Animais

Conheça os Maiores Cavalos do Mundo

Conheça os cavalos gigantes
Cavalo da raça Shire – Crédito da Imagem: https://luanasantanape.wordpress.com

De maneira geral, as diferentes raças de cavalos guardam muitas semelhanças entre si no que diz respeito às características físicas e porte. Contudo, alguns indivíduos se destacam por apresentar um tamanho que parece, de alguma forma, desproporcional em relação a outros cavalos. Os cavalos da raça Shire são reconhecidos como os maiores do mundo e, curiosamente, apresentam um temperamento extremamente dócil que já rendeu a eles a alcunha de “crianças grandes”. Vamos conhecer mais sobre esse gigante inglês?

Shire – Os Maiores Cavalos do Mundo

A raça Shire tem origem inglesa e se destaca por animais de grande porte e força física. Já durante o período medieval, esse cavalo era conhecido como um dos maiores do mundo e era bastante valorizado por sua força, que permitia seu uso para transportar cavaleiro e armadura. Não é só o tamanho que torna esse animal diferenciado, suas patas são bastante resistentes e recobertas de pelos (alguns comparam com o formato de uma calça boca-de-sino), permitindo que ele cavalgue por terrenos irregulares e atravesse, até mesmo, a neve.

Recordes de Tamanho

Quem ainda não ficou impressionado com o cavalo Shire deve saber que a média de tamanho do animal é de 1,70 metros, mas que já foram registrados indivíduos com mais de 2 metros de altura. O cavaleiro deve ser muito corajoso para enfrentar a vertigem de montar um cavalo Shire, não é mesmo?

Os machos da raça costumam ser mais altos que as fêmeas, contudo, não se engane que elas também são extremamente fortes. Devido ao porte da raça, as fêmeas de Shire apresentam ancas mais largas para que possam procriar. Um animal com todo esse tamanho só pode ser pesado, logo os indivíduos têm mais de 1 tonelada. O Shire tem a capacidade de suportar até cinco vezes o seu peso.

Temperamento

Quando dizem que “tamanho não é documento” bem que poderiam estar falando do Shire, pois mesmo sendo um dos maiores cavalos do mundo, esse animal, é dócil e tranquilo. O cavaleiro pode confiar no seu Shire e deve ser carinhoso com esse gigante, pois eles adoram se sentir amados.

Os especialistas em cavalos dizem que esse é o cavalo que parece uma criança dotada de grande tamanho. Médicos já têm usado a convivência com o cavalo como uma forma de aliviar o estresse e a ansiedade de alguns pacientes. Não bastasse terem sido agraciados com tamanho e bom temperamento, o Shire, é, também, um animal muito bonito, cuja pelagem é sedosa por natureza e seus olhos são vibrantes.

Shire – O Cavalo Faz-tudo

Algo bem interessante a respeito dos cavalos da raça Shire é que eles têm como característica de trabalho poderem desempenhar uma variada gama de atividades. Devido a isso, esses cavalos receberam a alcunha de cavalo faz-tudo e se tornaram de grande relevância na Inglaterra. No período entre 1901 e 1914, indivíduos dessa raça foram exportados das terras inglesas para os Estados Unidos, de maneira que se tornaram populares também na Terra do Tio Sam.

Qual é o Maior Cavalo do Mundo Segundo o Guinness Book?

Depois de conhecer melhor os cavalos Shire que apresentam as maiores médias de altura entre os equinos, você deve estar se perguntando se o animal com título de maior cavalo do mundo é dessa raça. A resposta curiosamente é não, pois o cavalo que detém há 7 anos o título de mais alto do mundo é um Belgian Draft, que possui 2 metros e 10 centímetros de altura.

O nome do gigante é “Big Jake” e sua residência oficial é a fazenda Smokey Hollow Farms, que está situada em Poynette, em Wisconsin, nos Estados Unidos. O proprietário da fazenda é Jerry Gilbert, que é orgulhoso do seu amigo gigante que não teve seu recorde quebrado por nenhum outro cavalo nesse meio tempo. Sobre o temperamento do amigo, Gilbert diz que quando o cavalo era jovem era muito difícil de ser controlado.

O animal não tinha consciência de todo o seu tamanho e quase arrastava o fazendeiro quando começava a ficar agitado. Porém, conforme se tornou mais velho, Big Jake, foi ficando mais calmo e hoje tem excelente convivência com outros animais da fazenda, bem como com as pessoas. E mesmo com mais de 15 anos o cavalo ainda trabalha duro quando é colocado à frente da charrete do fazendeiro.

Quem Era o Dono do Recorde Antes de Big Jake?

O antecessor de Big Jake nesse posto de cavalo mais alto do mundo foi Remington, que era um cavalo da raça Clydesdale de Princeton, Texas, Estados Unidos. O animal chegava a marca de 2 metros e 3 centímetros sem as ferraduras. Ele deteve o recordo até 2009, no ano seguinte foi a vez de Big Jake assumir esse posto.

Gostou de conhecer um pouco mais sobre os maiores cavalos do mundo? Já pensou como seria encontrar um gigante desses de perto?