Quais São os Modelos de Chapéu de Cowboy

Modelo de Chapéu Country

Os chapéus de cowboy fazem parte do universo western como um dos seus principais símbolos. Existem alguns modelos diferentes desse acessório para quem deseja escolher um que combine exatamente com seu estilo. É importante dizer que esses chapéus podem ser para cowboys e cowgirls. Então que tal escolher um chapéu para chamar de seu?

Chapéus de cowboy ou cowgirl: 5 modelos para você escolher

Como já mencionamos, existem alguns tipos de chapéu de cowboy e vamos apresentar os mais famosos. Esse acessório foi criado na década de 1920, porém, somente se popularizou na década de 1960. Tem como principais funções proteger do sol e marcar a identidade do cowboy/cowgirl.

1 – Chapéu Montana ou Gus

Esse modelo nasceu numa época em que os cowboys quase não viajavam de maneira que em cada lugar era criado um modelo particular de chapéu. Em Montana, nos EUA, o chapéu country possui coroa alta com três vincos profundos que proporcionam a inclinação para frente. Hoje em dia esse chapéu também é chamado de Gus.

2 – Chapéu Cattleman

Um dos modelos clássicos de chapéus de cowboy que foi criado para boiadeiros que queriam se distinguir dos peões de rodeio. A coroa é mais alta e estreita nesse modelo para torná-lo mais resistente a ventos e chuvas intensas. O ponto diferencial desse chapéu é exatamente ter três vincos no seu topo. Tido como um modelo elegante é um chapéu que pode ser usado em situações com maior formalidade.

3 – Chapéu Gambler

Um modelo bastante funcional, em particular para os lugares com temperaturas mais elevadas, pois sua coroa mais baixa evita o acúmulo de ar quente na cabeça e ainda tem uma aba larga que protege do sol. O chapéu Gambler tem origem mexicana, era usado pelos cowboys desse país e acabou chegando ao vizinho, Estados Unidos, onde se popularizou.

4 – Chapéu Pinch Front

A principal característica desse chapéu é ter suas abas laterais inclinadas para cima de maneira que cria um visual de rosto mais fino e alongado. Um dos modelos favoritos das cowgirls que querem um visual mais equilibrado e ainda deixar a maquiagem em mais evidência. Para os cowboys, fica interessante como uma forma de dar menos ênfase em rostos angulosos.

5 – Chapéu Tom Mix

Por fim, temos em nossa lista de tipos de chapéu de cowboy um modelo clássico que leva o nome de um dos maiores astros do cinema de faroeste, Tom Mix. Esse chapéu não tem vincos e possui uma coroa bastante alta e afunilada. Não é exatamente um chapéu para usar no dia a dia, mas pode ser divertido para quem é fã do estilo de filme de faroeste.

Como escolher um chapéu de cowboy ou cowgirl?

Depois de conhecer os principais modelos de chapéus country, provavelmente, você já elegeu seu preferido, contudo, pode estar com algumas dúvidas práticas de como fazer a escolha mais assertiva para não se arrepender da compra. A seguir,  listamos algumas dicas bem interessantes!

1 – Circunferência da cabeça

É fundamental medir a circunferência da sua cabeça antes de partir para a compra on-line de um chapéu de cowboy ou cowgirl. Em compras presenciais, você pode experimentar o acessório para saber se vai ficar grande ou pequeno, porém, comprando on-line é essencial ter uma ideia do tamanho da sua cabeça. Não existe um tamanho universal de chapéu, porque as pessoas têm formatos e tamanhos de cabeça diferentes.

2 – Harmonia do modelo de chapéu com seu rosto

Já apresentamos os diferentes tipos de chapéu de cowboy e você talvez já tenha gostado de um em particular, contudo, antes de escolher verifique se esse chapéu fica harmonioso com seu formato de rosto. A ideia é que o acessório reforce  seus pontos positivos e deixe seu rosto com um visual mais imponente.

Pessoas que têm rostos com formato quadrado devem apostar nos modelos de copa curta, arredondados e com abas mais curtas. Já quem tem o rosto arredondado deve investir em chapéus com copa mais alta e de materiais mais firmes para fazer um contraponto.

3 – Escolha do material do chapéu

O material do chapéu também deve ser escolhido com atenção e foco no uso que será dado ao mesmo. Os chapéus de lã, por exemplo, são mais recomendados para o inverno, porque permitem deixar a cabeça mais aquecida. Para os dias de verão, o ideal é contar com chapéus de palha que trazem mais frescor para a cabeça permitindo a circulação de ar.

O ideal é ter mais de um chapéu country que possibilitausar o acessório como complemento em diferentes ocasiões. Ter um chapéu para o dia a dia de trabalho bem como ir a festas do peão é interessante, porque o primeiro acabará ficando mais desgastado enquanto o segundo precisa ser bonito e imponente.

Gostou de saber mais sobre modelos de chapéu country? Escolheu seu preferido?