O que é Smart Farming?
Curiosidades

Smart Farming: uso de tecnologias avançadas no campo

O termo Smart Farming pode ser traduzido como Fazenda Inteligente ou Agricultura Inteligente e está se tornando cada vez mais comum no campo. Trata-se do processo de inclusão de recursos tecnológicos nas atividades rurais com o objetivo de torná-las mais eficientes. Continue lendo para entender o papel da tecnologia na otimização das atividades rurais.

O que é Smart Farming?

Em linhas gerais, o termo Smart Farming diz respeito ao uso de tecnologia no campo com o objetivo de tornar as atividades rurais mais eficientes. Entre as formas de aplicação da tecnologia na otimização rural estão o uso de dados em tempo real, geração e análise de dados e inclusão de ferramentas avançadas e inteligentes.

O conceito de Smart Farming trabalha, basicamente, em duas frentes: tomada de decisões e aplicação. A tecnologia pode ser aplicada no ciclo completo de trabalho. Isso significa realizar a extração de dados em tempo real com o tratamento dos números e elaboração de previsões. As decisões são tomadas com base em argumentos e fatos previamente levantados.

As ações delineadas são aplicadas de forma eficiente para gerar resultados de melhoria contínua. A evolução proporcionada pelo uso de ferramentas tecnológicas aplicadas ao campo é nítida. Com recursos inteligentes é possível ter respostas mais eficientes.

Conheça as principais ferramentas de Smart Farming

Dentro da chamada agricultura 4.0 há uma série de ferramentas com grande potencial para otimizar as atividades no campo. A tecnologia está em constante evolução e todos os dias oferece novas possibilidades para melhorar o trabalho no campo.

É bastante interessante investir nesse tipo de tecnologia para a evolução do trabalho rural. A seguir você poderá conhecer melhor as ferramentas tecnológicas utilizadas no campo e as suas aplicações.

Drone

Os drones são opções tecnológicas bastante versáteis, podem ser usados para atividades como irrigação, pulverização, georreferenciamento e mapeamento aéreo. É um excelente investimento para quem trabalha no campo.

GPS

Uma ferramenta que já existe há algum tempo, mas que está em constante evolução, permitindo novos ganhos para quem trabalha no campo. O GPS pode ser utilizado para o controle de máquinas agrícolas, planejamento de colheitas e para realizar a mensuração de produtividade da fazenda.

Imagens via satélite

Quando se fala em tecnologia nas fazendas, é essencial dar destaque para as imagens via satélite. Os satélites permitem a captação de imagens semelhantes às captadas pelo olho humano. Porém, embora sejam informações simples contribuem significativamente para a tomada de decisões.

Esse tipo de tecnologia permite obter imagens espectrais, algo que corrobora para ter acesso a uma ampla gama de informações. Com essas imagens é possível captar faixas do espectro que são invisíveis a olho nu como a infravermelha, por exemplo. Logo, a partir desses dados é possível realizar análises de NDVI e climáticas.

Sensores

O uso de sensores, devidamente posicionados em pontos estratégicos, permite obter uma grande diversidade de dados em tempo real. A partir da coleta e análise desses dados é possível compreender objetivamente o que está acontecendo com a plantação. Com uma base sólida de informações, coletadas em tempo real, é possível traçar planos para potencializar a produtividade.

Os sensores podem ser utilizados para diversas finalidades, como medir a temperatura e umidade do solo, analisar qual é a melhor velocidade para a colheitadeira, entre outros. Ter dados em tempo real é fundamental para desenvolver um planejamento com mais foco em atender as necessidades geradas pelo campo.

Softwares de gestão

O acesso a milhares de dados demanda que se tenha um lugar seguro para centralizar todas as informações a respeito da plantação. É importante contar, ainda, com o histórico de todas as ações realizadas para compreender os resultados e os passos seguintes que serão dados.

A função dos softwares é exatamente atender essa demanda de organização de dados e informações. Essas plataformas permitem a organização e a catalogação de fluxos de processos para ter melhores resultados. A melhor forma de tornar a fazenda mais eficiente é torná-la mais organizada.

Tecnologia no campo: o futuro e o presente

O conceito de Smart Farming não é mais uma ideia para o futuro do campo, trata-se de uma realidade no presente. A tecnologia aplicada ao campo é bastante versátil e potencializa os resultados conquistados com menores investimentos. Vivemos em plena era da informação e, dessa forma, é imprescindível contar com ferramentas com esse foco.

A adoção da tecnologia para o campo é determinante para alcançar um fluxo de crescimento constante e sustentável. Os recursos tecnológicos são grandes aliados das plantações e criação de rebanhos. Com dados em tempo real é possível detectar problemas antes que eles surjam e se tornem uma barreira para o crescimento. Com a tecnologia é possível ter uma atividade plena no campo.

Gostou de conhecer mais sobre o Smart Farming e as ferramentas mais utilizadas? Acesse outras postagens do blog da Rodeo West para conferir mais dicas e novidades sobre o universo country!

Fonte imagem: pixabay.com