Rodeio

Confira as principais arenas de rodeio do Brasil

A arena de rodeio é um lugar especial para cowboys e cowgirls que gostam de acompanhar competições como montaria em touros e cavalos além de assistir a shows de grandes nomes nacionais e internacionais (nas festas de maior destaque). A seguir você vai conhecer um pouco melhor as arenas mais famosas do país e organizar uma lista com as festas que não pode perder.

Arena de Rodeio: conheça os cenários das principais Festas do Peão do Brasil

O local em que acontecem as festas de rodeio tem grande relevância no impacto que causam no público que gosta de bota e chapéu. Por isso, vamos apresentar essas arenas com mais detalhes.

Rodeio de Barretos – Parque do Peão

A maior festa de rodeio da América Latina acontece no Parque do Peão, arena situada na cidade de Barretos, interior de São Paulo. O local possui área de 2 milhões de metros quadrados e ganha estrutura cada vez mais sofisticada para atender com qualidade aos mais de um milhão de participantes que passam por lá nos 11 dias de programação.

O evento conta com serviços como farmácias, praça de alimentação, heliponto, área de camping e, é claro, o Estádio de Rodeios, onde acontecem os grandes shows sertanejos (palco festeja), disputas de montaria e outros. A capacidade das arquibancadas é de 35 mil pessoas e há espaço para mais 15 mil aglomeradas no chão. Uma curiosidade: o estádio, que tem formato de ferradura, foi projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer.

Um dos principais atrativos turísticos dessa arena é a matinha em que estão concentradas 150 espécies de árvores, fazendo um misto de natureza e concreto. Na área destinada ao Pau do Fuxico fica o palco de apresentações de música raiz. Vale a pena ainda conhecer o oratório dos peões, lugar em que é possível fazer as preces antes de competir.

Festa do Peão de Piracicaba – Parque Unileste

Localizada a 164 km da capital do estado de São Paulo, a Festa do Peão de Piracicaba já é um evento tradicional da agenda de cowboys e cowgirls de todo o país. Muito bem localizada, essa festa acontece no Parque Unileste, que fica Rodovia SP 135, 1, Nova Iguaçu Piracicaba, e tem fácil acesso. Durante cinco dias o evento costuma atrair um público superior a 100 mil pessoas. Possui excelente infraestrutura para atender a todos que passam por lá.

Rodeio de Itapecerica da Serra – Ginásio Municipal de Esportes

A cidade de Itapecerica da Serra está a apenas 33 km da capital paulistana e oferece uma das principais festas de peão do Brasil. Como toda boa festa do peão, ela conta com shows de nomes de destaque da música sertaneja, assim como as tradicionais competições de montaria em touro. As festividades acontecem no Ginásio Municipal de Esportes, que recebe todas as adaptações de estrutura necessárias. Esse é um dos pontos turísticos mais importantes da pequena cidade e os cowboys e cowgirls podem ficar tranquilos em relação à sua segurança.

Festa do Peão de Limeira – Espaço Rodeio Limeira

Atualmente, essa festa é uma das maiores do Brasil. Quando foi criada, tinha como objetivo agradar os peões da região que não queriam ter que se deslocar tanto para assistir a competições e shows. O local em que a festa acontece, o Espaço Rodeio, tem mais de 300 mil metros quadrados e é um dos maiores parques de rodeio do Brasil.

Conta com arquibancadas cobertas para mais de 10 mil pessoas e estacionamento que comporta mais de 7 mil veículos. Um dos pontos positivos desse espaço é ser totalmente adaptado com rampas tornando mais fácil o acesso de portadores de necessidades especiais.

Festa do Peão de Jaguariúna – Red Eventos

A Festa do Peão de Jaguariúna, uma das maiores do Brasil, acontece numa área livre de 400 mil metros quadrados da Red Eventos. Além de receber shows grandiosos esse evento entrou para o hall dos mais badalados por contar com a presença de peões de outros países como Estados Unidos, Canadá e Austrália. A arena de rodeio de Jaguariúna é uma das mais completas tanto para as competições como para os mais de 120 mil frequentadores que passam por lá durante a programação. O espaço conta com lojas, praça de alimentação, atendimento médico e palcos para shows.

Festa do Peão de Americana – Parque de Eventos CCA

A festa acontece todos os anos desde 1987 e atrai um público de mais de 400 mil pessoas para o Parque de Eventos CCA. Para receber tanta gente a festa conta com estrutura planejada nos mínimos detalhes. São realizados shows de grande porte, inclusive com atrações internacionais, assim como competições em que os melhores peões mostram o que sabem fazer.

Agora que você já sabe quais são as maiores festas de peão e suas arenas pode começar a planejar seus eventos! E para fazer bonito na escolha do figurino confira nossas dicas de como montar seu figurino para rodeio.