Dia mundial do café
Curiosidades

Dia mundial do café: curiosidades sobre a segunda bebida mais consumida no Brasil

O dia mundial do café é celebrado anualmente no dia 14 de abril e tem como finalidade enaltecer a segunda bebida mais consumida no mundo, ficando atrás somente da água. Continue lendo e confira curiosidades sobre essa bebida que não pode faltar na mesa dos brasileiros.

Dia Mundial do Café: 14 de abril

O café é uma bebida tão presente na vida das pessoas que não possui apenas uma data de celebração. O dia 14 de abril é o Dia Mundial do Café, no entanto, em 1° outubro é comemorado o Dia Internacional do Café.

No Brasil, o ingrediente é festejado também em 24 de maio, o Dia Nacional do Café. Continue lendo para conhecer curiosidades a respeito do cafezinho nosso de todo dia.

Curiosidades sobre o café

Tomar café diariamente faz parte da vida dos brasileiros e de muitos outros povos. A bebida conhecida por ser estimulante é o que inicia o dia de muitos. Confira a seguir algumas curiosidades e descubra mais sobre essa saborosa bebida, enquanto lê você pode, inclusive, tomar aquele cafezinho!

Definição das datas de celebração do café

Agora que você já sabe que o café tem três datas de celebração aqui no Brasil, deve estar curioso para saber como esses dias foram escolhidos.

A data de 14 de abril como Dia Mundial do Café foi escolhida pela Abic (Associação Brasileira da Indústria do Café) e a ICO (International Coffee Organization). As duas organizações definiram que era importante que a bebida tivesse o seu próprio dia de celebração. Contudo, embora a data exista há bastante tempo, só começou a ser celebrada em 2005.

Por sua vez, o Dia Internacional do Café foi celebrado pela primeira vez apenas em 2014. Todos os anos no dia 1° de outubro é usada a hashtag #InternationalCoffeeDay. Inclusive, na data internacional do café a indústria cafeeira se reúne para analisar o impacto que o grão está tendo na população.

Café no Brasil

Um dos líderes em plantação de café e exportação do grão, o Brasil também é um dos principais países consumidores da bebida. Os brasileiros tomam em média de 3 a 4 xícaras de café por dia. Para se ter uma ideia, isso equivale a cerca de 5,8 kg da bebida por ano. E você, contribui para todo esse consumo de café?

De acordo com uma pesquisa, o tipo preferido de café dos brasileiros é o expresso. Logo atrás vem o pingado, que é a forma popular como ficou conhecido o café com leite.

Na terceira posição aparece o cappuccino feito a partir de uma mistura de café, chocolate, canela e leite. Em quarto e quinto lugares, respectivamente, aparecem o macchiato (50% expresso e 50% creme de leite) e o café latte (versão do cappuccino encorpada).

Consumo do grão coado

No ranking dos países que mais consomem o grão coado, o Brasil aparece em 14° lugar. O líder de consumo dessa categoria é a Finlândia, acredita-se que isso se deve ao frio extremo que faz no país. O café é usado como um recurso para se esquentar, sem contar que a bebida é uma delícia, não é mesmo?

Estados maiores produtores

O Brasil é o maior produtor de café do mundo, com cerca de 40% de toda a produção. Os maiores produtores são: Minas Gerais, São Paulo e Paraná. O café tem grande importância para a economia brasileira.

Versatilidade

O café é uma bebida extremamente versátil, podendo ser usada em bolos, caldas, sobremesas diversas, molhos ou drinks.

Cafés especiais

Embora seja uma das bebidas mais consumidas no mundo há tempos, é inegável que recentemente um tipo diferente de café vem ganhando lugar dentre as preferências. Estamos falando sobre os chamados cafés especiais, nessa categoria estão aqueles de alta qualidade no tocante a aspectos, como: aroma, doçura, fragrância, corpo, harmonia e acidez.

O café de Taquaritinga do Norte

No Agreste de Pernambuco, mais precisamente na cidade de Taquaritinga do Norte, há uma destacada produção de café especial. Mas, o curioso nesse caso é o fato de que esse café vem sendo usado para fomentar setores como lazer e turismo.

O município se destaca como um dos principais produtores do grão, contando com mais de 100 locais destinados à atividade. Essa cidade é responsável por 47% da produção de café do estado, equivalente a 322 toneladas por ano.

Com características propícias para a produção do grão especial, Taquaritinga do Norte tem 99% de sua produção da variedade arábica típica. Trata-se de um café bastante peculiar e que demanda um tipo de produção bem específico, com sombra e em baixa escala. Na cidade de Taquaritinga, o clima, a altitude e a mata colaboram para o sucesso da produção. É um café realmente especial!

Um cafezinho deixa tudo melhor, não é mesmo? Então celebre essa bebida em todos os seus dias, inclusive em 14 de abril!

Fonte imagem: pexels.com