João Bosco e Vinícius
Música

João Bosco e Vinícius: primeira dupla do sertanejo universitário no Brasil

A dupla João Bosco e Vinícius é considerada como a pioneira do estilo de sertanejo conhecido como universitário. A partir da década de 2000, o sertanejo de balada ganhou mais espaço junto aos jovens em ambiente urbano. Continue lendo para saber mais sobre a trajetória dessa dupla que construiu seu nome no cenário musical brasileiro.

João Bosco e Vinícius

João Bosco Homem de Carvalho Filho e Vinícius Fernando Karlinke se conhecem desde os dez anos de idade, pois moravam na cidade de Coxim, Mato Grosso do Sul. No ano de 1993, ambos participaram do Festival da Canção como adversários e terminaram empatados na segunda colocação.

Amigos e familiares incentivaram que os meninos formassem uma dupla sertaneja. Inicialmente, eles não aceitaram a ideia. Em 1999, os dois se mudaram para a capital do estado, Campo Grande, João Bosco para estudar Odontologia e Vinícius para estudar Fisioterapia.

A dupla formada pelos sertanejos tinha como principal público os seus colegas universitários. Assim, teve início o processo de renovação do gênero sertanejo, o hoje popular sertanejo universitário. Os cantores residem, atualmente, em Ribeirão Preto, interior de São Paulo, para ficar mais perto do eixo Rio-SP.

História de João Bosco e Vinícius e a história do sertanejo universitário

A história dessa dupla não pode ser dissociada da história do sertanejo universitário, pois o trabalho deles foi fundamental para que essa renovação de público e repertório ocorresse.

Uma história que a dupla gosta de contar é que, um dia, enquanto se dirigiam para uma pescaria, foram surpreendidos ouvindo sua música “Magia e Mistério” em um carro. Ali, eles perceberam que tinham grandes chances de fazer sucesso.

O primeiro álbum lançado pela dupla, em 2003, levou o título de “Acústico no Bar”. O CD vendeu 40 mil cópias no estado do Mato Grosso do Sul. A pirataria tinha grande alcance nesse período, acredita-se que a cada 10 CDs piratas vendidos nesse ano, 8 eram de João Bosco e Vinícius.

Em 2004, a dupla lançou um novo trabalho intitulado “Querendo te Encontrar”. No ano seguinte, lançou um trabalho chamado “João Bosco e Vinícius – Ao Vivo 2005”, que contava com dois hits: “Quero Provar que Te Amo” e “Insegurança”. No ano de 2007, lançaram o seu quarto álbum e segundo DVD intitulado “Acústico pelo Brasil”.

Nesse trabalho, a dupla contou com a participação de César Menotti e Fabiano na canção “Vou Doar Meu Coração”. Na canção “Quero um Beijo”, contou com a participação do Grupo Tradição. Também em 2007, a dupla emplacou a música “Falando Sério”, um grande hit da sua carreira.

Curtição

O álbum “Curtição” foi lançado em 2009, através da Sony BMG Brasil. Nesse trabalho, conquistaram as paradas de sucesso com as músicas “Sufoco”, “Coração Só Vê Você”, “Chora, Me Liga” e “Curtição”.

Em 2010, a dupla lançou o seu terceiro DVD e sexto disco intitulado “Coração Apaixonou”, com os sucessos “Sem Esse Coração”, “2 Anos” e “Tema Diferente”. Leonardo participou desse projeto na música “Deixaria Tudo”. No fim de 2010, voltam para as paradas de sucessos com a canção “Chuva”.

Trabalhos seguintes

Ao longo dos anos seguintes, a dupla lançou uma série de novos trabalhos ,com destaque para algumas canções como “Abelha” (com a participação de Jorge e Mateus), “Química”, “Girassol”, “Um Lugarzinho na Sua Cama”, “Me Leva Pra Casa” (com participação de Zezé di Camargo e Luciano), “Ponto Fraco”, “Deixa a Gente Quieto” (com participação de Henrique e Juliano), “Precipício” (com participação de Wesley Safadão) e “Segunda Taça” (com participação de Matheus).

Grandes sucessos de João Bosco e Vinícius

Confira, a seguir, os grandes sucessos do repertório sertanejo de João Bosco e Vinícius, a primeira dupla do sertanejo universitário do país.

Magia e Mistério / Quero Provar que Te Amo

Nesse vídeo, você pode conferir dois grandes sucessos da carreira de João Bosco e Vinícius.

Insegurança

Outra música que se destaca no repertório da dupla.

Vou Doar Meu Coração

Nessa música, a dupla contou com a participação de César Menotti e Fabiano.

Quero um Beijo

Uma canção em que a dupla contou com a participação do Grupo Tradição.

Falando Sério

Mais uma música que alcançou as primeiras posições das paradas das mais pedidas.

Sufoco

Um dos grandes hits pela Sony BMG.

Coração Só Vê Você

Versão ao vivo em Ribeirão Preto desse grande sucesso.

Chora, Me Liga

Uma música que é uma definição do sertanejo universitário.

Curtição

A música que deu nome a um dos álbuns de maior sucesso dessa dupla.

Sem Esse Coração

Grande sucesso de 2010.

2 Anos

Outro grande hit da dupla.

Tema Diferente

Uma canção que ajudou a solidificar a carreira da dupla.

Deixaria Tudo

Leonardo participou dessa música.

Chuva

Um dos grandes sucessos de 2010.

Abelha

Teve a participação de Jorge e Mateus.

Química

Foi uma das mais pedidas.

Girassol

Outro grande sucesso.

Um Lugarzinho na Sua Cama

Uma das músicas favoritas do público.

Me Leva Pra Casa

Teve a participação de Zezé di Camargo e Luciano.

Ponto Fraco

Um marco na carreira da dupla.

Deixa a Gente Quieto

Teve a participação de Henrique e Juliano.

Precipício

Teve a participação de Wesley Safadão.

Segunda Taça

Teve a participação de Matheus.

Gostou de conhecer mais sobre a história de João Bosco e Vinícius? Qual a sua música preferida da dupla?

Fonte imagem: jornalnh.com.br