Animais

Conheça as bolas para cavalos

A bola para cavalo é um dos principais acessórios utilizados para aliviar o estresse que pode tomar conta dos equinos, em especial aqueles que ficam presos nas baias por um longo período. Os brinquedos desenvolvidos especialmente para esses animais têm papel importante na manutenção de sua saúde. O estresse pode fazer que os cavalos tenham comportamentos ruins para a manutenção do seu porte físico.

Bola para cavalo – o acessório para o fim do estresse

Os acessórios para cavalos têm ganhado cada vez mais espaço em fazendas e haras com o objetivo de reduzir a tensão e o tédio que pode afetar o comportamento dos animais. Dentre as atitudes mais comuns dos equinos estressados estão a coprofagia (comer as próprias fezes) e a aerofagia (engolir ar involuntariamente) que a médio e longo prazo comprometem o seu bem-estar físico.

Brinquedos como as bolas desenvolvidas para os equinos e instaladas nas cocheiras reduzem o estresse e oferecem uma distração para os animais. É possível colocar as bolas tanto num canto da cocheira ou pendurá-las. O mais importante é compreender a necessidade de relaxamento dos equinos, evitando que seu desempenho seja comprometido.

Por que bolas específicas para cavalos?

Na hora de escolher os acessórios para cavalos é fundamental ficar atento a produtos que tenham sido desenvolvidos especificamente para os animais, pois isso garante que não haverá contato com nenhuma substância potencialmente tóxica ou formatos pouco anatômicos. Há no mercado excelentes opções de marcas que trabalham com esse tipo de produto.

Conheça as bolas para cavalos

Bola com alça

Um dos modelos que mais faz sucesso nesse segmento de mercado é a bola com uma alça, que pode ser presa ao teto da cocheira. Um bom tamanho para esse tipo de brinquedo é 82 centímetros de circunferência, no entanto, há modelos menores que também são satisfatórios. Na hora de escolher, preste atenção à resistência do item e se há especificação sobre não murchar.

Bola modelo internacional

Algumas bolas para cavalo têm um formato diferenciado com uma alça menor, mas que não desconfigura a forma redonda do acessório. Geralmente, esse acessório tem em torno de 50 cm de circunferência e também pode ser preso no teto da cocheira ou deixado num canto. Essa bola não murcha e tem ótima resistência para que os cavalos possam brincar com toda a força.

Escolhendo a bola para o seu cavalo

Na hora de escolher a bola ideal é importante levar em conta o tamanho e o peso de seu cavalo. Há diferentes modelos e desenhos de bolas, para acomodar com qualidade equinos de distintos portes físicos. Considere ainda que tipo de entretenimento você irá realizar com o animal para a melhor escolha.

Dicas para criar cavalos saudáveis

O entretenimento é fundamental para garantir que seus cavalos se mantenham saudáveis. Além de estimular a prática de exercícios, o uso das bolas é recomendado para criar um ambiente lúdico em que o animal não se sinta entediado ou preso. Muitos equinos tendem a se sentir nervosos por não estarem em seu habitat natural, e por isso podem desenvolver até mesmo comportamentos agressivos.

Converse com o veterinário que acompanha os seus cavalos para desenvolver um programa de cuidados, garantindo que eles realizem as suas tarefas da melhor forma possível e sem prejuízos para a saúde. Se quiser mais dicas de como cuidar bem dos seus equinos, acompanhe nosso blog.