10 Dicas Para Cuidar de uma Criação de Gado

Os cuidados necessários para cuidar de uma criação de gado
Criação de gado: conheça algumas dicas para cuidar – Crédito da Imagem: http://www.midiamax.com.br

A pecuária é um dos setores que mais oferece oportunidades de crescimento no Brasil e para quem deseja iniciar ou se consolidar na criação de gado precisa de algumas dicas. Por isso listamos 10 dicas essenciais para que você se torne um criador de gado bem-sucedido. Que tal começar a ler agora mesmo e colocar em prática?

Lista de 10 Dicas Para Ser Bem-sucedido Cuidando de uma Criação de Gado

Tenha um Plano de Negócios

Assim como em outros tipos de empreendimento é essencial ter um plano de negócios que permita projetar o futuro da sua criação de gado. Isso significa ter em mãos dados e números que demonstrem a viabilidade do projeto. O criador precisa saber, por exemplo, quanto de capital precisa para manter as suas cabeças de gado alimentadas até que o negócio comece a dar lucros. O investimento em infraestrutura também deve estar na ponta do lápis antes de iniciar nessa empreitada.

Otimize a Produção

O conhecimento dos custos de infraestrutura pode te assustar num primeiro momento, contudo, pense da seguinte maneira, quanto mais cabeças de gado você conseguir produzir com esses recursos mais lucro terá. Então entra a nossa segunda dica sobre como cuidar do gado, otimize a sua produção. Procure formas de fazer negociações inteligentes que liberem espaço nos seus currais mais rapidamente.

Saiba Fazer o Preço

Um dos pontos que parece trazer mais dificuldade para os novos criadores de gado é fazer o preço das cabeças. Trabalhar na média de preços pode ser a melhor solução para quem não tem muita experiência em negociação. Vender pelo preço mais alto da temporada significa apenas vender menos então entenda que um lucro menor por unidade pode representar um lucro mais elevado em geral. Além disso, não é recomendado ficar esperando a alta do mercado, pois pode ser que no momento de vender já não haja mais procura.

Nada Que é Bom Dura Para Sempre Assim Como Nada Que é Ruim

Trabalhar num setor como o de criação de gado exige muito jogo de cintura e saber que as fases boas e as ruins irão passar em algum momento é fundamental para não correr riscos desnecessários. Os empreendedores desse setor não podem se fiar nas boas vendas de um período e descuidar da economia, pois pode ser que os próximos meses sejam mais difíceis.

Faça Estudos Financeiros Antes de Implementar Tecnologia Para a Criação

Vivemos num mundo altamente tecnológico, contudo, nem sempre a tecnologia quer dizer ganhos reais. O criador de gado deve fazer estudos para ter certeza de que está fazendo um bom negócio comprando e implantando o uso de diferentes tipos de tecnologia para a sua criação. Faça as contas e se perceber que não tem um ganho significativo por cabeça de gado deixe de lado a ideia.

Determine Que Tipo de Criação Você Quer Ter

Existem três opções de tipos de criação de gado: de corte, leiteiro e para exposições e leilões. As três categorias são lucrativas, contudo, a mais ‘convencional’ é a de corte haja vista que nosso país tem um amplo mercado para carne bovina assim como exporta. Sendo o leite um produto bastante versátil, a criação leiteira, representa uma ótima opção em termos de lucratividade. Já quem está pensando no segmento de leilões e exposições deve ter em mente que precisará de um investimento inicial alto, pois esses animais precisam ser diferenciados.

Encontre a Localização Ideal Para a Criação

Partindo para um campo mais prático da criação de gado é essencial que o criador situe seu negócio numa localização que seja de fácil acesso para os clientes. Propriedades de fácil acesso tem mais facilidade para contatar funcionários, não tem como manter o negócio em funcionamento sem mão-de-obra.

Tenha Estrutura Física Adequada Para o Gado

A qualidade da carne (do gado de corte) e do leite (do gado leiteiro) tem influência direta da estrutura que o criador oferece aos animais. Cada vez mais se tem reconhecido os criadouros com boas condições estruturais como melhores opções. Dentre os artigos que não podem faltar para a estrutura ficar completa estão: curral que permita manejar e vacinar os animais, bebedouro disponível em todas as divisões do curral e cochos que estejam dentro dos padrões necessários.

Escolha do Método de Manejo do Gado

Uma das decisões mais importantes que o criador de gado de corte precisa tomar diz respeito ao manejo dos animais, isto é, de que maneira irá alimentá-los. Há duas opções de manejo: confinamento do gado de corte e pecuária extensiva. A primeira opção é aquela em que o gado é mantido num espaço pequeno confinado e com alimentação balanceada, essa opção tem mais possibilidades de controle do peso. A segunda opção é a de criar o gado livre no pasto com uma alimentação natural que deverá ser reforçada para que o animal tenha acesso a todos os nutrientes de que necessita.

Atenção ao Processo de Reprodução do Gado

Para ter uma criação de gado é essencial ter atenção às etapas de reprodução dos animais que devem ter o acompanhamento de um veterinário. Esse cuidado evita uma série de problemas relativos à saúde dos animais bem como permite que os bezerros recebam tratamento adequado para que se tornem os melhores touros e vacas do mercado. No caso específico da criação de gado de corte tem alguns cuidados veterinários que permitem aperfeiçoar a linhagem dos animais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *