Quais são as raças de cavalo mais famosas

Raças de Cavalos
Conheça algumas raças de cavalos famosas

 

Algumas raças de cavalo são universalmente famosas devido ao reconhecimento de suas qualidades. Muitos desses exemplares combinam velocidade, força e beleza acima da média, afinal, a aparência também pode ser considerada como um quesito de valorização desses animais. Que tal conhecer um pouco mais sobre as grandes estrelas do universo equino?

Conheça as raças de cavalo mais famosas com detalhes

Comprar cavalos de raça pode ser um excelente investimento para quem gosta de equinos, pois, quando bem cuidados, podem até se valorizar. Independente de ter capital para realizar esse grande investimento, é interessante saber mais sobre cavalos de raças, como puro sangue árabe e quarto de milha paint horse, que estão entre os mais valiosos do mercado.

Obviamente que, mais do que observar a fama da raça, é importante considerar a finalidade para qual o equino será destinado. O cavalo percheron, por exemplo, é bastante adequado para a sela, assim como o cavalo frísio, mas, ao contrário do último, não tem tanta vocação para atividades como tiro. É importante observar as questões físicas proporcionadas pelo animal para alcançar o seu melhor desempenho.

A seguir você poderá saber mais sobre as raças mencionadas e outras que também são muito famosas.

Cavalo Puro Sangue Árabe 

O principal motivo de valorização da raça Puro Sangue Árabe é o fato de ser a raça de cavalo que deu origem a todas as outras, conforme registros existe desde o século 20 a.C. Possui uma combinação interessante de força física, beleza e destreza, que permitem utilizar os exemplares para competições de salto, montaria, corridas, atividades de lazer, entre outros. Possui altura de cernelha entre 1,47 e 1,57 metros. 

Cavalo Puro Sangue Inglês

Considerado o melhor cavalo de corrida do mundo, o Puro Sangue Inglês é originário da Inglaterra, no século 17. Sua altura de cernelha fica entre 1,62 e 1,67 metros, tem grande coragem e excelente vigor físico. 

Cavalo Quarto de Milha 

Possui descendência dos cavalos Mustangues, que foram levados para a América do Norte pelos colonizadores espanhóis. Dotado de grande força, pode ser usado em competições de salto, lida com o gado, corridas, selas, entre outras finalidades. Possui altura de cernelha entre 1,52 e 1,62 metros. 

Cavalo Quarto de Milha Paint Horse

Com porte físico avantajado, essa é uma raça de cavalo muito útil para o trabalho de fazenda. Uma curiosidade é que se trata de uma variação dos cavalos Quarto de Milha convencionais. O diferencial dos Paint Horse é ter grandes áreas brancas em seu corpo, como manchas, algo não aceito como característica oficial do Quarto de Milha. A solução foi criar uma nova raça.

Há duas categorias de Paint Horse: overo e tobiano. A primeira é caracterizada por uma pelagem de fundo básica com a presença de grandes manchas brancas e a segunda tem o branco como cor de fundo e manchas de outras cores. O formato das manchas é irregular. Esse é um belo exemplar de cavalo, tanto em visual como em força e capacidade de trabalho. 

Lusitano

Raça conhecida por sua grande bravura, possui indivíduos com altura média de cernelha entre 1,52 e 1,62 metros. Bastante indicado para adestramentos, sela e touradas. 

Cavalo Percheron

Os cavalos dessa raça se caracterizam por serem bastante fortes, sem perder a docilidade. O bom temperamento do Percheron o torna apto para atividades como sela, desfiles, tração e competições de carruagem. Tem facilidade para conduzir carruagens por contar com ossos fortes e pé duro. A raça é originária de uma região chamada de comuna de Perche, de onde veio a inspiração para seu nome. Possui altura de cernelha entre 1,5 e 1,8 metros. 

Cavalo Frísio

Um dos mais belos cavalos dessa lista, o cavalo frísio (também chamado de fresian), é originário dos Países Baixos, é o único que conseguiu sobreviver na região, já tendo estado ameaçado de extinção. Esse animal de pelagem negra brilhante tem sua origem datada de milênios na região da Frísia.

Trata-se de um equino de temperamento bastante dócil, motivo que faz dele um excelente exemplar para montaria. Observando obras de arte da Idade Média é possível verificar que os animais dessa raça eram muito usados para carregar carga. Durante a Segunda Guerra Mundial quase foi extinto por ser usado para puxar canhões. Sua altura de cernelha fica entre 1,65 e 1,75 metros. 

Cuidados com cavalos 

Quem decide ter cavalos, independente de serem de raças famosas ou não, assume a responsabilidade pelos cuidados com esses animais. Além de um acompanhamento frequente da saúde animal, é essencial prestar atenção a outros quesitos, como o casqueamento e o ferrageamento, cuja função é manter o animal com boas condições físicas para desempenhar as suas atividades. 

As instalações em que esses animais serão mantidos devem ter um tamanho adequado para o seu conforto, bem como ser limpa com frequência e não facilitar o surgimento de umidade. Também é necessário cuidar para que recebam a melhor alimentação possível e água fresca. 

Gostou de saber mais sobre essa parte tão interessante do universo country que são as raças de equinos e suas características? Deixe seu comentário abaixo contando quais são as que mais gosta!

 

Copyright: https://www.shutterstock.com/