Cuidando de sua sela western

Os cavaleiros e amazonas sabem que a sela é um item muito importante para cavalgar. A escolha desse acessório demanda a observação de alguns detalhes como o material e as especificações para cada atividade, como esportes (com destaque para três tambores e laço em dupla), para o dia a dia ou cavalgadas prolongadas. Ao fazer a sua escolha com atenção é fundamental ter alguns cuidados com a peça, como explicaremos a seguir.

Sela para cavalo – principais cuidados para se ter com a peça

Ao investir numa sela western você deve ter em mente quais são os principais cuidados com a peça, incluindo a escolha de bons acessórios de proteção (como capas e sacolas) e até de enfeite (como alforge), além de realizar procedimentos de manutenção. Para quem ainda não conhece a anatomia de uma sela, recomendamos clicar aqui.

– Capas para selas

Uma sela para cavalo de qualidade precisa ser protegida da ação do tempo e do acúmulo de poeira. A melhor maneira de garantir esse cuidado é usar capas. Um dos modelos mais práticos para o dia a dia é a capa de plástico transparente, que permite manter a sela sempre à vista e protegida, mesmo da chuva. Outra boa opção é a de nylon com elástico na base, que permite “vestir” a sela com mais segurança. É possível estender a proteção da capa para o paralamas e o pito com modelos alongados de plástico.

– Sacolas para selas

Para levar a sela a diferentes lugares ou mesmo para guardá-la com mais segurança é essencial contar com itens de proteção, como as sacolas para selas. Comprar uma sacola desenvolvida especialmente para as selas western é uma excelente estratégia, pois, devido ao porte dessas peças, a sacola pode guardar outros modelos de menor porte. Observe sempre a resistência dessas sacolas: a de lona de nylon uma ótima alternativa.

– Alforge

Para quem leva cargas enquanto está cavalgando, os alforges são ótimas opções de acessório, pois acrescentam bolsos à sua sela. O mais interessante é que você poderá encontrar opções decorativas como os alforges bordados feitos de couro ou opções mais modernas e práticas, como os alforges térmicos. Escolha a peça de acordo com as suas necessidades.

– Enfeite para sela

Deixe a sua sela muito mais bonita adicionando enfeites como crucifixos de couro (esse, esse e esse, por exemplo). Ao acrescentar um enfeite a sua sela western você naturalmente passa a ter mais cuidados com ela, vale a pena dedicar mais carinho e atenção!

– Manutenção da sela

É importante que você conheça também os cuidados de manutenção de sua sela. Ela deve ser mantida limpa e com o couro hidratado. Os pontos que exigem mais dedicação de limpeza são aqueles que ficam mais tempo em contato com itens de metal, como os estribos. Para uma limpeza mais eficiente, sugerimos o uso de água quente, e para manter o couro hidratado e em bom estado vale a pena investir num condicionador.

– Escolha bons produtos

Na hora da limpeza e correta manutenção é importante escolher os produtos de qualidade. Não é interessante apostar em itens mais baratos, pois geralmente eles não obtêm os resultados de maior potencial que se espera. Investir numa sela para cavalo demanda investir também em bons produtos.

– Algumas atividades exigem selas diferenciadas

Foram desenvolvidos modelos especiais para atividades esportivas, por exemplo, levando em consideração o conforto e o bom desempenho do cavalo. Você encontra várias opções de selas para laço em dupla (como esse e esse), três tambores (como esse) e outros. É importante ainda verificar se a sela se encaixa confortavelmente no cavalo, para não causar incômodo no dia a dia.

– Medidas

A sela perfeita tanto para o cavalo como para o cavaleiro é o primeiro cuidado, caso contrário o cavaleiro terá uma série de problemas ao montar. No que diz respeito às medidas da sela, recomenda-se verificar o tamanho do quadril e pernas, encontrando o acessório que se encaixa melhor. Já no que diz respeito às medidas do cavalo, a recomendação é conferir o tamanho do dorso, abertura da cernelha e especificidades morfológicas do animal.

Gostou das dicas? Coloque-as em prática para manter esse equipamento sempre no máximo da sua performance, afinal, é um dos principais investimentos de cavaleiros e amazonas!