Rodeio

Quais são as atrações dos festivais de rodeio

Os festivais de rodeio têm grande importância no cenário cultural e de entretenimento do Brasil. Todos os anos, diversas festas que têm a modalidade competitiva de montaria como principal atração recebem milhares de espectadores. Contudo, além da emoção de ver quem são os peões que permanecem os 8 segundos em cima de um touro bravo há uma série de outras atrações, vamos conferir mais detalhes sobre elas?

Conheça quais são as atrações de um festival de rodeio

A seguir vamos apresentar com mais detalhes quais são as principais atrações que fazem parte da programação de um festival de rodeio. 

O rodeio

Claro que não poderíamos começar essa lista de atrações de um festival de rodeio sem falar a respeito da modalidade competitiva que popularizou esse tipo de evento. Basicamente, os peões devem montar um touro (ou cavalo em algumas competições) permanecendo sobre o animal pelos 8 segundos regulamentares. 

Há dois juízes que são responsáveis por atribuir a nota para o competidor, cada juiz dá uma nota de 0 a 50, sendo que um avalia o desempenho do peão e outro o nível de dificuldade imposto pelo animal. Somando as notas, o peão pode alcançar uma nota entre 0 e 100, aquele que tem melhor pontuação é o vencedor. Os rodeios costumam distribuir prêmios em dinheiro para os primeiros colocados.

Apresentação dos narradores de rodeio

A função principal dos narradores é fazer com que o público que está na arena consiga acompanhar o que os peões estão fazendo, pois nem sempre é fácil entender os movimentos apenas olhando. No entanto, com o passar dos anos, a figura do locutor foi adquirindo mais importância e eles passaram a ser uma atração à parte. 

Nomes como Zé do Prado e Marco Brasil nos ajudam a compreender que a função do narrador dentro do contexto do rodeio vai muito além de somente explicar os movimentos feitos pelos peões, eles divertem o público e fazem com que os festivais se tornem memoráveis. 

Palhaços de rodeio

Embora atualmente essa atração esteja um pouco menos comum nos rodeios, não podemos deixar de falar a respeito das apresentações dos palhaços nas arenas. Uma tradição em festas como a de Americana, o show de palhaços tem como objetivo divertir a plateia antes e entre as competições de montaria. 

Shows

Grande parte do público dos festivais de rodeio decide ir a essa festa para conferir de perto a apresentação de grandes nomes da música nacional e em alguns casos até internacional. Os shows são uma parte indissociável dos rodeios, atualmente, e quem está fazendo sucesso no cenário musical certamente em algum momento irá se apresentar num desses festivais. 

É interessante dizer que os shows não são apenas de artistas do sertanejo, há bandas e cantores pop se apresentando nessas celebrações. Por ser um evento que atrai multidões, é importante que os rodeios tenham diversas formas de entretenimento. Os nomes que irão se apresentar nesses festivais costumam ser anunciados com grande antecedência para movimentar a venda de ingressos.

Coroação da rainha do rodeio

Ser rainha de um rodeio não é um objetivo fácil de alcançar, quem vê as candidatas sorrindo para tentar cativar os presentes na arena nem imagina tudo pelo que elas passaram para chegar ali. Para se ter uma ideia, todos os anos são realizadas milhares de inscrições para o posto de rainha dos mais variados rodeios e apenas algumas dezenas de candidatas são selecionadas.

As pré-selecionadas normalmente têm que passar por uma entrevista e testes fotográficos para que então sejam escolhidas as aspirantes à faixa que estarão na arena. Normalmente se tem um total de dez candidatas, sendo que dentre elas serão escolhidas as três melhores colocadas. A primeira colocada é coroada, então, como a rainha do rodeio, função que tem algumas demandas significativas como ser a figura de relações públicas durante todo o evento. 

Queima do alho

Uma festividade típica do meio rural e que tem sua origem nas comitivas de peões de boiadeiro, em que um indivíduo do grupo ficava responsável pela queima do alho. Quem assumia essa função na comitiva já começava a descascar o alho e dar início ao preparo para a queima num fogão improvisado no chão. 

Essa tradição se manteve e passou a fazer parte de muitos festivais de rodeio em que há concursos como o de Barretos, que é o mais famoso. Os juízes avaliam o desempenho da comitiva como um todo, e como é uma tradição cultural relevante, atrai um público de milhares de espectadores. Uma curiosidade é que o processo ainda inclui o uso de um fogão improvisado no chão. Há o desejo de que a tradição da queima do alho seja tombada como patrimônio cultural do Brasil. 

O que você mais gosta nos festivais de rodeio? Deixe seu comentário abaixo!