Rodeio

Quais São as Modalidades de Rodeio

Conhecer outras modalidades de rodeio, além da montaria em touro é interessante para ter uma melhor compreensão do que se trata essa verdadeira celebração competitiva entre os apaixonados pelo universo country. Continue lendo para saber mais sobre as regras de cada modalidade e seus objetivos.

Conhecendo as modalidades de rodeio

Você tem curiosidade de saber mais sobre as modalidades que são disputadas num rodeio? Então, continue lendo e entenda melhor do que se trata cada uma delas.

Modalidade: Montaria em touro

A modalidade mais famosa e apreciada do rodeio consiste em se manter por 8 segundos em cima de um touro bravo. O peão deve segurar a corda americana que é presa ao corpo do animal apenas com uma mão. A outra mão não pode tocar em nada, deve ser usada somente para auxiliar no equilíbrio.

Após a abertura do brete, o peão deve permanecer em cima do touro por 8 segundos sendo avaliado por dois juízes|: um juiz dá uma nota de 0 a 50 para o desempenho do peão; e o outro juiz avalia o nível de dificuldade imposto pelo touro que também vai de 0 a 50. A soma das duas notas dá a nota final do cowboy, uma nota de 0 a 100.

Modalidade: Três Tambores

Essa é a modalidade de que participam as cowgirls e consiste em realizar um percurso dentro da arena contornando três tambores que são dispostos em forma triangular do lado oposto ao da largada na arena. A amazona participante dessa modalidade deve passar pelos três tambores no menor tempo possível, assim que ela passa pela linha da largada o cronômetro é automaticamente acionado. Cada tambor que é derrubado soma mais 5 segundos ao tempo da competidora.

Modalidade: Team Penning

Os competidores disputam essa modalidade em trios, geralmente as pessoas são da mesma família. Numa das extremidades da arena há um curral e na outra um espaço em que são soltos 30 animais. Os animais são divididos em grupos de três, cada grupo recebe um número. No momento da disputa, um número é sorteado e os competidores devem reunir os três animais da numeração sorteada e levá-los para o curral. O tempo para realizar esse objetivo é de 60 segundos para cada trio. Se mais de três animais cruzarem a linha imaginária do curral, a prova é considerada em aproveitamento técnico.

Modalidade: Sela americana

Uma modalidade semelhante à de montaria em touro, mas que é realizada com cavalos. Quando o cavalo adentra a arena é necessário que o peão realize o movimento conhecido como mark-out que nada mais é do que posicionar as esporas na altura do pescoço do cavalo e então puxá-las para trás. O animal dará saltos e o peão deve permanecer em cima do mesmo por 8 segundos. No caso de descumprir as regras, o cavaleiro é desclassificado, a sua nota varia de 0 a 100.

Modalidade: Cutiano

Bem semelhante à sela americana, nessa modalidade o peão deve segurar a rédea usando uma das mãos e deixar a outra livre sem tocar em nada. Assim que o cavalo sai do brete, o peão deve posicionar as suas esporas na altura do pescoço dele e puxá-las para trás, devendo permaner sobre ele por 8 segundos. Quanto mais tempo o peão se mantiver sobre o cavalo, melhor.

Modalidade: Mala de louco

O nome curioso dessa modalidade se deve ao fato de que os competidores participam fantasiados. A mecânica da competição é relativamente simples, um tambor é posicionado na arena, cerca de 60 metros do ponto de largada. Os competidores participam em duplas sendo que um dos cowboys deve iniciar montado num cavalo contornando o tambor.

O outro cowboy deve montar no cavalo da sua dupla no momento em que o tambor é contornado. O objetivo é montar no cavalo do parceiro no menor tempo possível. Derrubar o tambor ou não conseguir montar em 10 metros acarreta na desclassificação.

Modalidade: Bareback

O competidor dessa modalidade fica praticamente deitado sobre o cavalo. O peão deve montar diretamente no dorso do cavalo e na região da cernelha é adicionada uma alça de couro com o nome de bareback. O participante então deve puxar suas esporas no sentido do bareback, permanecendo sobre o cavalo por 8 segundos e então recebendo uma nota de 0 a 100.

Modalidade: Team Roping

Uma modalidade competitiva em que cowboys e cowgirls podem competir juntos. A disputa acontece entre duplas e o objetivo é laçar e imobilizar um bezerro. A dupla é liberada junto com o bezerro e um dos competidores deve laçar a cabeça do animal. Após isso ter sido feito é o momento em que o outro componente da dupla deve laçar as pernas do bezerro. Assim que o animal é imobilizado, o cronômetro para de contar.

Gostou de conhecer mais sobre as modalidades de rodeio? Saiba mais sobre a origem dessa competição clicando aqui.