Animais

Conheça mais o Cavalo Mangalarga Marchador, a raça de excelência

Raça de Cavalo Mangalarga Marchador
Conheça mais o Cavalo Mangalarga Marchador – Crédito da Imagem: http://www.presscomunicacao.com.br/

O sul de Minas Gerais é o berço da raça de cavalo de porte médio Mangalarga Marchador. Criado a partir do cruzamento de cavalos Álter-Real, uma das principais linhas genéticos de cavalo lusitano, com éguas selecionadas, esse equino de sela é está entre os mais adorados do Brasil.

Esse tipo de cavalo é facilmente reconhecido, pois sua estrutura de médio porte é forte, sua cabeça é triangular e harmoniosa, os olhos expressivos são afastados, a garganta é larga, os lábios são finos, as narinas são grandes e abertas e pelos do corpo e pele são finos. Outras características marcantes são o peito largo, as costelas longas e arqueadas, o lombo curto e reto, a garupa longa e as coxas musculosas. Você também consegue o identificar por causa da sua agilidade e comportamento dócil.

Sua aceitação é tão grande que, segundo a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), há mais de 600 mil cabeças da raça Mangalarga Marchador no Brasil. O estado mineiro tem quase a metade desse total. Além de ser a casa da raça, a região tem muitas exposições e cavalgadas. Divinópolis é a cidade com maior concentração do animal.

Devido a sua importância, no dia 19 de maio de 2014, foi sancionada a Lei nº 12.975 que afirma em seu texto que a raça nacional de cavalos Mangalarga Marchador é a raça nacional. A autoria da lei é do deputado federal Arthur Oliveira Maia (SD/BA). Agora sim a raça mais brasileira de todas.

Continue lendo o texto para saber mais sobre essa raça tão querida pelos adoradores de cavalo!

Associação Brasileira de Criadores de Cavalo da Raça Mangalarga

A Associação Brasileira de Criadores de Cavalo da Raça Mangalarga (ABCCRM) foi fundada em 1934 por criadores de cavalos da Raça Mangalarga sem objetivos econômicos e lucrativos, apenas com foco na reunião daqueles que se dedicam a criação desse tipo de animal. Ela também desenvolve estudos, incentiva competições, melhora a divulgação da raça e busca manter o Serviço de Registro Genealógico da Raça Mangalarga.

Associação Brasileira dos Criadores do Cavalo Mangalarga Marchador

Desde 1949 a Associação Brasileira dos Criadores do Cavalo Mangalarga Marchador (ABCCMM) incentiva estudos sobre a raça, capacitação técnica, registro genealógico oficial dos animais e realiza, aproximadamente, 200 eventos anuais. Só em 2015 foram mais de 200 leilões organizados pela Associação. Nesses eventos acontece a venda de animais, embriões, óvulos e coberturas.

Sem fins lucrativos e credenciada pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), a organização conta com 12 mil associados, 67 núcleos e associações e até representação internacional na Argentina, Estados Unidos, Alemanha e Itália. Atualmente a sede da Associação Brasileira dos Criadores do Cavalo Mangalarga Marchador fica em Belo Horizonte, capital de Minas Gerais.

 A importância da Exposição Nacional do Cavalo Mangalarga Marchador

Em 2016 ocorreu, a 35ª edição da Exposição Nacional do Cavalo Mangalarga Marchador, realizado e promovido pela Associação Brasileira dos Criadores do Cavalo Mangalarga Marchador (ABCCMM), que também comemorou os 67 anos de existência. O evento aconteceu na sede da ABCCMM na capotal mineira.

Considerado o maior evento da América-Latina que tem cavalos da mesma raça como tema, a Exposição Nacional do Cavalo Mangalarga Marchador contou com, aproximadamente, 1.800 animais entre as categorias de pista, esporte e remate que participaram e brilharam no evento.

Para os adoradores de cavalos, esse é um dos eventos mais aguardados do ano. Além de se informar, conferir novidades, fazer contatos e estar perto dos equinos também é possível comprar o Mangalarga Marchador em leilões.

Os leilões são apenas algumas das ações realizadas dentro do evento. No espaço de compra, é possível avaliar e efetuar a compra de animais para reprodução ou lazer. Tudo depende da sua necessidade, A linhagem e os títulos do Mangalarga Marchador podem influenciar no seu preço. Lembre-se de que o preço não é feito considerando a idade do animal, e sim, a qualidade genética.

Outro ponto importante é planejamento do futuro. É possível comprar um cavalo Mangalarga Marchador por um preço baixo e cuidar para desenvolvê-lo corretamente. Assim, mais tarde seu valor pode aumentar consideravelmente. Quanto mais títulos, mais caro. Quer uma dica? Consulte um vendedor especializado para fazer um bom negócio.

Além dos equinos, o evento também celebrou os 67 anos da ABCCMM.

Indústria essencial para a economia do País

 Na contramão da crise, o mercado de cavalos cresce constantemente no Brasil. De acordo com a Assessoria de Comunicação da Confederação Nacional da Agricultura (que representa produtores rurais de pequeno, médio e grande porte no Brasil), o setor de cavalos emprega 3,5 milhões de pessoas no País. Produção e fornecimento de rações, veterinária e transportes são algumas das áreas movimentadas.

Cavalo que se tornou enredo 

O Mangalarga Marchador se transformou na música-tema da escola de samba Beija-Flor de Nilópolis chamada “Amigo fiel: do cavalo do amanhecer ao Mangalarga Marchador”. O enredo contou sobre a criação e o desenvolvimento da raça. A letra também falava de todos os momentos históricos importantes em que esse cavalo esteve presente.  Com essa canção, a escola conseguiu o título de vice-campeã em 2013.