Quatro utensílios indispensáveis para quem cuida de cavalos

Utensílios indispensáveis para cuidar de um cavalo

O cavalo é um dos animais mais bonitos que existe, especialmente por seu pelo brilhante e pose imponente. Para que esses equinos se mantenham sempre com um visual destacado é essencial contar com itens funcionais e de qualidade. A seguir, explicamos quais são os 4 itens indispensáveis para o trato desses animais, começando pela escova. Que tal conferir como escolher os melhores utensílios para cuidar dos seus amigos de quatro patas?

Conheça 4 itens indispensáveis para cuidar bem de cavalos

 

1 – Escova – Escolha a escova perfeita

A limpeza do cavalo é essencial para o seu bem-estar e para a manutenção de sua saúde. Sempre que possível, dedique pelo menos uma hora para esse ritual antes de montar no animal. Além de ele ficar mais tranquilo, estará prevenido de uma série de complicações.

O primeiro passo para uma limpeza eficiente é passar uma escova com cerdas que massageiem e eliminem os resíduos de sujeiras no corpo do animal. Esse tipo de escova melhora a circulação sanguínea do equino e contribui para reduzir a tensão dos músculos. Se os seus cavalos passam muito tempo no campo e acumulam mais sujeira no corpo, indicamos também uma escova de borracha com esponja para uma limpeza mais vigorosa.

Escove o pelo do animal com movimentos circulares. Cuidado ao passar a escova pelas áreas com ossos salientes, pois elas são particularmente sensíveis. Para pentear a crina e a cauda do cavalo recomenda-se uma escova com cerdas mais flexíveis.

 

2 – Limpadores de casco – Prosseguindo na limpeza

Seguindo o ritual de limpeza do seu cavalo, recomendamos que você adquira um bom limpador de casco, pois os equinos acumulam muita sujeira nessa região e isso pode até mesmo gerar dificuldades para caminhar. Para conseguir realizar essa tarefa com mais facilidade é essencial que o item tenha formato adequado. É um tipo de escova para se passar embaixo da pata do cavalo e garantir que o casco fique limpo.

Para quem tem dificuldade nesse momento do cuidado com o cavalo recomendamos que dê um leve aperto na zona do tendão do animal, fazendo-o levantar a pata e permitindo, assim, a limpeza no interior do casco. O limpador de casco deve ser utilizado para remover todos os resíduos acumulados na sola da pata e junto da ferradura.

Confira se no casco do cavalo há algum sinal que demonstre que ele está sofrendo com alguma infecção ou se tem rachas. Pergunte ao veterinário que cuida dos seus cavalos se é recomendável usar um óleo ou outro produto para hidratar os cascos. Somente com o aval do especialista se deve optar pelo uso desses produtos.

 

3 – Cochos – Versões portáteis

Quem tem seus cavalos em fazendas ou haras sabe como é importante ter um bom cocho balde portátil que permita levar a comida dos equinos para diferentes pontos da propriedade. Há uma grande variedade desse tipo de cocho com preços bastante competitivos, permitindo que você desenvolva uma estrutura adequada para seus animais.

Uma dica é verificar no momento da compra se o cocho balde em questão possui alça para transporte e alças que permitam fixá-lo em cercas e baias. Quando possuem alças, tornam a dinâmica do trabalho muito mais simples. Os cochos feitos de plástico, além de leves para carregar, também apresentam boa durabilidade. Quem precisa de um cocho com tamanho regulável pode optar pelas versões em borracha, também inquebráveis. Verifique também a capacidade do cocho para saber se ele atende à demanda dos seus cavalos.

 

4 – Cordas – Itens para competidores

Para quem se dedica a competições de laço com os seus cavalos a dica é investir em cordas de qualidade e com boa resistência. O material empregado no fabrico da corda é essencial para garantir que ela não vai falhar no momento em que você precisar dar uma laçada certeira. Uma das melhores combinações de matéria-prima para quem pratica Team Roping (Laço em Dupla) é a de poliéster e nylon.

Um dos critérios de escolha deve ser a capacidade de manter a corda com as mesmas condições iniciais ao longo do seu uso. Outra categoria na qual a corda tem grande relevância é a de laço de bezerro. Nesse caso, pode ser interessante optar por um produto nacional que já é desenvolvido para se adaptar ao nosso clima. Algumas cordas importadas podem se desgastar com o passar do tempo por serem feitas de materiais que não reagem bem com nosso clima tropical.

Agora que você conhece os 4 itens indispensáveis para quem tem cavalos, vai gostar de saber que pode encontrar as melhores opções de cada um deles na loja Rodeo West. Vale a pena navegar pelo site!