Música

Luan Santana – Biografia e 20 músicas para ouvir

Cantor sertanejo Luan Santana
Luan Santana, um dos cantores sertanejos de maior sucesso – Créditos Imagens: http://omegan1.blogspot.com.br/

Um dos cantores mais populares em atividade no Brasil tem em suas raízes os mais puros traços do country. Sim: Luan Santana, intérprete de grandes hits da música popular nacional, dono de dois discos de platina (com os álbuns Luan Santana – Ao Vivo em CD e em DVD) é natural de Campo Grande, a capital de Mato Grosso do Sul. Com um sucesso iniciando em 2010 em todo o país – muito graças a canções como “Meteoro” e “Tô de Cara” -, o cantor soube administrar a fama e permanece como um dos mais influentes da nova geração sertaneja.

Mas o eterno garoto Luan Rafael Domingos Santana, nascido em 1991, juntou sua história de vida com a música muito antes de estourar nas rádios e na Internet. Ele sempre gostou de praticar canções no violão, incentivado pelo pai Amarildo Domingos – foi ele quem notou o talento do filho. Na escola, em casa e mesmo na igreja, Luan levava o instrumento musical e encantava a todos – principalmente a sua família – com interpretações de clássicos da música sertaneja, já que sua veia brasileira sempre falou mais alto. Com apenas 14 anos de idade, o jovem Luan realizou seu primeiro registro gravado, em um pequeno show na cidade de Jaraguari, vizinha de Campo Grande.

Em 2007, Luan já era convidado a participar de pequenos shows para executar uma de suas primeiras músicas gravadas, ainda de maneira informal, chamada “Falando Sério” – que tocava em algumas rádios regionais. O artista lançou o álbum de estúdio “Tô de Cara” no início de 2009, e viu os convites para shows aumentando, com a agenda ficando cada vez mais lotada até que, no fim do mesmo ano, lançou o disco que mudaria sua carreira para sempre: Luan Santana – Ao Vivo.

Assim que o CD ficou pronto, duas músicas começaram a aparecer como as preferidas do público, sendo elas “Tô de Cara” e “Meteoro”. Em pouco tempo, Luan Santana tornou-se um dos artistas preferidos nas rádios de todo o Brasil e, em questão de semanas, o vídeo de “Meteoro” quebrou a barreiras dos 10 milhões de visualizações no YouTube. Durante o prêmio Melhores do Ano, no Domingão do Faustão, da Rede Globo, em 2009, Luan consagrou-se vencedor na categoria Revelação do Ano. O verão de 2009 e início de 2010 foi dele, quebrando recordes de público em todos os shows que era convidado a participar ou que produzia. O sucesso era tão “meteórico” que, em janeiro de 2010, Luan Santana fez uma participação de uma semana na novela da Rede Globo, Malhação, interpretando a ele mesmo.

A cultura country também foi uma das primeiras a reconhecer o talento de Luan Santana, já que o cantor foi convidado e se apresentar na Festa do Peão de Barretos, uma das mais tradicionais e conhecidas do Brasil. Quem estava na festa, cantou junto com o ídolo, e a repercussão foi das melhores: ele recebeu destaque da mídia especializada de Barretos que o consideraram um dos maiores exemplos de ‘fenômeno da música sertaneja’. Luan foi premiado com o CD e DVD Duplo de Platina, registrando a marca de 300 mil CDs e DVDs vendidos e fechando o ano de 2010 como o maior vendedor de discos do Brasil, segundo a ABPD (Associação Brasileira dos Produtores de Disco).

O segundo álbum ao vivo do Luan Santana, intitulado Luan Santana Ao Vivo no Rio, foi gravado no dia 11 de dezembro de 2010, na HSBC Arena, localizada na Barra da Tijuca, zona oeste do Rio de Janeiro. O cantor apresentou uma megaprodução que teve direito a até uma catapulta – a mesma que Michael Jackson desenvolveu e usou em vários de seus shows. O músico apresentou 15 canções inéditas, entre elas “A Bússola”, “Não Era pra Ser”, “Super-Herói” e “Palácios e Castelos”, o cantor também recebeu Ivete Sangalo para cantar outra música inédita: “Química do Amor”.

Em abril de 2012, lançou seu segundo álbum de estúdio, intitulado “Quando Chega a Noite”, com as faixas que voltaram a preencher as programações nos rádios e nas redes de TV de todo o país, incluindo “Nêga”, “Você de Mim Não Sai” e “Incondicional”. A faixa “Você de Mim Não Sai” virou trilha sonora da novela Avenida Brasil, na Rede Globo.
Em julho de 2013, Luan gravou seu terceiro DVD, O Nosso Tempo É Hoje, na Arena Maeda, em Itu, interior de São Paulo. No mesmo ano, com a passagem do Papa Francisco pelo Brasil e a Jornada Mundial da Juventude, no Rio de Janeiro, Luan foi um dos artistas que se apresentaram cantando “Oração de São Francisco” para 3 milhões de pessoas na Praia de Copacabana. No ano seguinte, em 2014, o já renomado artista brasileiro participou da versão nacional da canção “Bailando”, um dueto com o espanhol Enrique Iglesias. Esta versão foi lançada também na compilação “Duetos”.

O quarto DVD do cantor, chamado de Acústico, foi gravado no dia 17 de dezembro de 2014, nos Estúdios Quanta, em São Paulo. Com tematica totalmente voltada para os anos 60, os convidados escolhidos pelo cantor e sua equipe foram vestidos à caráter. A gravação foi lançada em abril de 2015 pela Som Livre, com os singles principais “Eu Não Merecia Isso” e “Escreve Aí”.

Em 2016, Luan Santana lançou o DVD especial chamado “1977”, em homenagem à todas as mulheres, com participações de Ivete Sangalo, Anitta, Sandy, Marília Mendonça, Camila Queiroz e Ana Carolina.

Aumente o volume e confira a lista com 20 dos principais sucessos do cantor brasileiro:

Tô de Cara

Meteoro

Você não sabe o que é amor

Sinais

Adrenalina

Química do Amor

Um beijo

Amar não é pecado

As lembranças vão na mala

Incondicional

Nêga

Te vivo

Sogrão caprichou

Tudo que você quiser

Cê topa

Eu não merecia isso

Chuva de arroz

Escreve aí

<

Eu, você, o mar e ela

Cantada