Prova Três Tambores
Curiosidades,  Mundo Country

Tudo o que você precisa saber sobre a prova de três tambores

A prova de Três Tambores é uma das favoritas de muitos frequentadores de festas do peão com competição esportiva. Trata-se de uma modalidade que exige velocidade e coordenação motora excepcional por parte do cavaleiro ou da amazona. Continue lendo e saiba tudo o que precisa para assistir essa emocionante modalidade.  

Prova Três Tambores: tudo o que você precisa saber

Em resumo, a prova consiste em contornar três tambores, dispostos na forma de triângulo, no menor tempo possível. Acredite, essa atividade pode ser mais complicada do que parece, o que a torna ainda mais empolgante. Confira abaixo tudo o que você precisa saber dessa que é uma das principais provas com cavalos que existem. 

Objetivo da prova

Para ser bem-sucedido na prova três tambores, o competidor, montado em um cavalo, deve contornar três tambores dispostos na arena na forma triangular. A distância entre as peças é de cerca de 30 metros. O juiz da prova deve tirar as medidas entre os tambores para ter certeza de que estão dispostos corretamente antes da competição ser realizada. 

Como é feita a contagem do tempo?

Além de contornar os tambores com perfeição, é fundamental que o competidor fique atento ao tempo. O vencedor é aquele que conseguir realizar o contorno dos tambores em menos tempo. O cronômetro é acionado no momento em que o focinho dos cavalos passa pela linha de partida. 

Contorno dos Três Tambores

A forma como os competidores irão contornar os tambores também é determinada pela regra. O primeiro tambor deve ser contornado com um giro de 360°, da esquerda para a direita. Os dois últimos também deverão ser contornados em 360°, contudo, da direita para a esquerda. 

Somente após ter contornado os três tambores, o participante deverá se dirigir para a linha de chegada. Se o peão desejar, é possível solicitar para fazer ao contrário, contornando o primeiro tambor pela direita e os outros dois pela esquerda.

Escolha do primeiro tambor

O competidor pode escolher por qual tambor quer começar, entretanto, o que forma a ponta do triângulo deverá, necessariamente, ser o último, uma vez que é a partir dele que se atinge a linha de chegada.

Os tambores

Para a realização dessa prova, são necessários três tambores de duzentos litros, que devem estar vazios. O espaço entre eles deve ser respeitado, que é de cerca de 30 metros.

Vestimenta

O competidor deverá estar com a vestimenta completa e correta para poder realizar a prova. O visual inclui: calça, camisa de manga longa com os punhos devidamente abotoados, bota ou botina e chapéu. 

Regras da prova de Três Tambores

Essa prova conta com um conjunto de regras que, quando não são cumpridas, geram penalizações. Dependendo do caso, podem levar até mesmo à desclassificação do participante.

Acréscimo de tempo

Se o competidor derrubar um tambor durante a prova, terá 5 segundos adicionados ao seu tempo final. Lembrando que o tempo de prova é determinante para ser o campeão, ganha aquele que fizer o percurso em menos tempo. 

Derrubada de tambores

Se o participante derrubar dois tambores, será desclassificado. Como mencionamos acima, a derrubada de um tambor gera acréscimo de 5 segundos, mas a derrubada de dois leva à desclassificação.

Queda do cavalo

Cair do equino durante a apresentação gera desclassificação.

Maus-tratos ao cavalo

Uma das regras mais importantes dessa competição é a desclassificação devido maus-tratos aos animais. Se for observado que o cavalo apresenta ferimentos de chicotes, esporas ou outros objetos, há a desclassificação do cavaleiro ou amazona. 

Pesagem

Não é somente antes das lutas de MMA que os competidores precisam se pesar, o mesmo acontece com cavaleiros e amazonas da prova do tambor. Os participantes devem ser pesados junto com a sela e a manta freio, tendo pelo menos 65 kg. A regra permite que sejam utilizadas mantas extras para chegar ao peso mínimo.

Categorias da prova de Três Tambores

Algo interessante sobre essa modalidade é o fato de contar com categorias para homens, mulheres e crianças. Trata-se de uma das provas mais democráticas do mundo country e, por isso, uma das mais amadas pelos cowboys e cowgirls de todas as idades. Sem contar que é uma modalidade esportiva que oferece bastante emoção para quem está assistindo.

Curiosidades sobre a prova de três tambores

Confira algumas curiosidades interessantes sobre a prova de Três Tambores.

Nascimento da modalidade

A modalidade de Três Tambores nasceu no Texas, Estados Unidos, um estado que é referência para a cultura country. 

Poder feminino

A primeira prova feminina de tambor aconteceu em 1948, foi organizada pela Girls Rodeo Association, que posteriormente passou a se chamar WPRA (Women’s Professional Rodeo Association). Dentre as amazonas de maior destaque nessa competição estão Caroline Rugulo e Fatiana Ferreira.

Cavalo de velocidade

É fundamental que os competidores da prova de tambor tenham velocidade para realizar o circuito no menor tempo possível. Por isso, uma das raças de cavalo mais escolhida é a Quarto de Milha, cujo nome é uma referência às competições de corrida que eram realizadas com o animal. Esse é um dos cavalos mais velozes do mundo.

Principais eventos com provas de Três Tambores

Em nível mundial, as duas principais competições da prova do tambor são: Wrangler National Finals Rodeo, em Las Vegas, e Circuit Finals Rodeo, em Oklahoma City, capital do estado norte-americano homônimo. No Brasil, a modalidade está presente no maior evento country do país, a Festa do Peão de Barretos, além da Expo Londrina, Expobel, entre outros.

Vídeos de prova de Três Tambores

Confira, a seguir, alguns vídeos de diferentes provas de Três Tambores e sinta a emoção presente nas competições. Quem assiste pessoalmente se encanta com essa modalidade, você pode conferir um pouco dessa emoção nos vídeos a seguir. A agilidade das competidoras é impressionante tente acompanhar todos os movimentos! 

Final de Três Tambores – Festa do Peão de Barbosa 2017

Final de Três Tambores – Festa do Peão de Barretos 2018

Final de Três Tambores – Festa do Peão de Barretos 2019

Final de Três Tambores – LUPEÃO 2019

Se tiver a oportunidade de assistir ao vivo uma competição de Três Tambores, não perca a chance!