western Pleasure
Mundo Country

Western Pleasure: saiba mais sobre o esporte

western Pleasure
Western Pleasure – Conheça mais sobre o esporte

 

Assim como muitas outras modalidades esportivas com equinos, o Western Pleasure nasceu de uma necessidade prática, encontrar os melhores cavalos para percorrer longas distâncias no velho oeste. A forma como o animal caminha e trota, além de sua postura, ajuda a entender se ele conseguirá chegar bem ao fim do trajeto e oferecer conforto para o cavaleiro. 

O que é Western Pleasure?

Esse é um dos esportes equestres de maior sucesso dos Estados Unidos, no Brasil tem uma difusão mais tímida, contudo, tem um número significativo de adeptos. Basicamente, os competidores caminham juntos em torno do perímetro da arena para que um juiz avalie o passo, depois trote e, por fim, o galope do equino. Não existe cronômetro nessa prova, a ideia é averiguar a qualidade da passada do cavalo.

Cada cavaleiro deve segurar as rédeas do cavalo com apenas uma mão, sendo que a mão livre não pode de forma alguma tocar o animal ou a sela durante a avaliação. O juiz é quem comanda a mudança do passo para trote e depois para galope. O objetivo é observar a facilidade que o animal tem de receber os comandos e colocá-los em prática. Também deve ser avaliada a posição da cabeça e do pescoço, a elegância na condução do cavalo deixa esse esporte muito mais plástico para quem assiste. 

Prova técnica

Os especialistas em Western Pleasure costumam creditar a falta de popularidade da modalidade em nosso país ao fato de ser uma prova extremamente focada na técnica, diferente das de maior destaque do rodeio esportivo, como montaria em touro, que tem forte apelo de emoção. No entanto, é válido ressaltar que não precisa ser um grande conhecedor de montaria para disputar nessa categoria.

Muitos competidores de outras atividades equestres fizeram seu debute no Western Pleasure devido ao seu amor pelos equinos, descobrindo sua vocação competitiva no meio do caminho. O animal destinado a esse tipo de competição é mais dócil e tranquilo porque não está pressionado por um cronômetro e nem precisa saltar obstáculos. Sendo assim, até as crianças podem competir sem nenhuma apreensão.

Esporte de família

O Western Pleasure vem se tornando um dos esportes em família mais praticados pelos apaixonados pelo universo country. Pela facilidade e segurança que essa modalidade possui, é uma boa escolha para famílias com crianças. Uma das estratégias adotadas pelos pais é a de inscrever seus filhos em categorias como Jovem e Jovem Principiante com os cavalos usados pelos adultos em outras categorias.

Incentivar as crianças a praticarem esse esporte é uma forma de contribuir para o futuro da modalidade que vem crescendo na preferência dos brasileiros. Os competidores entram juntos na arena, um fator que deixa os pequenos mais seguros e permite uma interação com outras crianças da mesma idade. O amor pelos cavalos parece ser o elemento principal de atração dos competidores.

Treinamento

Os competidores mais vitoriosos dessa categoria treinam uma quantia significativa de horas por semana, embora não seja uma prática difícil de assimilar pode ter pormenores bem peculiares. Ao descobrir que o interesse vai além de simplesmente um passatempo, vale a pena investir em um treino mais efetivo, inclusive, existem técnicos consagrados na área de Western Pleasure. O equino precisa da condução certa do cavaleiro para acertar o passo, trote e galope, bem como a mudança de velocidade entre um e outro. 

Modalidade que inspira

A prática de Western Pleasure contribui para que os adeptos se tornem mais conscientes quanto a sua postura de montaria, bem como a respeito dos equinos. É uma forma de reconhecer como o cavalo e o cavaleiro podem se unir para chegar a um resultado diferenciado de caminhada e trote. Os competidores devem aprender a conduzir os cavalos com movimentos suaves que ajudem a tornar a condução mais tranquila. É realmente uma modalidade indicada para quem tem, acima de tudo, amor pelos animais. 

Mais provas

Pelo fato do interesse na modalidade ainda estar crescendo, não existe um número significativo de provas oficiais, mas é uma realidade com grandes chances de mudar graças ao trabalho de divulgação que os entusiastas vêm fazendo. No momento, ainda não é uma competição de rodeio, porém, se continuar chamando atenção, quem sabe venha a ser. Um dia talvez esteja dentre as modalidades mais aguardadas dos grandes rodeios. 

Os interessados podem competir em eventos como o Congresso da ABQM, o evento Nacional, Potro do Futuro e Copa dos Campeões. A divulgação vem trazendo bons resultados, como aumento de mais de 70% do número de inscrições para a modalidade no congresso realizado pela ABQM nos últimos anos. Quando um membro da família se interessa pelo esporte, parece contagiar os demais para seguir pelo mesmo caminho. 

Gostou de saber mais sobre Western Pleasure? Já conhecia essa modalidade? Deixe seu comentário abaixo e compartilhe em suas redes sociais! 

 

Copyright: https://www.shutterstock.com/