Quais são os equipamentos de segurança do rodeio?

Os peões que aceitam o desafio de montar um touro bravo com certeza têm muita coragem, porém, além de destemor, eles precisam dos equipamentos de segurança para rodeio. A seguir, vamos apresentar com detalhes quais são esses itens e suas funções para garantir que os peões se mantenham seguros, durante suas participações nos rodeios.

Conheça os equipamentos de segurança dos rodeios

Continue lendo e entenda quais são e para que servem os principais equipamentos de segurança dos rodeios.

Capacete

Os cowboys de montaria de cavalos podem escolher entre usar um chapéu country ou capacete. Para os cowboys que montam em touros, o equipamento de segurança é obrigatório. Esse capacete é do mesmo modelo daquele usado pelos jogadores de futebol americano e oferece maior segurança já que protege a cabeça toda, principalmente, o maxilar e a face. Embora altere o visual western, garante mais segurança para os peões de montaria. 

Máscara facial

Um item de segurança que protege a boca e o maxilar, mas que deixa a desejar por não cobrir o topo da cabeça, nesse ponto o capacete é mais eficaz. Muitos peões dão preferência para essa máscara pelo fato dela ser mais leve e incomodar menos. 

Protetor dentário

Equipamento proveniente do boxe, o protetor dentário, tem a função de proteger a arcada dentária no caso de queda ou pancada. 

Colete

Diferentemente do capacete, o colete tem se tornado bastante usado entre os peões mesmo não sendo um item obrigatório. A peça é fabricada a partir de material emborrachado e seu revestimento geralmente é de couro ou nylon. Contribui para evitar ferimentos no tórax e abdômen. 

Joelheira

O uso de joelheiras é permitido, porém, são poucos os peões que aderem a esse item de segurança haja vista que suas calças já são muito justas ao corpo e o protetor pode causar incômodo. Essas joelheiras são as mesmas utilizadas em outras práticas esportivas. 

Cotoveleira

Equipamento que reduz o impacto no caso de queda, a cotoveleira, é permitida pelos regulamentos de montaria. O peão pode usar cotoveleiras de outros esportes. 

Caneleira

Um equipamento de proteção importante em particular no momento em que o peão está dentro do brete com o animal. Como é um momento de grande tensão não é incomum que o animal possa apertara perna do peão contra as ferragens do brete, a caneleira faz grande diferença nessa hora. Podem ser usadas caneleiras de outros esportes. 

Luva

O peão precisa de estabilidade em suas mãos para se segurar no touro ou cavalo, para isso usa luva de couro.

Munhequeira

Item que substitui o tento de couro ou o esparadrapo permitindo manter a luva do peão fixa e ainda protegeseu punho. 

Correia

Item que tem como função segurar a bota do peão em seus pés, durante a montaria. 

Calça de montaria

Uma peça de vestuário feita de couro que oferecealta resistência, mantendo as pernas do peão devidamente protegidas. Geralmente, essas calças são ajustáveis. 

Conheça outros equipamentos utilizados em rodeios

Além dos equipamentos de segurança, os peões também precisam de alguns acessórios para desempenhar a sua função de montaria. A seguir, vamos apresentar os principais equipamentos que fazem parte do dia a dia desses cowboys.

Corda americana

Recebe o nome de corda americana a corda utilizada para envolver o corpo do touro. É fundamental que o item seja feito de matéria-prima resistente. De acordo com a regra, somente pode ser dado um nó nessa corda para que seja feita a regulagem.

Cera de sovar a corda

Para que o peão tenha mais estabilidade segurando a corda é aplicada uma cera para sová-la. 

Sedém

Trata-se de uma cinta usada para estimular o animal, é imprescindível que seja feita de material macio como lã ou algodão. O sedém nunca pode causar incômodo ou machucar o animal, o comprimento máximo é de 2,5  metros.

Esporas

É essencial dizer que as esporas são usadas somente como um meio de comunicação entre o peão e o animal não devendo causar ferimentos ao último. Essas peças são adicionadas às botas dos peões e fixadas usando correias. 

Roseta para espora de montaria em touro

Essa peça é arredondada para não machucar o touro e serve apenas para contato de comunicação. 

Segurança em primeiro lugar

Os peões que participam das provas de montaria devem ter em mente que é crucial que a sua segurança esteja em primeiro lugar. Essa modalidade competitiva pode ser um tanto arriscada haja vista a exposição ao instinto de um animal bravo. Em caso de queda, é essencial estar paramentado para que o impacto machuque o mínimo possível, assim como para que tenha alguma barreira no caso do animal pisotear o peão. Acidentes em rodeios podem acontecer e os peões devem estar preparados para essas situações.

Gostou de conhecer mais sobre os equipamentos de segurança usados pelos peões de rodeio? Deixe seus comentários abaixo!