Curiosidades

Romaria a cavalo para Aparecida

Você já foi a cavalo para Aparecida?
Romaria a Cavalo para Aparecida: uma expressão de fé – Crédito da Imagem: https://www.youtube.com

A Nossa Senhora de Aparecida é a santa padroeira do Brasil, por isso, todo dia 12 de outubro é feriado nacional. E nessa data muitos peregrinos costumam fazer romaria a caminho da cidade de Aparecida do Norte, no Vale do Paraíba, no interior do estado de São Paulo. A longa caminhada tem o objetivo de prestar homenagem e devoção à santa.

E a Nossa Senhora de Aparecida é muito importante para os cavaleiros e amazonas também. Inclusive, ela é conhecida como a padroeira do rodeio. A fé é tão grande que antes das competições, todos tiram os chapéus de cowboy e cowgirl para fazer a reza em homenagem à santa. E essa importância é também vista pelas pessoas que optam por cavalgar no caminho que leva até a cidade de Aparecida do Norte. Continue lendo para entender melhor essa tradição.

De Minas Gerais para Aparecida do Norte

Em 2015, um grupo de cavaleiros da cidade de Capelinha, no Vale do Jequitinhonha no estado de Minas Gerais, fez 22 dias de cavalgada rumo à cidade de Aparecida do Norte. A caminhada da fé começou em 4 de setembro e contabilizou cerca de 1100 quilômetros.

Do ABC para Aparecida do Norte

Em 2016 um grupo de cavaleiros que sai do ABC paulista (região metropolitana de São Paulo) em romaria para Aparecida do Norte completou 15 anos de história. O ponto de encontro para centenas de pregadores é na cidade de São Caetano do Sul, também no ABC paulista, no próprio dia 12. Com todos reunidos, eles seguem em frente em direção à cidade de Aparecida do Norte. Junto com as pessoas que cavalgam, acompanham as pessoas que preferem caminhar.

De Santos para Aparecida do Norte

Com mais de 30 anos de tradição, em 2015, um grupo de cavaleiros deixou a cidade de Santos, no litoral do estado de São Paulo, rumo à cidade de Aparecida do Norte. Eram cerca de 60 pessoas que se dividiam entre cavaleiros, equipe de apoio e os familiares. No grupo havia pessoas que nasceram em Santos e em outras cidades como Itanhanhém, São Bernardo do Campo e Peruíbe. São, aproximadamente, 270 quilômetros de percurso carregando a imagem de Nossa Senhora de Aparecida.

De Sorocaba para Aparecida do Norte

No ano de 2016, o grupo Romeiros de Aparecida completou 13 anos de tradição romeira. O grupo, que é da cidade de Sorocaba, no interior do estado de São Paulo, segue de charrete com o destino certo de Aparecida do Norte. São quase 400 quilômetros feitos em 10 dias. Em 2016, havia 15 pessoas divididas em 5 charretes e 1 caminhão de apoio.

O caminho dos peregrinos

Todos os anos milhares de pessoas cavalgam, caminham ou dirigem suas motos até a Basílica de Nossa Senha de Aparecida. Muitos fiéis caminham até 500 quilômetros para chegar ao local. Existem 17 pontos de partida e a rota mais extensa pode durar, em média, 17 dias. Ela passa por 29 cidades (nos estados de São Paulo e Minas Gerais) e pode ter 542 quilômetros do ponto mais distante na cidade de São Carlos (no estado de São Paulo).

Ainda é possível conseguir um certificado de peregrino se você for caminhando ou pedalando. Para conseguir basta começar em qualquer dia do ano e pagar uma taxa de R$ 5, preencher um formulário e um termo de responsabilidade. Mais de 13 mil pessoas já fizeram o trajeto em oito anos. E não precisa se preocupar: há pousadas e lanchonetes pelo caminho que carimbam a credencial. Quando chegar à Basílica, leve o documento até a Pastoral.

Rota da luz: o mais novo caminho para o santuário da fé

A rota de fieis a caminho da Basílica de Nossa Senha de Aparecida, na cidade interiorana de São Paulo, costuma ser pela Rodovia Presidente Dutra, o que é não é muito seguro por conta da quantidade de veículos. Porém em abril de 2016, a Secretaria Estadual de Turismo do estado de São Paulo ofereceu um novo caminho formado por estradas secundárias. A chamada Rota da Luz é mais segura e ainda proporciona maior contato com a natureza. Assim fica mais fácil chegar a Aparecida do Norte!

O novo caminho passa pelas cidades de Mogi das Cruzes, Guararema, Santa Branca, Paraibuna, Redenção da Serra, Taubaté, Pindamonhangaba, Roseira e então Aparecida do Norte. No total, o percurso tem 194 quilômetros e pode ser percorrido em, aproximadamente, 6 dias. Além disso, todo o caminho é sinalizado com placas indicativas para facilitar a locomoção. Os peregrinos também podem registrar a sua passagem pelos municípios usando um QR Code que é instalado em estabelecimentos comerciais e locais públicos indicados.

Você já demonstrou sua fé caminhando ou cavalgando até a cidade de Aparecida do Norte? Conte para a nossa equipe nos comentários!