Conheça melhor a colheitadeira
Agronegócio

Colheitadeira: tudo que você precisa saber sobre essa máquina agrícola

A colheitadeira é um dos maquinários agrícolas de maior relevância no processo de colheita de diferentes tipos de cultura. No artigo a seguir iremos apresentar em detalhes tudo o que você precisa saber a respeito desse equipamento.

Conhecendo melhor a colheitadeira

Destaque entre as máquinas agrícolas como uma das mais utilizadas no campo, a colheitadeira também pode ser chamada de colhedeira, colhedora ou ceifadeira. Esse equipamento pode ser utilizado para realizar colheita de diferentes tipos de culturas como café, cana-de-açúcar, algodão ou grãos (como, por exemplo, trigo, arroz e milho).

Origem da colheitadeira

O processo de mecanização agrícola se mostrou necessário devido ao crescimento da atividade de plantios comerciais em áreas demasiadamente amplas. A colheita manual não conseguia cobrir eficientemente essas áreas e, assim, teve início o processo de desenvolvimento de um sistema de colheita mecanizada.

Inicialmente, esse processo era feito por tração animal, mas não demorou para que se tornasse motorizado utilizando motores a vapor. Na sequência, foram utilizados motores de combustão interna. Os primeiros equipamentos de colheita apenas cortavam as plantas, ou seja, ainda era necessário realizar o trabalho de separação de grãos e frutos.

Evolução tecnológica das colheitadeiras

Foram, então, desenvolvidos separadores de grãos e palhada, assim como funções de limpeza e de classificação dos grãos. Atualmente, as máquinas são bem mais tecnológicas e têm maior capacidade de colheita.

Para se ter uma ideia, uma colheitadeira de soja é capaz de colher em média 3 hectares por hora. Uma colheitadeira de milho, por sua vez, pode realizar a colheita de até 2 hectares por hora.

Como a colheitadeira funciona?

A colheitadeira pode ser utilizada para colher partes da planta (cana-de-açúcar), plantas inteiras (forragem), grãos (como soja e milho) e frutos (café). Essas máquinas agrícolas são constituídas por diversos sistemas que se ocupam de tarefas distintas, tem o sistema de corte, o de alimentação, o de trilha, separação, limpeza e transporte. A combinação dessas funções resulta no processo completo.

Ressaltamos, contudo, que essas funções apresentam variação de acordo com a especificidade do maquinário e da lavoura em questão. A seguir você poderá conhecer melhor cada uma dessas funções da colheitadeira.

Corte ou despiga

Trata-se da primeira etapa de trabalho de uma colheitadeira, que consiste na remoção da planta ou das partes de interesse da planta do campo. A forma como o corte será realizado depende do tipo de cultura a ser colhido.

No caso do trigo, é feita a colheita toda. Já na lavoura de milho é realizado somente o arranquio das espigas. Nas culturas de milho e silagem é realizada a colheita da planta toda.

Alimentação

Na sequência da realização do corte, o material vegetal é transportado por meio do sistema de alimentação para a trilha. Tal sistema é constituído por esteiras ou correntes transportadoras, elevadores, caracóis de condução, entre outros.

Trilha

Essa etapa é realizada principalmente nas colheitadeiras de grãos, eles são removidos dos órgãos em que estão presos como espiguetas, espigas, vagem, panículas, entre outros. O sistema tem como base atrito, movimento e impacto. Os movimentos acontecem de forma bastante cuidadosa para que não causem danos ou impactos aos mesmos.

Separação

É a etapa em que é realizada a separação de grãos e outras partes da planta, como restos de espigas, colmos e folhas, chamados comumente de palhada. Essa etapa pode ser realizada em conjunto com a trilha ou depois dela. Geralmente, o grão é armazenado em um compartimento e a palhada é ejetada para fora do equipamento ficando então acumulada no campo.

Limpeza

Parte do processo em que os grãos são limpos, é realizada a remoção de pedras e restos vegetais grandes ou pequenos que recebem o nome de palhiço. Esse sistema normalmente é composto por uma bandeja de entrada em que ocorre o transporte dos grãos.

Os grãos são enviados para um sistema de peneiras com tamanhos distintos e ventiladores. Os grãos passam pelas peneiras de crivo maior e as partículas maiores ficam retidas. Fica a cargo do sistema de ventilação remover as partículas que são mais leves que os grãos.

Transporte a armazenamento

Com o processo de limpeza devidamente concluído, os grãos são direcionados através de um escorregador para o fundo do equipamento. Posteriormente, são elevados, por meio de um elevador, para um tanque graneleiro. O tanque é então descarregado na carreta graneleira que faz parte da colheitadeira.

Principais tipos de colheitadeiras

As colheitadeiras podem ser classificadas observando seu funcionamento (podendo ser automotrizes, montadas ou de arrasto), tipo de cultura ou em relação ao sistema de trilha (axial ou radial), entenda melhor abaixo.

Classificação por funcionamento

Máquinas automotrizes são aquelas que se deslocam e realizam atividades por si próprias. Colheitadeiras de arrasto precisam de um motor externo ou então estar presas a um trator agrícola de movimento ou tração, nesse caso, as colheitadeiras são montadas.

Classificação por tipo de cultura

Especificação de acordo com o tipo de planta e tamanho de grão que colhem.

Sistema de trilha

O sistema radial se caracteriza pelo fato de que a planta passa apenas uma vez entre um sistema fixo (côncavo) e um sistema móvel (rotor). Já no sistema axial, o material vegetal passa diversas vezes entre o sistema de rotor e pelo cilindro separador.

Gostou de saber mais sobre as colheitadeiras? Acesse outras postagens do Blog da Rodeo West para conferir mais dicas e novidades sobre o universo country!