O que é necessário para montar um estábulo

Fazendas, haras, sítios e outros locais em que sejam criados cavalos e bois devem contar com estábulos, área vedada que pode ser considerada a casa dos equinos e bovinos. Trata-se de um local seguro em que os animais podem descansar da rotina e evitar o estresse. Neste texto, vamos dar algumas dicas para quem está montando os estábulos da sua propriedade.

Dicas para montar estábulos

Importância das instalações dos animais

A saúde e o vigor de equinos e bovinos têm grande relação com a qualidade das instalações em que vivem. De maneira geral, esses animais permanecem nos estábulos no período de descanso e alimentação. Ao iniciar o projeto de construção de estábulo para cavalos e bois é essencial atentar para o tamanho de cada baia (espaço individual destinado a cada animal), bem como para as condições de iluminação e higiene.

Tamanho da baia

Para evitar que os animais fiquem estressados durante o confinamento é essencial que as baias tenham no mínimo 4 x 4 metros. Um espaço menor que esse pode deixá-los irritadiços pela impossibilidade de se movimentar.

Portas

É essencial que os boxes do estábulo tenham portas divididas em dois segmentos, um superior e outro inferior. Os dois segmentos devem ser independentes, de maneira que o superior possa permanecer aberto enquanto o inferior fica fechado quando os animais estão dentro. Essa abertura superior permite que o ar entre na baia e evita que o animal fique estressado por não conseguir observar a área externa.

O ideal é que a divisória permita que os cavalos coloquem a cabeça para fora. A porta de baixo deve ficar fechada para que os animais não fujam caso se assustem com alguma coisa e não precisem ficar amarrados.

Iluminação e circulação de ar

Para proporcionar mais conforto no estábulo desenvolva um projeto de iluminação natural, com janelas, e artificial, com lâmpadas. As janelas têm papel relevante também na circulação do ar dentro das baias. Ressaltamos que não é necessário manter as lâmpadas acesas durante a noite, pois os cavalos enxergam bem mesmo com pouca luminosidade. Outra dica interessante é utilizar telhas de vidro que facilitem a passagem da luz naturalmente, reduzindo assim os gastos com energia elétrica e evitando a invasão de pássaros indesejados.

Prefira divisórias de grades

O relacionamento entre os equinos é bastante positivo, então, na hora de montar um estábulo para a sua fazenda, considere ter divisórias de grades entre as baias, assim os ocupantes do espaço poderão se ver. Com o passar do tempo será possível notar o comportamento mais sociável dos cavalos.

Equipamentos necessários para construir um estábulo

Os cavalos se alimentam dentro de suas baias, portanto, é necessário que os estábulos sejam equipados com cochos, recipientes para comida e água. A altura do recipiente em relação ao chão deve ser de 30 a 60 centímetros, e sua profundidade, de 20 centímetros. Dessa forma os equinos poderão se alimentar com mais facilidade e conforto.

Além do cocho é necessário pensar no piso. As melhores opções são pisos de cimento (com cobertura de maravalha ou serragem) ou pisos sintéticos feitos a partir de materiais plásticos ou de borracha. Não indicamos os pisos de terra, pois eles facilitam a contaminação.

Higiene

Para que seus animais permaneçam saudáveis e fortes é crucial ter atenção à higiene dos estábulos. A cama dos cavalos deve ser trocada a cada 15 dias, pelo menos, e limpa diariamente, para que os equinos não fiquem em contato com urina e fezes. Os cochos devem ser desinfetados todos os dias para evitar a proliferação de fungos que podem deixar os cavalos doentes. Se resíduos de sujeira permanecerem muito tempo no piso, em contato com os animais, podem se causar doenças.

Adaptações

Antes de instalar os animais da sua propriedade nos estábulos verifique se existe algum objeto que possa causar qualquer tipo de dano ou machucado a eles, buscando adaptações se necessário.

Os animais precisam ter um local específico para dormir e se alimentar, mesmo que passem boa parte do tempo circulando pela propriedade. Isso contribui para que eles tenham noção de rotina e se sintam menos estressados, ficando mais dóceis e fáceis de lidar. Dedique algum tempo para pensar no projeto dos estábulos para que seus equinos e bovinos sintam-se mais confortáveis.

Com essas dicas ficou mais simples garantir o conforto e bem-estar dos seus equinos!