Animais

Entendendo as embocaduras (Bitology)

embocaduras para cavalos
Rodeo West oferece um guia completo sobre Embocaduras para Cavalos

Todos nos sabemos como é tentador comprar o freio ou bridão mais bonito, aquele que enche nossos olhos, quando estamos de frente para uma parede repleta destas ferramentas.

Mas você sabia que o tipo de embocadura, bocal e hastes possuem diferentes propósitos e ações em seu cavalo?

Superficialmente as embocaduras pode ser bastante similares, mas quando você começar a estuda-las a fundo, irá perceber que há uma ciência por trás delas e suas funções. Este artigo irá lhe trazer alguns informações bastante valiosas, porém é importante salientar que existem várias opiniões sobre as utilizações de determinados tipos de embocaduras, bem como diferente métodos de treinamento.

Nós acreditamos que a melhor embocadura é aquela que funcione bem, e seja confortável para você(em suas mãos) e seu cavalo(boca).

Qualquer embocadura em mãos erradas podem causar danos à boca de um cavalo. Encontrar a embocadura correta pode exigir algumas tentativas de erro, por isso é melhor começar com a embocadura mais leve (branda) possível.

As embocaduras estão disponíveis em uma grande variedade de estilos e designers para atender uma variedade de necessidades e as opções podem ser gigantescas.

As embocaduras são uma ferramenta de comunicação que destina-se a trabalhar com sinais do seu corpo como você dirige o seu cavalo.

Se você está procurando uma embocadura para resolver problemas comportamentais do seu cavalo, primeiramente recomendamos consultar um treinador para te auxiliar. As embocaduras são fundamentais porém não podem consertar tudo, e não existe uma embocadura que funcione bem para todos os cavalos.

Por favor, use estas informações, juntamente com os conselhos de um treinador/domador de sua confiança, para que em conjunto escolham a ferramenta certa para você e seu cavalo.

Pontos de Pressão

Os cavalos por natureza se afastam da pressão, assim cada embocadura é projetada para obter uma reação diferente do cavalo. Ao usar um bridão, por exemplo, se você puxar a rédea esquerda para o lado, seu cavalo vai sentir pressão do anel direita no lado direito de sua boca, fazendo-o virar a cabeça para a esquerda, assim tentando afastar a pressão. Os diferentes pontos de pressão são os seguintes:

como funciona a embocadura

  • Ponte do nariz – É a área com cerca de 4″ a partir do topo da cavidade nasal(é a parte cartilaginosa do nariz).
  • Queixo –  A pressão é aplicada com a utilização de uma barbela.
  • Cantos da boca / lábios – É a área onde os lábios inferiores e superiores se encontram. Normalmente após colocar a embocadura costuma-se deixar duas rugas nos cantos da boca.
  • Barras/Assentos – É o vão entre os incisivos de um cavalo na frente e pré-molares na parte de trás.
  • Céu da boca/Palato – É a área no topo da boca de um cavalo. A altura e a forma do palato pode variar de cavalo para cavalo.
  • Nuca – É o ponto no topo da cabeça onde se encontra com o pescoço.
  • Língua – Alguns cavalos têm línguas grossas e outros têm línguas mais finas, por isso é importante manter isso em mente quando está escolhendo uma embocadura. Atenção, um portal muito baixo pode não fornecer alívio (espaço) suficiente para a língua de um cavalo que tenha a língua mais espessa.

Partes do Freio

freio de embocadura

  • Alavanca – É a parte localizada acima da bocal. Com uma alavanca curta, o freio irá agir mais rápido na boca de um cavalo quando o cavaleiro puxar as rédeas. Com uma alavanca longa, o freio é mais lento para reagir e trabalha mais na nuca.
  • Perna – É a parte do freio que se encontra abaixo do bocal. Ele que lhe dará alavancagem no bocal. Quanto mais curto a perna, mais suave. Quanto mais longa, maior a ação e mais controle você tem.
  • Hastes – Esta se refere aos lados da embocadura. As hastes inclui tanto a alavanca quando a perna.
  • Portal – É a parte que fica no centro da boca do cavalo, proporcionando pressão ou alívio na língua.
  • Barras/Assentos – As barras e/ou assentos se acomodam justamente nas barras da boca do cavalo. Quanto mais próximas são as barras do freio, mais pressão é aplicada nas barras da boca do cavalo.

Tipos de metal

metal_ferroFerro – O ferro está propício a enferrujar. A ferrugem acaba produzindo um doce gosto de que por sua vez estimula a salivação.

 

 

 

metal_cobre

Cobre – O Cobre é um metal mais macio comparado aos demais e é ótimo para estimular a salivação do cavalo.

 

 

 

metal_fios_cobreFios de Cobre – Assim como o cobre, os fios de cobre também estimulam a salivação e são frequentemente encontrados em embocaduras de ferro e aço inoxidável.

 

 

 

metal_inox

Aço Inoxidável – O aço inoxidável possui resistência superior, e um brilho extraordinário além de ser muito fácil de limpar. Porém um bocal inteiro de aço inoxidável, não promove a salivação correta e é melhor para cavalos que já possuem a boca bastante úmida. Em geral os bocais de aço inox são produzidos com fios de cobre encravados, para auxiliar na salivação.

 

 

Os bocais mais comuns são:

Quando se trata de bocais, uma regra geral para seguir é que quanto mais grosso for o bocal, mais brando (suave) será a embocadura que está na boca do seu cavalo, da mesma forma o contrário, quanto mais fino o bocal, mais severo(agressivo). Isto se dá porque a pressão que se aplica é focada em uma pequena área na língua e nos assentos. lembre-se, até mesmo os bocais mais suaves pode ser prejudiciais para a boca de um cavalo, se estiver nas mãos erradas.

Uma articulação – Normalmente no meio, este bocal é suave em seu cavalo e ajuda a manter sua boca macia e sensível, a ação acontece sobre os cantos da boca e as barras.

Tripartido – Este modelo é divido em 3 partes e 2 articulações, que proporciona pressão na língua e permite que a embocadura trabalhe no lado de fora das barras.

Fio torcido – Normalmente considerado um bocal mais severo, ele deve ser usado apenas por mãos experientes. A torção cria arestas rígidas que pode causar ferimentos na boca de um cavalo, se estiver nas mãos erradas. Nas mãos corretas, ele pode aumentar a capacidade de resposta de um cavalo.

Fixo – A sensação firme deste tipo de bocal permite que a pressão seja uniforme tanto na língua quanto nas barras. Para este tipo de bocal e recomendável que você certifique-se de encontrar o portal correto que permita o alívio suficiente para a língua do seu cavalo.

Correction –  Apesar do nome “Correction(correção)” soar de forma severa, a ação articulada destes bocais, na verdade, torna-os um pouco mais leves além de permitir que o seu cavalo indentifique os primeiros sinais antes que a embocadura engate sua ação completamente. O portal nas embocaduras em geral e também no correction são projetados para fornecer alívio na língua e ação no palato.