Cultura Country
Curiosidades

8 Curiosidades da cultura country

Cultura Country
8 curiosidades da cultura country

 

Se você gosta de usar bota e chapéu vivencia parte da cultura country em seu dia a dia, mas não se engane porque ela vai muito além do visual de cowboy. Esse estilo que engloba roupas e acessórios específicos, bem como um universo de músicas e filmes próprios, teve sua origem nos Estados Unidos na década de 1920. Continue lendo e confira algumas curiosidades bem interessantes.

Top 8 curiosidades da cultura country

Você está sempre antenado nas novidades do mundo country? Mas, será que conhece alguns detalhes curiosos que ajudaram a moldar os hábitos e o visual dos cowboys e cowgirls? Continue lendo e informe-se a respeito de 8 curiosidades do country! 

1 – Origens do country

Quem adora uma festa country talvez não saiba que a origem do estilo está baseada na música que, por sua vez, é resultante de uma combinação de canções entoadas pelos escravos africanos levados para os Estados Unidos, que reuniam amor pelo trabalho rural e fervor religioso. 

A primeira gravação country foi realizada no ano de 1922 por um selo chamado “Victor”. Destacam-se como artistas pioneiros Henry Gilliard e Unde Eck Robertson. A primeira canção country a tocar no mundo todo foi “Jambalaya”, de Hank Williams. Ao longo das décadas seguintes o estilo cresceu exponencialmente. 

https://www.youtube.com/watch?v=nG7-tsqDRYE 

2 – Hillbilly music?

Você sabia que antes de se chamar country music esse estilo era conhecido como hillbilly music? Traduzindo para o português, esse nome significa música caipira, os músicos que tocavam esse gênero passaram a achar ofensiva essa definição e trabalharam para mudar a nomenclatura. 

A popularização desse estilo com esse nome se deu através de Jimmy Rodgers, que é considerado como o “pai da música country”. É interessante fazer o paralelo com a música sertaneja brasileira, que também foi definida como caipira por algum tempo, passando a ter esse nome oficial posteriormente. 

3 – “Caipirês” texano

Mais uma coisa que a música country e a sertaneja têm em comum, o sotaque carregado que junta algumas letras nos locais em que o trabalho rural é a principal atividade. O “caipirês” norte-americano pode ser identificado em algumas canções, aliás, por lá a música country cumpre o papel de gênero popular, assim como o sertanejo por aqui. Inclusive, alguns artistas brasileiros usaram referências texanas em algumas composições, como é o caso de Leo Canhoto.

4 – O nascimento dos rodeios

O rodeio certamente é uma das partes de maior destaque da cultura country e nasceu nos Estados Unidos, no final do século 19. Os colonos estadunidenses incorporaram à sua própria cultura algumas atividades do México após terem saído vitoriosos em um conflito. 

Dentre essas atividades, estavam as disputas de doma de animais e festas animadas que deram origem ao que conhecemos hoje como rodeio. Algumas localidades como Prescott, Payson, Colorado, entre outras, disputam entre si o título de pioneiras, não há um consenso a respeito. Atualmente, a principal atividade do rodeio é a montaria em touro, que consiste em permanecer pelo menos 8 segundos sobre um animal bravo. 

5 – Visual de cowboy

Você costuma usar roupas e acessórios moda country? Sabe qual é a origem do visual de cowboy? Esses indivíduos emblemáticos de bota e chapéu de couro apareceram primeiro no estado do Texas, Estados Unidos, como defensores do gado e de ataques empreendidos pelos índios nas áreas predominadas pelo deserto.

As roupas de couro e jeans são um reflexo da necessidade de resistência das peças para a realização dos serviços cotidianos. O lenço usado tampando metade do rosto se mostrava fundamental para evitar os grãos de areia e o chapéu protegia contra o sol. 

6 – Velho oeste pacífico?

Se você acha que o velho oeste retratado nos filmes corresponde à realidade dessa região texana, saiba que não é bem assim. Dificilmente aconteciam tiroteios e os duelos com armas de fogo eram mais raros do que se mostra nos filmes. Para se ter uma ideia, o recorde foi no ano de 1878 em que houve 36 desafios resultando em um total de 50 mortes. Não tinha duelo todo dia. 

7 – O rei dos filmes country é italiano

Curiosamente, um dos responsáveis por ajudar a consolidar o estilo de filmes western não é estadunidense e sim italiano. O cineasta Sergio Leone é o nome mais relevante do gênero western spaghetti, tendo dirigido títulos como “Era uma vez no oeste” e a trilogia dos dólares (“Por um punhado de dólares”, “Por uns dólares a mais” e “Três homens em conflito”), com Clint Eastwood no papel do que viria a se tornar o símbolo dos cowboys.

8 – Turismo

Atualmente, a cultura country representa um grande impulso para a economia do turismo de algumas localidades, seja pela construção de espaços que celebram os antigos saloons ou que se abrem para a modernidade das arenas de disputa de montaria. No Brasil, o principal exemplo disso é a cidade de Barretos, que realiza anualmente o maior rodeio da América Latina.

Gostou de conhecer essas 8 curiosidades sobre a cultura country? Qual dela achou mais surpreendente? Deixe seu comentário e compartilhe essas informações com seus amigos cowboys! 

 

Copyright: https://www.shutterstock.com/