptação aos solos mais irregulares frequentados pelos combatentes. Os modelos com estilo fashion têm esse visual suavizado.

Fechamento por cadarço

O fechamento por cadarço em toda a extensão do cano da bota foi pensado para que os soldados que utilizavam os coturnos tivessem mais segurança ao caminhar em terrenos difíceis, como a mata fechada, e fosse mais difícil que apresentassem torções. Ainda hoje todos os coturnos têm cadarços.

Biqueira reforçada

Novamente para oferecer um caminhar mais firme e seguro para os combatentes, os coturnos possuem biqueira reforçada e levemente elevada. Trata-se de um atributo que é facilmente identificado em coturnos comercializados atualmente mesmo que de forma mais discreta.

Coturno ou Bota?

É possível, mas não tão comum, encontrar botas que tenham uma ou mais características de coturno. Se o calçado tiver todos esses atributos, é um coturno, e chegamos ao próximo tópico: como usar coturno numa produção country?

Coturno: Como Utilizar nos Looks Country Masculinos?

Coturno modelo tradicional

Dentre os coturnos country é possível encontrar modelos com um visual tradicional, como esse aqui e este outro, que têm cano mais elevado, solado com aparência mais rústica e boa resistência. Fica legal numa produção com calça jeans de lavagem escura e modelagem mais seca na barra com camiseta e jaqueta ou então com sobreposição de jaqueta (jeans ou couro) e camisa xadrez (com um toque rocker).

Tênis coturno

Para quem gosta da segurança que os coturnos oferecem para o caminhar, mas não quer um calçado tão pesado, a dica é investir nos modelos de tênis coturno, como este e este. Versões em cores mais claras podem ser adicionadas a looks casuais como aqueles de calça jeans de lavagem clara (nesse caso com boca mais larga, para não empapuçar no coturno) e camisa xadrez. Os modelos com um estilo mais rock ficam legais com calças de modelagem mais seca e ajustada ao corpo.

Bota coturno

Nos últimos tempos surgiu uma opção interessante de calçado, a bota coturno, que reúne as características de conforto e segurança do coturno com o visual mais elegante das botas. Perfeita para incluir em looks com estilo social como aqueles com calças de alfaiataria, vão do trabalho à festa do peão, tudo depende dos complementos. Boas opções são esta e esta.

Coturno para aventura

Se você gosta de atividades na natureza que exijam um calçado mais resistente e que proteja os seus pés é interessante conhecer os coturnos com solados reforçados, modelos para aventura como este e este. É uma boa alternativa para quem faz trilhas, por exemplo, e combina com looks esportivos.

Coturno Country em Looks Femininos?

Os modelos de coturnos country para cowgirls tendem a ser um pouco mais delicados que os masculinos. Alguns se parecem com as botinas, inclusive no conforto, como este, este e este. É interessante observar que esses modelos têm o cano dobrável, podendo ser usados tanto na versão média como na versão curta. No primeiro caso vão bem com calças skinny e camisas xadrez enquanto no segundo caso podem ser coordenados com saias e shorts.

Outra possibilidade são os coturnos que, mesmo com um visual mais próximo do tradicional, mantêm o estilo fashion, como este. Fica bem com produções mais elaboradas, inclusive looks com saia de couro e meia-calça com camisas xadrez. Há diversas maneiras de usar coturno num look feminino e cheio de personalidade.

Para quem gostou das dicas e está querendo usar seu coturno para a balada recomendamos dar uma olhadinha neste outro post, com dicas especiais para montar seus looks para a noite sertaneja!