Mundo Country

Como Montar Sua Festa Junina

Que tal montar um arraiá para chamar de seu? Se você não sabe como montar sua própria festa junina não deixe de conferir as dicas que vamos apresentar a seguir para que não falte comida, brincadeiras, música e a boa e velha quadrilha. Não dá para deixar o meio do ano passar em branco sem uma boa festa caipira.

6 dicas de como montar sua festa junina

Leia as dicas a seguir e saiba o que não pode faltar para um arraiá completo!

1 – Estrutura mais informal

Como a festa junina faz referência ao universo caipira e é mais despojada, você pode apostar numa estrutura mais informal para distribuir os quitutes e as bebidas. Se for realizar o festejo numa área externa, pode usar mesas compridas para dispor os doces numa mesa e os salgados em outra.

Fique atento à disposição das cadeiras, se na sua festa são 50 convidados é bom ter pelo menos 30 cadeiras. Mesmo com a animação em algum momento é necessário sentar para comer ou só para descansar os pés da quadrilha. Por ser uma festa informal, você poderá usar copos, pratos e talheres descartáveis.

2 – Pratos típicos e bebidas

Você quer que a sua festa junina se torne memorável para os convidados? Então, ofereça pratos típicos desse tipo de festa como pipoca, milho verde, pamonha, paçoca, bolo de fubá, pé-de-moleque, maçã do amor, cachorro-quente e o que mais a sua vontade mandar. Para ter mais variedade de pratos juninos, você pode dividir essa tarefa com seus convidados.

No momento do convite, solicite que o convidado leve um prato, não tem desculpa de não saber cozinhar porque alguns itens podem ser comprados prontos como a paçoca, por exemplo. Uma boa festa precisa também de bebidas e como geralmente em arraiás têm muita criança é importante ter uma boa quantidade de sucos e refrigerantes.

A média de consumo é de 500 ml de refrigerante, 500 ml de água e 3 latas de cerveja por pessoa. O quentão que é a bebida mais tradicional da festa junina e em média 600 ml serve até 12 pessoas. É sempre bom fazer um cálculo para que sobre um pouco, mas cuidado para ter um grande desperdício.

3 – Vestimentas

Para que a sua festa possa ter uma quadrilha animada, a dica é pedir que os convidados compareçam vestidos de caipiras. Uma forma de evitar desculpas de “não tenho roupa”, simplifique e diga para que os homens compareçam de camisa xadrez e calça jeans enquanto as mulheres possam apostar num vestido florido se não tiverem o vestido caipira.

Conforme os convidados forem chegando a sua festa, vá juntando os pares para a quadrilha. Deixe alguns lenços e chapéus disponíveis para que seus convidados possam incrementar o visual. Além disso, tenha em mãos um roteiro com as frases típicas que incluem “Olha a cobra!” e “É mentira!”. Se ficar um pouco bagunçado, faça com que isso entre no esquema da sua festa, o mais importante é se divertir.

4 – Atenção para a playlist

Além de pipoca e paçoca uma boa festa junina precisa ter músicas típicas dessa época, então reserve um tempo para criar uma playlist em que estejam canções como “Pula a fogueira”, “Capelinha de melão”, “Olha pro céu” entre outras. Você pode reservar um momento da sua festa para músicas mais modernas, como os principais sucessos do sertanejo universitário, por exemplo.

5 – Decore sua festa

Uma das partes mais divertidas de organizar uma festa é a decoração do local em que ela será realizada. A dica é apostar em adicionar bandeirinhas coloridas, lanternas e balões de brinquedo. Você pode fazer esses itens com um pouco de habilidade manual, as bandeirinhas podem ser feitas de papel de revista, por exemplo. Não é necessário gastar muito para ter uma festa bonita e alegre. Coloque em torno da mesa dos comes e bebes enfeites de papel crepom, por exemplo.

6 – Brincadeiras para entreter os convidados

Para que seus convidados fiquem interessados pela sua festa é fundamental que haja boas opções de brincadeiras para eles como a pescaria e a bola na boca do palhaço. Com um pouco de criatividade e papel colorido, você pode criar um verdadeiro mar de peixes para serem pescados e um palhaço divertido. Uma forma de tornar mais divertido é pedir que seus convidados levem ‘prendas’, presentinhos que possam ser distribuídos como prêmios para aqueles que se derem bem nas brincadeiras.

Para deixar seu arraiá mais divertido nada melhor do que criar um serviço de correio elegante em que seus convidados possam enviar recadinhos para um crush e por que não deixar um espaço para a cadeia e prender os apaixonados?

Gostou dessas dicas de como montar sua própria festa junina com sucesso? Deixe seus comentários abaixo!