Curiosidades

AMIGOS: relembre o programa clássico da Rede Globo

amigos sertanejos
Programa amigos foi um clássico por muitos anos na Rede Globo

O post de hoje é uma verdadeira sessão de nostalgia, pois iremos falar do programa “AMIGOS”. Prepare o coração, pois será um post cheio de memórias e emoções. Acompanhe!

História de muita amizade e música

A televisão brasileira dos anos 90 oferecia uma opção que era o deleite dos fãs da música sertaneja, era o programa AMIGOS. Quem assistia televisão nessa época ou quem busca pelos vídeos desse período no YouTube sabe bem que sucesso era cada momento do show.

Tudo começou em 1995 com um show gravado no Espaço Verde Chico Mendes, na cidade de São Caetano do Sul, na grande São Paulo. Foi um público de cerca de 100 mil pessoas para assistir a um show em que vários cantores interpretaram canções de outros artistas e ainda trocaram de parceiros. O elenco de peso contava com as duplas Chitãozinho & Xororó, Zezé di Camargo & Luciano e Leandro e Leonardo.

Entre os hits apresentados no espetáculo as pessoas puderam ouvir “É o Amor”, de Zezé di Camargo & Luciano. E, ao final, os 6 artistas cantaram o clássico “Menino da Porteira” de Teddy Vieira e Luizinho, a tradicional canção natalina “Noite Feliz”, uma versão de Vicente Aricó Júnior para a original de Franz Gruber e “Marcas do que se Foi”, de Roberto Pera e Flecha. E para fechar com chave de ouro foram mostradas cenas dos artistas em churrasco na fazenda de Chitãozinho na cidade de Campinas, no estado de São Paulo. Esse programa especial foi reprisado mais 2 vezes, em março e em junho de 1996.

No ano seguinte, em 1996, houveram 2 reprises do programa do ano anterior. Uma em março e outra em junho. Com tanto sucesso, os produtores cuidaram de desenvolver uma segunda versão do programa Amigos o quanto antes. Pois não deu outra! Dessa vez a cidade interiorana de Paulínea, no estado de São Paulo, foi o palco de um super show que recebeu a cantora Simone e as duplas Chrystian e Ralf, João Paulo e Daniel, Chrystian e Ralf e Gian e Giovani. Para completar, houve um clipe da música “Coração Sertaneja” cantado por Chitãozinho & Xororó.

Em janeiro de 1997 continuou a saga de programas especiais. Primeiro, houve a reapresentação do programa de 1996 na faixa de programação chamada de Terça Nobre. Sem ver o fim do sucesso, o público ganhou uma terceira edição. Saindo de São Paulo, a gravação foi para a capital Belo Horizonte, no estado de Minas Gerais. O espetáculo teve participação de Fábio Jr., Roberta Miranda, Daniel, Daniela Mercury e muito mais.

Repetindo o primeiro ano do evento, em 1998, houve um show no Espaço Chico Mendes. Com um público de, aproximadamente, 60 mil pessoas, o show contou com uma emocionante homenagem ao saudoso músico Leandro, que morreu naquele ano. A música ficou por conta de Chitãozinho & Xororó, Zezé di Camargo & Luciano e Leonardo. O grupo Fat Family também participou ao cantar “Ave Maria”.

Amigos & Amigos

Um sucesso gera outro sucesso. Duvida? Pois saiba que o famoso programa Amigos & Amigos surgiu a partir do show AMIGOS. Comandando por grandes artistas sertanejos do Brasil que recebiam outros grandes artistas, esse programa está na mente das pessoas até hoje como uma boa memória. Quem aí quer a volta de Amigos & Amigos?

O time de duplas sertanejas composto por Chitãozinho & Xororó, Zezé di Camargo & Luciano e pelo cantor solo Leonardo apresentou essa atração chamada Amigos & Amigos da grade da programação da Rede Globo.

Essa atração era feita para todos aqueles que gostavam de boa música. Os artistas se juntavam para cantar clássicos da música brasileira e contar histórias ainda desconhecidas pelo grande público. Além disso, os apresentadores também recebiam outros artistas como Elba Ramalho, Peninha, Elymar Santos, as duplas Pena Branca e Xavantinho e Sandy e Junior e o cantor Tinoco. Até Renato Aragão, do grupo de humoristas Os Trapalhões, também participou! E quem era novo no ramo musical na época também tinha chance.

O programa também contava com artistas sertanejos que acompanham os apresentadores fixos. A lista de participações especiais teve duplas de repentistas, a Roberta Miranda e a Lúcia Veríssimo.

A produção caprichou e criou diversos cenários para o programa Amigos & Amigos. Eram 5 super cenários. Um deles era chamado de “Manicômio”, para receber quem estava começando e os artistas circenses. O outro de “Sala In”, o espaço dos convidados. E ainda havia o “Bar Vip”, a “Arena” e o palco, que não poderia faltar.

Mais especiais

Além dos shows e do programa Amigos & Amigos, a Rede Globo exibiu houveram edições diferenciadas para as duplas sertanejas. Um dos programas foi o “Zezé di Camargo e Luciano Especial” em 1991, foram “Chitãozinho & Xororó” em 1990, “Leandro & Leonardo Especial” em 1991, “Leandro & Leonardo” em 1992 e “Chitãozinho & Xororó – Planeta Azul” em 1992.