Moda

Dicas para adaptar bandana ao look country

Você gosta de bandanas?
Confira dicas para adaptar bandanas ao seu look country – Crédito da Imagem: http://www.blogfreskurinhasdemiry.com

A bandana é um acessório que está na maioria dos armários dos amantes do estilo country. Esse artigo do vestuário é versátil, pois pode ser utilizado de diversas formas, tais como lenço, tiara e muito mais. E não importa como seja o seu uso, a bandana dá um toque de originalidade à composição de roupas. Continue lendo o texto para aprender diferentes formas de usar a bandana.

Combinando a bandana com outras peças western

Quem já leu outros textos sobre roupas country aqui no blog, sabe que gostamos de frisar a importância de escolher um ou dois itens para serem os protagonistas do visual. Vamos retomar esse assunto, pois sabemos que é comum que as cowgirls e que os cowboys tenham chapéus e bonés western no armário, porém misturar um dos dois com a bandana pode ser um look exagerado. Mas, é claro, que é possível ter mais um destaque no visual, se combinado corretamente com a bandana. Assim, você expressa estilo e não se torna uma árvore de natal.

Para as mulheres, essa peça não impede o uso de bijuterias, o bom e velho jeans (seja em calça, shorts ou saia), jaquetas de couro, botas western ou coletes. Basta optar pelo mesmo visual que usariam com o chapéu western feminino ou o boné western feminino bastando trocá-los pela bandana.

A maior dúvida é como arrumar a bandana. Se você quer um visual mais despojado, pode deixar o acessório como se fosse um lenço no cabelo. Se quiser algo mais meigo, pode colocar o artigo como se fosse um arco ou faixa. E se quiser aliar conforto com estilo, pode fazer um rabo de cavalo ou em um coque e deixar que a bandana seja o elástico.

Os cowboys podem seguir a mesma dica de usar o visual com o chapéu country masculino ou com o boné country masculino, porém os trocando pela bandana. Para os homens, é mais comum que essas peças sejam usadas como um lenço em torno da cabeça.

Atenção com as cores e as estampas

Uma dica que vale tanto para as cowgirls quanto para os cowboys é em relação às estampas e as cores. Se a peça seja da mesma cor do cabelo, o look será mais discreto. Porém se a sua bandana tiver uma cor super forte, cuidado para que ela combine com as outras peças do seu visual.

Em relação às estampas, a atenção precisa ser maior. É muito comum encontrar bandanas com desenhos grandes ou pequenos. Dependendo de como for a estampa do seu artigo é ideal analisar com as outras peças da composição. Imagine que estranho poderia ser tentar harmonizar uma bota estampada com uma camisa desenhada e mais uma bandana estampada. Para o visual não ficar pesado, prefira estampas que se combinem ou apenas uma peça que tenha estampa, seja discreta ou indiscreta.

No mundo da música country

A artista country Miranda Lambert gosta de usar bandana nos dias de folga e quando está trabalhando nos shows e clipes também. No vídeo clipe da música “Automatic” mostra como o estilo country combina com esse acessório. O vídeo clipe da música clássica “Any Man Of Mine” da cantora canadense Shania Twain é um exemplo do look com bandana. Além de aderir o acessório ao dia a dia, a cantora norte americana Taylor Swift mostra muita personalidade ao usar a bandana como um arco no vídeo clipe da canção “22”. Outra artista dos Estados Unidos que já colocou esse artigo aos looks do cotidiano é a Carrie Underwood. Ela também usa em shows ao vivo.

Em outros setores da música

A bandana faz parte de vários estilos de ícones da música de todos os ritmos. A cantora pop Jennifer Lopez também já foi fã de usar bandana. Outro exemplo do mundo pop é Beyoncé, que faz uso desse artigo no vídeo clipe “Survivor”. O Axl Rose da banda norte americana Guns N’ Roses é um dos roqueiros que associou sua imagem ao uso da bandana. O falecido rapper dos Estados Unidos Tupac Shakur aderiu a bandana ao estilo. No Brasil, Bel Marques, ex-integrante da banda Chiclete com Banana, também é fã de uma bandana. E se você voltar no tempo, à lenda do rock Jimi Hendrix também usava o acessório.

Bandana X turbante

É extremamente importante não confundir a bandana com o turbante. Estamos falando isso, pois o turbante é uma peça de vestuário simbólica para a cultura negra e oriental. Não é justo tratar tal acessório como simplesmente um adereço da moda e esquecer seu passado cultural. O respeito a todos os tipos de culturas é essencial.

Gostaram das nossas dicas de como combinar bandana com o visual country? Se você tiver mais conselhos, escreva nos comentários.